Liga da Justiça: Novidades, boatos e o que vem por aí

Enquanto periódicos do mundo todo apontam para uma queda constante no faturamento cinematográfico do verão no hemisfério norte (segundo pesquisa, 2017 viu o menor em uma década), os estúdios diluem suas maiores produções em épocas diferentes do ano. A prática não é nova e vem sendo adotada cada vez mais, já que a quantidade de blockbusters está cada vez maior para um período de apenas três meses, diluindo o público em salas diferentes. Foi pensando nisso, e na possibilidade de não ter concorrência no meio quadrinístico, que a Warner Bros. agendou sua Liga da Justiça para novembro deste ano.

No último final de semana muitas coisas foram divulgadas a respeito do filme, sejam elas fatos ou boatos. Vamos começar pelos fatos, é claro, trazendo aqui o que Ben Affleck (Batman) comentou com a Entertainment Weekly recentemente.

Ben Affleck é Batman em Batman vs Superman - A Origem da Justiça. Reprodução.
Ben Affleck é Batman em Batman vs Superman – A Origem da Justiça. Reprodução.

O novo Homem-Morcego dos cinemas parece animado com o papel, mas, acima de tudo, como cineasta ele também tem o que dizer sobre as recentes escolhas da Warner, baseadas principalmente na tragédia ocorrida com Zack Snyder em março deste ano.

Não é muito ortodoxo [ter dois diretores em um filme desta forma]. Zack teve uma tragédia familiar e deixou o posto, o que foi horrível. Para o filme, a melhor pessoa que podermos encontrar foi Joss [Whedon]. Tivemos muita sorte com a chegada dela. A Liga da Justiça é um produto interessante de dois diretores, ambos com visões singulares, ambos com abordagens fortes. Nunca tive essa experiẽncia antes.

[Acerca das refilmagens] Nunca trabalhei em um filme que não tivesse isso. Passamos quase duas semanas refilmando pedaços de Argo (2012); tivemos quatro dias em Medo da Verdade (2007)! Enfim, é um grande momento para se trabalhar com a DC. Eles estão acertando a mão, endireitando as coisas. Está começando a parecer que funciona de verdade.

Esta última afirmação do cineasta/ator deixa claro que lá no fundo, ele também ficou insatisfeito com os eventos do ano passado, mas parece estar recuperando as esperanças, assim como os fãs. Ao que tudo indica, isso deve-se à leveza que Joss Whedon tem trazido ao set de filmagens. Segundo o ator Joe Morton, que interpreta o doutor Silas Stone (pai do Cyborg), as refilmagens de Liga da Justiça estão, sim, servindo para “ajustar o tom” do produto, em especial de seu robótico filho (vivido pelo ator da Broadway, Ray Fisher).

Silas Stone em cena do primeiro trailer da Liga da Justiça.
Silas Stone em cena do primeiro trailer da Liga da Justiça.

Vejam só o que o ator afirmou ao IGN:

Bem, o que tive que fazer foram apenas pequenos pedaços do filme, nada relacionado ao tom dele. Mas sei que para Ray, o jovem que interpreta Victor, houve ajustes em termos de tonalidade do personagem. O que ouvi estava ligado à necessidade do estúdio de deixar o filme mais leve, de certa forma, que estava tudo sombrio demais. Não sei como isso vai se traduzir em relação às refilmagens, mas foi o que ouvi. Acredito que elas têm a ver com isso.

Curiosamente, Fisher afirmou na SDCC deste ano que as refilmagens seriam “breves”, mas todo mundo sabia que não era bem assim. De qualquer forma, as novidades não acabam por aí.

Patrick Tatopoulos divulgou imagens conceituais da Flying Fox, a nave do Batman que foi mostrada nos trailers e marcará grande presença no filme. Ele é designer de produção e também falou com a EW sobre a Liga da Justiça, assim como Affleck. Ele contou que a ideia era fazer algo verdadeiramente imenso, em que coubesse nada menos três Batmóveis na parte de baixo. Nas palavras dele, o visual do veículo (que é praticamente um mecha) é um “avant-garde classic“.

Concept art da Flying Fox, da Liga da Justiça.
Concept art da Flying Fox, da Liga da Justiça.

Acima está a interessante arte que ele divulgou, um pouco diferente do produto que vimos nos vídeos.

Enfim, chegamos ao boato da semana: entre os trabalhos de Joss Whedon para com o filme estaria um novo final para a trama. Portanto, Zeronauta, se você não quiser saber o que pode acontecer na história, pare por aqui!

Quando a Warner anunciou seus filmes para a DC em 2014, estava agendada uma sequência para o primeiro filme da Liga da Justiça. Chamada simplesmente de Justice League Part Two, ela ficou em xeque quando da baixa receptividade de Batman vs Superman, o que tem acarretado mudanças no DC Extended Universe até agora. De acordo com o Slash Film, isso está fazendo com que os planos originais para o término do vindouro longa da equipe sejam mudados.

Ao que tudo indica, a atriz Robin Wright (que esteve no longa da Mulher-Maravilha no papel da general Antíope) foi levada às refilmagens para que o vilão Lobo das Estepes tenha mais background. Ou seja, Whedon estaria transformando esse vilão em algo maior do que ele originalmente seria porque seu sucessor, o inimigo do tal segundo filme, foi colocado para fora da questão por razões de incerteza na Warner. Sim, leitor, é exatamente quem você está pensando:

Capa de Darkseid Special por Chris Burnham.
Capa de Darkseid Special por Chris Burnham.

Darkseid, o senhor de Apokolips, estava cotado para aparecer no filme do primeiro filme da Liga para fazer a emenda com o segundo. O Slash Film garante que isso não vai mais acontecer, o deixa a sequência do longa absolutamente no escuro. E agora? O que será feito disso, Zeronauta? E o quanto essa decisão foi influenciada pelo insucesso de BvS ou pela presença matadora de Thanos no próximo filme dos Vingadores, que invariavelmente sairia antes do que podemos chamar de Liga 2, de qualquer jeito? Não deixem de teorizar nos comentários!


Liga da Justiça chega em novembro aos cinemas. Estão nele Ben Affleck (Batman), Henry Cavill (Superman), Amy Adams (Lois Lane), Gal Gadot (Mulher-Maravilha), Jason Momoa (Aquaman), Ezra Miller (Flash), Ray Fisher (Cyborg), Willem Dafoe (Vulko), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Diane Lane (Martha Kent), Connie Nielsen (Rainha Hipólita) e J. K. Simmons (Comissário Gordon).

6 Comentários

Clique para comentar

11 − dois =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com