Terra Zero

comic pod

O Bátemã é um viadinho


Postado em 27/04/2012, por Morcelli // em: Notícias, Quadrinhos // 36 comentário(s)


A esta altura do campeonato todo mundo já leu a matéria da Playboy em que o autor Grant Morrison explica a “homossexualidade” do Batman. Convidado a debater a origem e os conceitos por trás (cuidado) dos três principais personagens da DC Comics, Morrison explicou o que pensa de cada um.

image

“Não estou usando gay no sentido pejorativo, mas Batman é muito, muito gay”, afirma Morrison, “Não há como negar. É óbvio que enquanto personagem ele é heterossexual, mas a base de todo o conceito é absolutamente gay”.

Segundo o roteirista, é por isso que todo mundo gosta do Batman. E isso também explica o porquê de o super-herói preferir sair com o parceiro Robin a dar mole para as garotas que se jogam aos pés dele.

“Todas as mulheres o querem e usam roupas provocantes, e ficam pulando de telhado em telhado para alcançá-lo. Mas ele não está nem aí: prefere sair com o cara velho e o jovenzinho”, conclui Morrison.

Quem não conhece muito bem o autor não deve saber que ele é um dos maiores marketeiros da indústria, sempre dando uma ou outra declaração pra divertir (ou horrorizar) os fãs. O que não significa que não haja muito sentido no que ele disse.

E você leitor, concorda com a afirmação? Comente abaixo :-)

(via Folha de São Paulo)



Tags: ,

Comentários no Facebook

Um Commentário

  1. Leonardo
    Postado em 27/04/2012 às 9:22 | Permalink

    é um bom escritor mais fala muita besteira.

  2. Postado em 27/04/2012 às 9:23 | Permalink

    onde leio a entrevista toda?

  3. Felagund
    Postado em 27/04/2012 às 10:07 | Permalink

    O Morrison ta tirando onda. O cara já falou em varias entrevistas no passado o quanto ele acha o personagem foda, sem contar que ele é um dos responsáveis do relacionamento entre o Batman e a Mulher gato deslanchar após as historias do Jeph Loeb. É notória e histórica as piadas a respeito do personagem e sua sexualidade, alem do que, quem melhor para aumentar ainda mais a polemica do que alguém que escreveu sobre ele durante tanto tempo e com tanto sucesso. Todo mundo faz piada a respeito disso, alias, até mesmo os fãs em algum momento já devem ter feito. Faz parte do universo dos quadrinhos.

  4. Paula Tejando - a atual do Vlad.
    Postado em 27/04/2012 às 10:11 | Permalink

    Mick Jagger é muito gay, porém…

  5. Krulll
    Postado em 27/04/2012 às 10:13 | Permalink

    Até a minha avó sabe que esse cara é viado.

  6. Ortega
    Postado em 27/04/2012 às 10:13 | Permalink

    Precisou ser alguém famoso pra constatar o óbvio?

  7. Postado em 27/04/2012 às 10:17 | Permalink

    Tava só esperando quando o Multiverso DC ia publicar isso aqui =P

    Ao meu ver, a necessidade de um Robin pra ele é pra refletir a criança que ele nunca foi, já que teve a infância perdida pelo trauma. Então o Robin, com sua personalidade praticamente oposta à sombria personalidade do Cavaleiro das Trevas, acaba por ser um lembrete a ele que a vida não deve ser obscura o tempo todo, um lembrete à própria criança interior do Bruce. Além disso, ter alguém ao lado em combate, principalmente quando não se tem poderes é bastante vantajoso. É possível bolar estratégias variadas, eliminam os riscos desnecessários até pela necessidade de proteger o colega. Esse era um dos segredos do sucesso do exército de Esparta, onde os soldados costumavam lutar em duplas, nunca se esquecendo de defender o parceiro durante as batalhas.

