[o artigo abaixo contém spoilers]
Anunciada ano passado após longos meses de trabalho, a graphic novel original Batman: Death by Design será lançara nesta quarta-feira nos Estados Unidos. A obra de Chip Kidd e Dave Taylor é calcada em experiências reais de Kidd vivendo em Nova York por mais de 20 anos, envolvendo crimes, mensagens pintadas em túneis da velha Penn Station e uma série de outras referências à maior cidade do mundo.
A história, totalmente original, traz um visual único de Gotham e seus principais personagens, moldado totalmente por Kidd e executado por Taylor segundo as bases que lhe foram passadas. Nela, os leitores verão Bruce Wayne como chave para um boom de construções civis em torno da sua cidade, todas planejadas pelos mais famosos arquitetos do mundo – mas então, explosões criam terríveis crimes em cada um destes prédios, mostrando buracos arquitetônicos no mínimo suspeitos. A bizarra corrente de catástrofes em torno da cidade e da indústria civil torna-se um dos mais complexos crimes já investigados pelo Batman.
Preview:
Pitacos:
- Já de cara percebe-se a influência do cinema noir no visual das páginas. Kidd, que criou os layouts para o traço detalhista de Taylor, é muito ligado à cultura cinematográfica, e traz um sabor totalmente diferenciado a esta história;
- O texto de Kidd parece bem sólido. Para um cara que passou a vida trabalhando apenas com visuais e textos acadêmicos, é curioso notar sua facilidade em construir diálogos;
- Uma pena que o preview oficial não trouxe isso, mas em váris entrevistas Kidd tem sido questionado sobre uma página com nada menos que 19 quadros se mesclando. Que ela seja disponibilizada logo;
- De qualquer forma, apesar de ter uma premissa curiosa e diferente para o Batman, a riqueza desta obra é claramente seu visual. Diferente do que costuma sair nas revistas do Batman (incluindo especiais e graphic novels), a arte é tão rica em detalhes arquitetônicos que faz a graphic novel merecer ser vista apenas pela apreciação visual.
Bob Kane criou o Batman em 1939, herói que é o mais popular da DC Comics há décadas. Bruce Wayne virou órfão ainda criança com assassinato de seus pais pelo ladrão Joe Chill, o que mudou sua vida pra sempre. Tendo tornado-se o elemento mais sinistro e calculista do Universo DC, seu capuz hoje está em posse de seu primeiro e principal pupilo, Dick Grayson. O herói marcou pra sempre o universo de quadrinhos e literário com obras clássicas como Ano Um, Cavaleiro das Trevas, Asilo Arkham e A Piada Mortal. Ainda hoje seus títulos estão entre os mais lucrativos da DC Comics, bem como sua franquia animada e cinematográfica.
Tags: Batman, Chip Kidd, Dave Taylor, Preview











Será que isso sai no brasil algum dia?
Tenah fé, Cristiano, que um dia chegará aqui
Minha sugestão é: pra quem não sabe, começar a fazer umas aula de inglês e se aventurar lendo gibis importados! Digo por experiência própria que ajuda muito! Ler uma edição original em inglês não é tão difícil quanto se pensa. Comecei aprendendo inglês assim. Hoje só compro encadernados de fora, sem contar que a qualidade é surpreendente! Infelizmente a Panini demora pra lançar estes materiais. Se fosse depender deles, estaria até hoje hoje esperando pela edição da WEDNESDAY COMICS. Ano passado comprei o BATMAN NOEL, que também não lançaram até hoje.