Before Watchmen aumenta vendas da DC em junho


Postado em 10/07/2012, por Morcelli
Em: Notícias , Quadrinhos


Como já era de se esperar, os prólogos de Watchmen lançados pela DC no último mês de junho deram à editora a maior parcela do mercado americano em unidades vendidas. Todavia, deve-se ressaltar que nem uma marca tão importante como esta conseguiu aproximar-se do estrondoso sucesso de Avengers vs X-Men.

 

Batman, mais uma vez, é revista mais vendida da DC

Batman, mais uma vez, é revista mais vendida da DC

Confirmando as informações circuladas em todos os veículos online especializados na última sexta-feira, a Diamond Comics liberou tabelas e gráficos detalhando o sucesso de vendas que foi o mês de junho nos Estados Unidos. Mesmo com uma leva queda de 6% em relação ao mês passado, o mercado mantém seu contínuo crescimento iniciado com o DC Relaunch em setembro passado, expandindo-se em 14% ao ser comparado com o mesmo período de 2011.

A DC obteve uma fatia de 38% do mercado em unidades, enquanto a Marvel ficou com 36%. Por outro lado, a arrecadação da Casa das Ideias foi maior que a da DC. Sempre deve-se lembrar, entretanto, que todas as revistam da Marvel são vendidos ao preço mínimo de US$ 3,99, enquanto a DC tem o mínimo de US$ 2,99.

Os gráficos e tabelas podem ser detalhadamente vistas abaixo.

O MERCADO EM JUNHO DE 2012

FATIA DE MERCADO
EM ARRECADAÇÃO
EDITORA %
MARVEL COMICS 33.77%
DC ENTERTAINMENT 33.03%
IMAGE COMICS 7.36%
IDW PUBLISHING 6.22%
DARK HORSE COMICS 4.51%
DYNAMITE ENTERTAINMENT 2.82%
BOOM! STUDIOS 1.25%
EAGLEMOSS PUBLICATIONS LTD 1.21%
AVATAR PRESS INC 0.84%
TOP SHELF PRODUCTIONS 0.83%
OTHER NON-TOP 10 8.16%
FATIA DE MERCADO
EM UNIDADES
EDITORA % UN.
DC ENTERTAINMENT 38.23%
MARVEL COMICS 37.82%
IMAGE COMICS 6.45%
IDW PUBLISHING 4.16%
DARK HORSE COMICS 3.49%
DYNAMITE ENTERTAINMENT 2.35%
BOOM! STUDIOS 1.49%
AVATAR PRESS INC 0.87%
VALIANT ENTERTAINMENT LLC 0.70%
ARCHIE COMIC PUBLICATIONS 0.52%
OTHER NON-TOP 10 3.91%

COMPARATIVOS DE VENDAS

  Dólares Unidades
Junho de 2012 VS. Maio de 2012
Quadrinhos -6.28% -6.50%
Encadernados -15.42% -14.72%
Total -9.35% -7.16%
Junho de 2012 VS. Junho de 2011
Quadrinhos 14.97% 12.14%
Encadernados 2.51% -3.66%
Total 10.74% 10.79%
Período Total de 2012 VS. Período Relativo em 2011
Quadrinhos 20.47% 19.21%
Encadernados 13.49% 9.53%
Total 18.16% 18.40%
2º Trimestre de 2012 VS. 1º Trimestre de 2012
Quadrinhos 16.79% 14.86%
Encadernados 23.81% 18.98%
Total 18.97% 15.18%
2º Trimestre de 2012 VS. Trimestre de 2011
Quadrinhos 15.81% 23.34%
Encdernados 23.33% 11.53%
Total 18.14% 22.33%

10 Quadrinhos Mais Vendidos

# TÍTULO PREÇO EDITORA
1 AVENGERS VS. X-MEN #6 $3.99 MAR
2 AVENGERS VS. X-MEN #5 $3.99 MAR
3 BATMAN #10 $3.99 DC
4 JUSTICE LEAGUE #10 $3.99 DC
5 BEFORE WATCHMEN: MINUTEMEN #1 (MR) $3.99 DC
6 BEFORE WATCHMEN: COMEDIAN #1 (MR) $3.99 DC
7 BEFORE WATCHMEN: SILK SPECTRE #1 (MR) $3.99 DC
8 BEFORE WATCHMEN: NITE OWL #1 (MR) $3.99 DC
9 SPIDER-MEN #1 $3.99 MAR
10 AVX VS #3 $3.99 MAR