    Sem contar que pra ele a luta contra o crime se tornou o único e maior objetivo da vida. Os relacionamentos que ele teve sempre acabam porque ele tem a necessidade de por sua missão pessoal em primeiro plano, e não se pode dar ao luxo de distrações em sua cruzada. Acho que isso fica bem claro na saga Silêncio.

    Enfim, não quero parecer que fiquei ofendida com a entrevista do Morrison xD Não é nem a primeira e nem será a última vez que a sexualidade do Batman é discutida, só dei minha opinião ^^

  8. aloisio costa de jesus
    Postado em 27/04/2012 às 10:29 | Permalink

    cara o carecão é muito gente fina ,o batman tem uma origem e um conceito totalmente bat rosca isso é vero ,e é a primeira vez que um profissional da industria fala isso abertamente ,a propria fase dele no batman ta apinhada de subtextos disso ,temo pela vida do morrison hahahahahahahahahahahah

  9. Marcel
    Postado em 27/04/2012 às 10:30 | Permalink

    kkkk..Ultimamente ando desconfiado até do Wolverine!

  10. Jos-El
    Postado em 27/04/2012 às 10:57 | Permalink

    Concordo com a atual do Vlad.

  11. James
    Postado em 27/04/2012 às 12:21 | Permalink

    Discordo totalmente do conceito do Batman ser gay, não vejo nada demais na idéia de um combatente do crime que adota e treina um garoto orfão para ajudá-lo. O maior erro da DC, na minha opinião, foi aquelas histórias da Era de Ouro que mostravam que o Bruce e o Dick dormiam juntos na mesma cama. Há quem diga que aquilo não tem nada a ver, que a Era de Ouro era inocente, etc. Mas eu discordo, acho que havia malicia por parte dos autores e foi aquilo que criou essa imagem de gay que o personagem tem. O maior problema nisso nem é a suposta homossexualidade do Bruce, mas sim imaginar que ele poderia ter tido um caso com uma criança inocente, isso seria um gigantesco absurdo e totalmente contrário aos princípios que um verdadeiro herói deveria ter. Mesmo sendo só personagens fictícios, a DC deveria ter se tocado sobre isso.

  12. Zoom
    Postado em 27/04/2012 às 12:33 | Permalink

    Qua o motivo da seleuma? Ele disse que não é o personagem e sim o CONCEITO.

  13. Cristiano
    Postado em 27/04/2012 às 12:54 | Permalink

    “é um bom escritor mais fala muita besteira.” [2]

  14. aloisio costa de jesus
    Postado em 27/04/2012 às 13:20 | Permalink

    hahahahahahaha

  15. Postado em 27/04/2012 às 13:45 | Permalink

    O comentario da Lais define tudo.

  16. Sandro
    Postado em 27/04/2012 às 14:11 | Permalink

    Qua o motivo da seleuma? Ele disse que não é o personagem e sim o CONCEITO.

    Concordo. É tipo olhar o pÓprio Morrison, carequinha, terno e gravata, na estica e falar “Hummm… boiola!”. :P Não que ele sejE, mas tem mó pinta.

  17. The Sunda
    Postado em 27/04/2012 às 14:19 | Permalink

    Hahaha, é a “melhoresdomundolização” do Multiverso DC!

  18. ALU
    Postado em 27/04/2012 às 14:21 | Permalink

    E OS CUEQUINHAS VERDES VÃO A LOUCURA! Só eu tô constrangido com esse povo tentando “defender a reputação” do Batman? ELE NÃO EXISTE, PORRA! Além disso, É O MORRISON QUE TÁ FALANDO! Óbvio que foi só pra criar polêmica!
    E sim!, o conceito do Batman, assim como o de TODOS OS HERÓIS é MUITO gay. Colã colorido? Prefere bater nos bandidos ao lado de um garoto à pegar as mulheres que se jogam aos pés dele? ISSO TEM EM PRATICAMENTE 95% DELES! E não me venham com desculpas de “mimimi o Bátemã precisa do Robin; o América precisa do Bucky…” PORQUE NÃO PRECISA! Os CLIENTES gostam do visual dos heróis, os CLIENTES gostam dos sidekicks, e esse é o ÚNICO REAL MOTIVO pra essas coisas.
    Não que eu tenha algum problema com as outras razões dadas… Sou fã de quadrinhos, e principalmente do Batman; mas também sei identificar uma brincadeira (com bastante fundamento) e não ficar de rageando por ABSOLUTAMENTE NADA. Cresçam, por favor.

  19. michel
    Postado em 27/04/2012 às 14:27 | Permalink

    RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR…
    Morrison idiota, comentário idiota, post idiota. Entretanto, porém, contudo bem que a DC podia ter aproveitado este reboot pra exterminiar de vez esse conceito de Robin, mantivessem o Dick, mas como Asa Noturna e independente do morcegão que nem a btgirl. o Barry se livrou do sidekick o Bruce poderia também. Afinal o personagem só surgiu como solução pra censura do Comic Code na decada de 40 que achavam as histórias do Batman muito violentas, aí a DC enfiou o moleque lá pra dar uma infantilizada no negócio. Por falar nisso quem tiver oportunidade de ler Detetive comics 29 a 37 vai ver como as histórias do morcego eram boas, bem que a DC podia fazer um remake delas atualizando e colocando desenhistas feras pra desenhar ia ser muito massa.

  20. Gilmar
    Postado em 27/04/2012 às 15:14 | Permalink

    Morrison gosta de chamar a atenção, só isso. Se for ver por esse aspecto, então todos os heróis de quadrinhos possuiriam conceitos gays, pois todos usam colantes coloridos e colocam sua obrigação como herois acima dos relacionamentos …

    E tb como se apenas o Batman tivesse um parceiro mirim … isso era padrão na Era de Ouro, quase todos os herois tinham um sidekick, a diferença foi que o Batman foi um dos unicos que atravessou os anos 50 sem reformulação para a Era de Prata e manteve o conceito do Robin como parceiro. Sidekicks são tradição na DC.

    O careca critica Alan Moore, mas nunca será !!! rsrs

  21. aloisio costa de jesus
    Postado em 27/04/2012 às 18:19 | Permalink

    bwahhahahahahahahahahah

  22. Capitão Chátomo
    Postado em 27/04/2012 às 19:43 | Permalink

    É gay, e sempre foi. O pior nem é isso, mas ter inspirado leitores gays a se manifestarem na Internet através de suas taras por acrobatas de Gotham City (tem um caso notório entre os fãs da DC no Brasil…). Ou seja, uma das idéias centrais do conceito do vigilante mascarado é o de um pervertido que se disfarça pra ter um pretexto pra ficar próximo de gente de moral ainda mais baixa do que a dele, fora a implicação óbvia de estar ao lado de moleques, como essas bichas velhas que ficam paquerando e assediando garotinhos em shoppings. Depois, quando Alan Moore, Mark Millar e outros produzem obras que destroem o conceito, os puristas ficam reclamando! Mas que é viado, é. E não é o único.

  23. Gilmar
    Postado em 27/04/2012 às 20:02 | Permalink

    É uma caracteristica gay ver homossexualidade em tudo, talvez para justificar a sua própria viadagem assumida ou enrrustida …

    É exatamente como o psicologo Frederick Wertham autor do livro A Sedução dos Inocentes, que acusou as hqs de serem estimuladores de violencia e homossexualismo e quase destruiu a industria os anos 50, sendo que anos mais tarde ele próprio se assumiu homossexual.

    Quando olho o Batman ou qualquer outro heroi fantasiado, eu enxergo um super-herói e pronto, agora quem automaticamente ja enxerga conceitos gays em sua cabeça devido a fantasia e parceiros mirins, deve estar dando vazão a seu próprio subconsciente …

  24. Capitão Chátomo
    Postado em 27/04/2012 às 20:08 | Permalink

    E criticar quem vê viadagem em tudo é mais gay ainda.

  25. Gilmar
    Postado em 27/04/2012 às 22:25 | Permalink

    Hahahaha … acertei na mosca !!!