10 Encadernados Mais Vendidos

# TÍTULO PREÇO EDITORA
1 THE WALKING DEAD VOLUME 16: A LARGER WORLD TP (MR) $14.99 IMA
2 LEAGUE OF EXTRAORDINARY GENTLEMEN III: CENTURY #3: 2009 (MR) $9.95 TOP
3 WATCHMEN TP $19.99 DC
4 THE BOYS VOLUME 11: OVER THE HILL WITH THE SWORDS OF A THOUSAND MEN TP $19.99 DE
5 BATMAN: DETECTIVE COMICS VOLUME 1: FACES OF DEATH HC $22.99 DC
6 FATALE VOLUME 1: DEATH CHASES ME TP (MR) $14.99 IMA
7 BATWOMAN VOLUME 1: HYDROLOGY HC $22.99 DC
8 THE WALKING DEAD VOL. 1: DAYS GONE BYE TP $9.99 IMA
9 DMZ VOLUME 12: THE FIVE NATIONS OF NEW YORK TP (MR) $14.99 DC
10 MORNING GLORIES VOLUME 3: P.E. TP $14.99 IMA

 

Uma das análises mais importantes obtidas destes gráficos, e não comentada pela grande maioria dos sites americanos, é como a hegemonia das chamadas “duas grandes” é minimizada aos poucos. Há não muito tempo atrás, Marvel e DC somavam mais de 90% do mercado juntas. Hoje, com a busca pela diversidade nos quadrinhos, as duas grandes somam menos de 80% do mercado, dividindo porcentagens com editoras como Dynamite Entertainment, BOOM! Studios, Dark Horse e Image.

A longo prazo, estes valores se tornarão ainda mais discrepantes, provando que o público enfim quer coisas diferentes.


Tags: , , , , , ,

Comentários no Facebook

Comentários

  1. Paula Tejando - que acha a careca do Morcelli sexy. diz:

    A longo prazo, estes valores se tornarão ainda mais discrepantes, provando que o público enfim quer coisas diferentes.

    Ou alguém vai comprar uma dessas editoras, que nem a DC fez com a Wildstorm.

  2. Evandro diz:

    O reboot ta funcionado que é uma maravilha !

  3. As editoras pequenas estão cobrindo a carência pelas editoras maiores por histórias diferenciadas (não digo boas porque isso é relativo) e também estão atraindo outros artistas que querem fazer seus materiais sem limitações.
    Em certas instancias o reboot é bom pois esta equilibrando as coisas e se continuar assim acho que estes números irão mudar.
    É um tempo de oportunidade, o artista ou editora independente tem que usar essa confusão das grandes editoras a seu favor.

  4. Marco diz:

    Não consigo olhar estes dados de maneira animadora. Não vejo em nehum lugar notícias de uma crescente marcante de interesse do novo público, não em quantidade que caracterize uma renovação do mesmo. Parece que leitores antigos estão voltando a comprar gradativamente, só que nada aponta que isso vá de fato continuar a acontecer e nem que estes leitores rancorosos não vão debandar…

    A qualidade das revistas não está se mantendo ao meu ver, nem a arte do fantástico J.H. Willians III terceiro se manteve com qualidade, alguém já leu Batwoman #8 ???? O que é aquilo ???? O_O

    Minha esperança está realmente nas editoras menores descobrirem uma forma de tornar as HQ’s populares, quem sabe de toda essa liberdade editoral não saia algo que defina a forma de fazer quadrinhos?

    E por que as editoras menores continuam a dominar o mercado de Graphic Novels??? Isso não é uma contradição? Se o mercado mudar e as Graphic Novels se tornarem o carro chefe das HQ’s, os gráficos viram do avesso.

    :(

  5. Lib diz:

    Não dá…
    Sempre que eu vejo esses ‘Top 10′s eu fico abismado com a capacidade do leitor norte-americano. Sempre reclamam das mega-sagas e eventos crossovers. Sempre falam que precisam acabar. Mas essas porras sempre são as mais vendidas!
    Assim fica difícil pedir pelo fim delas. Dá uma olhada nas quatro revistas da Marvel no Top 10: 3 da mega-saga e 1 crossover entre os aranhas.
    Parabéns, leitor norte-americano, por manter a industria na merda.