  26. aloisio costa de jesus
    Postado em 28/04/2012 às 11:51 | Permalink

    bwahahahahahahahahahahahaha nunca me diverti tanto

  27. Cassiano Cordeiro Alves
    Postado em 28/04/2012 às 16:36 | Permalink

    Acho que já faz algum tempo que a DC “cansou” das piadas sobre Batman e Robin, por isso fez o Bruce adotar legalmente Dick e Tim como filhos; atualmente Batman e Robin (Damian Wayne) são DE FATO pai e filho. Aí vem o melhor escritor da editora, responsável pelas melhores histórias do personagem nos últimos anos e faz exatamente uma piada sobre o assunto… Que coisa né? E tem gente que reclama porque o Judd Winick mostrou o Batman transando com a Mulher-Gato…
    Batman é o meu personagem favorito das hqs, mas “o estrago” já tá feito há décadas: acho que sempre vão haver piadas sobre Batman e Robin serem gays. Só nos resta rir com elas…
    E o pessoal que escreve o personagem colabora com isso: não só na era de ouro, mas lembro de ter lido uma histórias que saíram na época da Abril, em formatinho, que o Robin (Jason…) ficava com “ciuminho” da Mulher-Gato enquanto resmungava pérolas do tipo “a gente não precisa dela…”.

  28. James
    Postado em 28/04/2012 às 17:04 | Permalink

    “acho que sempre vão haver piadas sobre Batman e Robin serem gays”
    .
    Pior que é, inclusive eu acho que a DC na verdade GOSTA dessas piadas. Afinal, pq outro motivo deixariam passar uma capa tão suspeita quanto essa imagem do post…
    .
    E na saga Silêncio o Tim tem um ataque de raiva (e provavelmente ciúmes também) quando o Batman leva a Mulher-Gato pra bat-caverna e revela a identidade pra ela.

  29. aloisio costa de jesus
    Postado em 28/04/2012 às 17:36 | Permalink

    bwahahahahahahahahahahahahahahahahh, é o seguinte pessoal ,não entendo o por que dessa celeuma ,é um personagen de fantasia interpretativo ,ou seja ele passa na mão de todo mundo ,cada escritor faz o seu trabalho de acordo com sua visão e cultura de origem ,grant morrison é europeu ,decididamente super heroi não tem quase respeito nenhum la naquelas bandas ,este negocio de cara supermusculoso que usa colante e fica dando role com mulequinhos a noite em cima de predios e dispensando varias gostosas do naipe da mulher gato,hera venenosa,arlequina ,thalia al ghul e outras saradonas de colante para ficar trocando porrada com marmanjo só pode ser um cara muito estranho
    relaxa pessoal é só um personagen feito de lapis e nanquim que vive em uma realidade de faz de conta ,onde apesar de toda a prversão visual é de uma inocensia e candura admiravel ,vão cuidar de coisa mais importante
    mas que o batman é um cara estranho ah isso é
    bwahahahahahahahahahahahahahahahahahahah

  30. Alex Pereira
    Postado em 29/04/2012 às 10:33 | Permalink

    O duro MESMO é que no meu trampo já me zoaram depois dessa matérioa, só por curtir as HQs do Morcego. Podia ter passado sem essa, Morrison…

  31. Marcelo ramos MBrMarceloandão
    Postado em 29/04/2012 às 20:47 | Permalink

    ‎”É óbvio que enquanto personagem fictício ele é heterossexual, mas a base do conceito é absolutamente gay.”

    Bom, ficou claro que ele é um personagem HETEROSSEXUAL mas entende que o conceito talvez fosse associado a algo gay. Portanto, todos os super heróis de quadrinhos, segundo Morrison, poderiam ser gays em conceito.