  6. Marco diz:

    Lib

    kkkkkkkk
    Mas isso funciona mesmo, as malditas mega sagas realmente alavancam as vendas. Só que é um efeito anabolizado, artificial. É o que eu vejo…

    Imagina que você compra uma revista e quer acompanhar tudo sobre um personagem. Se ele entra em uma mega saga, você terá que comprar muito mais revistas para compreender o que está acontecendo. Ao meu ver, ou você compra um monte de revistas ou nenhuma. Então alguns leitores desistem e outros compram mais revistas e parece que o numero de leitores cresceu. Mas o que cresceu foi o número de vendas.

    Agora imagina que se quando as sagas acabam, o fulano que continuou comprando volta a comprar somente a revista que comprava, o que acontece? Temos ao final de cada Mega Saga menos leitores. Parabéns Marvel. :)

  7. Lib diz:

    E a Marvel entendeu bem isso, Marco. Tem costurado saga atrás de saga de maneira frenética!
    A DC deu um passo positivo quando anunciou “Não vão haver mais mega-sagas”, mas isso não vai durar. Uma mega-saga tirou a frágil hegemonia que a editora conquistou com o reboot. E, olhando o top, nota-se que só a mega-saga está representando a Marvel.
    Pode ser que a DC mantenha a posição de não ter mais sagas (e eu não falo de eventos como Trinity War que, até onde eu sei, é um evento da Liga da Justiça não do UDC como um todo), mas temo que isso não vai durar.

  8. Eclipso diz:

    Há muito tempo atrás informaram a Tom Jobim que a “Garota de Ipanema” era a segunda canção executada no mundo perdendo apenas para “Yesterday” dos Beatles. Sagaz, ele disse: ” Bom, eles são QUATRO”. Pois é, a Marvel juntou as DUAS maiores franquias num gibi enche linguiça até o final do ano, fazendo aquilo que o mercado já rejeitou antes mas pelo puro apelo, voltou a se viciar. Ainda assim dou meus parabéns a DC que continua firme e forte apesar de estratégias mercadológicas pouco inventivas de sua concorrente ( pois é…no fim do ano eles vão fazer seu REBOOT ). Alguém precisa acender mais lâmpadas para iluminar essa casa…de uma idéia só.

  9. Marco diz:

    Lib, meu temor é o mesmo.

    A DC reiniciou franquias e o interesse do púbico (ainda que seja principalmente de leitores antigos ) tem retornado, o fato das vendas terem se mantido quer dizer que ainda existe gente apostando na ideia, que não foi só o fato da numeração ter reiniciado, que existem ideias atrativas, mas se o interesse não continuar, é bem provável que recorram a sagas cada vez maiores, na verdade parece que o mercado não conhece muitas maneiras de atrair o público. Ou você zera a numeração (mesmo sem reiniciar o universo, o que ao meu ver é pior que um reboot) ou cria um mega evento…

    Eclipse, de fato a Marvel ainda não sabe o que fazer…

    Apostou na ideia mais criticada do momento e possível grande razão de perda do interesse do público antigo para obrigar os seus leitores a comprarem mais revistas, no final da mega saga vão criar um novo modelo de revistas, xman + vingadores e quando isso não mantiver mais o interesse… Outra mega saga… :(

  10. Marcel diz:

    J.H. Willians III deu uma decaída mesmo, assim como J.G.Jones, Rags Morales,você ve bons desenhistas com trabalhos bem abaixo do normal devido aos prazos apertados da DC.

  11. Marco diz:

    Marcel

    É exatamente o que eu penso Marcel e isso me deixa muito chateado.

    A DC tem dado prioridade para quem trabalha muito rápido, sobra espaço para profissionais como o Liefeld por essa característica… Enquanto isso vemos grandes artistas impedidos de usar todo o seu potencial.