    O fato é que NÃO EXISTEM HISTÓRIAS EM QUE O BATMAN DEMONSTRE COMPORTAMENTO HOMOSSEXUAL. Aliás, nas próprias histórias assinadas pelo Morrison nota-se que ele é um tremendo pegador: teve um filho com a Talia (inclusive o ato sexual dos dois é exposto em Batman #666 e Last Rites), teve um romance com a Jezebel Jet (Batman RIP) e foi visto em cenas bem sensuais com a Selina Kyle (Batman Inc.).

    Definitivamente, o Batman não é gay.

  32. Marcelo ramos MBrMMarcelo Ramos Brandãoarceloandão
    Postado em 29/04/2012 às 20:50 | Permalink

    Nas histórias da Era de Prata (período que o Morrison é fã declarado) não há como negar que a ingenuidade em algumas cenas gerou momentos absurdos. Por exemplo, mesmo se o Batman fosse gay, mostrar hoje um homem adulto dormindo na mesma cama que um menino menor de idade não é só interpretado como um ato homossexual, mas sobretudo, CRIMINOSO. Mas, é claro que estamos falando de uma outra época, mais ingênua, com roteiros mais rasos e fáceis. A própria criação do Robin vem desse conceito ingênuo.

    Esse período acabou e não vai se repetir. O que se lê hoje em dia, é diametralmente contrário ao que se via nas histórias da Era de Prata. Até alguns elementos daquele período são mudados e adaptados aos tempos atuais.

    O Batman não é gay. Ele, definitivamente, é um personagem heterossexual com um comportamento heterossexual. As provas (histórias) estão aí para quem quiser ler e ver.

  33. klayton doido varrido
    Postado em 29/04/2012 às 21:19 | Permalink

    ALU para presidente,falou tudo,nego viaja como se estivesse falando de um cara de carne e osso.Sou colecionador do Batman e é viado e acabou hahahahahahaha
    Cara,a parte maisengraçado foi na Radio Tupi.Luis Ribeiro deve ter la seus 64 acho de idade e os outrsa nao fugiam muito disso nao.Quamdo Luis Ribeiro deu a noticia nao sabia que o careca era escritor e que escrevia o Batman [com varias historias legais dos ultimos anos]e nem deram essa noticia a ele.O que ficou muito legal foi que quando eles estavam questionando se era gay ou nao o personagem,eles[Luis,que é radialista a anos ,e outros[que estavam la] de profisoes diferentes comentavam qual era os personagens que eles curtiam na infancia deles.Falaram de Mandrake,Tio Patinhas e ate mesmo o Batman e ainda brincaram dizendo que Morrison ia sofrer processo por isso.Resumindo,o que vale é a diversao e sao discuçoes como essa que consegue juntar um leitor de quadrinhos com uma pessoa que nao tem esse hobby.Sem falar que tambem é uma forma leitores antigos relembrar como era legal ler esses herois[ja que nao le mais e fica como uma forma de nostalgia].O negocio é se divertir.

  34. aloisio costa de jesus
    Postado em 30/04/2012 às 12:03 | Permalink

    bwahaahahahahahahahahahahahahahahahahah

  35. Postado em 07/05/2012 às 10:27 | Permalink

    “DEFENDER” o batman? sério que vocês entender isso como uma acusação? acho que a declaração do morrisson tem muitos sentidos, um deles diz respeito justamente a esse tipo de pensamento. quando ele faz as pessoas escolherem lados nessa questão já vem, muito espertamente, mostrando como o nível da discussão está baixo… e é nisso que ele gosta de mexer sempre, não é? parece que a energia sexual do batman está totalmente canalizada, e não é pra nenhum dos sexos.

    sobre uma ‘”premissa gay”: a gente nem amadureceu esse conceito o suficiente pra levar pra uma discussão mais sofisticada, mas dá pra ver que o universo do batman é meio masculino demais. é isso é bem gay, sim.

  36. aloisio costa de jesus
    Postado em 07/05/2012 às 11:22 | Permalink

    bwahahahahahahahahahahahahahah desencana pessoal

Publique um comentário

Seu email jamais será publicado ou compartilhado. Campos obrigatrios *

*
*

Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com