    Eu acho que deveria ter alguma revista trimestral, semestral ou até anual que selecione somente os autores melhores e que deveriam ser os carros chefe da empresa. Geralmente eu vejo revistas anuais com o mesmo padrão de qualidade de uma revista mensal… Não faz sentido. :(

  12. James diz:

    Também acho que mega-sagas constantes são um saco, concordo com o que o Mark Millar disse em uma entrevista: “Se as mega-sagas acontecem sempre, não tem nada de especiais nelas”, disse tudo!
    Mas minha memória não é tão ruim, me lembro muito bem de sagas como Crise Infinita, Crise Final, Noite Mais Densa e Flashpoint, além da vindoura Trinity War e vejo que a DC já apostou e continuará apostando MUITO nisso também, inclusive já planejava uma nova antes mesmo de Avengers vs X-Men ser lançada. Acreditem, a DC também tem muita culpa no cartório!

  13. Lib diz:

    Não sei, cara… Os prazos apertados são consequência de uma novo posicionamento da editora, anunciado desde o início do reboot: “não haverá mais atrasos”.
    Isso tem que ser respeitado! Atrasar o lançamento da revista é um desrespeito com o leitor, com as distribuidora e um sinal de incompetência da editora.
    Eu sei que o sacrifício a favor disso é a queda de qualidade artística, infelizmente. Mas é algo que precisa ser aceitado.
    A Panini sempre manteve o delay entre as publicações americanas de quase um ano. Agora, essa diferença caiu para quase a metade. Eu diria que isso é decorrência do novo posicionamento da DC de não aceitar mais atrasos.
    Entendem onde eu quero chegar?
    Não é difícil assumir que os delays entre publicações são salva-guardas para os atrasos que, antes do reboot, eram frequentes entre as revistas da DC.
    All Star Superman, por exemplo, demorou muuuuito tempo para ser concluída. Mas, para uma revista “especial” esse tipo de coisa é mais aceitável. Uma série mensal tem que ser o que o nome diz: mensal!
    É uma pena que isso signifique que “artistas” como o Liefeld conquistem mais espaço, por sua velocidade e capacidade de cumprir prazos.

  14. Marco diz:

    James

    Cara, não vamos lavar roupa suja comentando os erros passados, a questão é que o mercado está condenado essa iniciativa de mega sagas e a Marvel está em evidência no momento por causa disso, fica difícil não sitar ela. Quanto as possívelmente vindouras mega sagas na DC, não tem um dcnauta que não está rezando para que não comecem com elas, acredite, até os ateus… O_O

  15. Marco diz:

    Lib
    Essa é a questão, as revistas mensais sempre terão menos qualidade, e se possuem essa proposta, uma produção mensal, precisam cumprir os seu prazos. O que eu gostaria é que houvessem séries regulares com um prazo maior. Para que estas séries tivessem um padrão de qualidade mais alto.

    Existe, na literatura, uma grande diferença entre um conto e um romance. Os contos, inclusive, são uma boa porta de entrada neste meio, um bom exercício. As revistas mensais são como contos… Sinto falte dos romances, histórias melhor desenvolvidas, arcos completos e com arte de qualidade.

    Estamos reclamando das mega-sagas por isso. Você conquista mercado elevando seu padrões de qualidade e não produzindo cada vez mais rápido e com qualidade duvidosa… E as empresas melhoram, evoluem, justamente com reclamações dos consumidores. :)

  16. Lib diz:

    Concordo.
    Para isso existem iniciativas como as “Terra Um”. Porém, não posso dizer se foram iniciativas acertadas porque ainda não pude conferir o material.

  17. James diz:

    Marco
    Quando Trinity War for lançada ano que vem, ela com certeza ficará em primeiro lugar nas vendas também, a única diferença será que nenhum decenauta dirá que a DC tá ferrando o mercado. Eles podem reclamar da história, mas só. A Marvel sempre será a vilã da história…

  18. Marco diz:

    James

    Eu não aprecio nenhuma mega saga, não importa a editora. Não posso falar pelos outros…
    Mas, como mencionei antes, este mercado conhece duas formas de recuperar as vendas; reiniciar os universos (e personagens), ou criar sagas…
    Enquanto em outras mídias os conceitos evoluem, novos padrões de qualidade nascem a cada dia e o público se renova… Nos ficamos envelhecendo aqui. :(

  19. Lib diz:

    James
    A diferença é que, até onde foi anunciado Trinity War não vai ser uma “mega saga” que vai “abalar os alicerces de todo o universo e nada mais será igual”. Trinity War tem sido anunciado como um evento da Liga e não um mega evento.

  20. James diz:

    Lib
    Se for assim mesmo, menos mau.

Comente