Ariel Olivetti e sua conturbada saída da Marvel


Postado em 16/01/2012, por Morcelli
Em: Destaque , Notícias , Quadrinhos


Legends of the Dark Knight #210, por Olivetti

Legends of the Dark Knight #210, por Olivetti

O desenhista argentino Ariel Olivetti está de volta à DC Comics, onde fez alguns trabalhos memoráveis com o Batman antes de assinar um contrato de exclusividade de 2 anos com a Marvel. Seu projeto dentro do Relaunch será a nova revista G.I. Combat, escrita por J.T. Krul e responsável por trazer os clássicos contos de guerra da editora numa nova roupagem. No entanto, a saída de Olivetti da Marvel não foi nada amigável, como noticiado semana passada no Bleeding Cool.

Quando uma editora faz um contrato de exclusividade com determinados artistas é para que eles tenham trabalho garantido, geralmente com valores mais interessantes e uma série de outros benefícios de um emprego normal. Geralmente, em casos assim, os artistas exclusivos trabalham em títulos mais significativos, ou pelo menos com mais liberdade editorial. Mas nem sempre isso acontece, e infelizmente parece ter sido assim com Ariel.

Iron Man 2.0 por Ariel Olivetti

Iron Man 2.0 por Ariel Olivetti

Numa recente entrevista à uma revista argentina, Ariel contou um pouco mais sobre sua saída, e mostrou total insatisfação com sua situação na Marvel. Aqui vai uma versão dos pontos mais interessantes do papo, separados pelo Bleeding Cool, em português:

Você estava trabalhando em Iron Man 2.0, que acabou cancelada e muitos achavam que ela não acabaria…
Ainda bem que acabou.

Você não gostava da história?
Os roteiros foram horríveis no final. No começo até que funcionou bem com aquela outra história da Marvel…

Fear Itself.
Isso, esta mesma. Mas depois foi tudo pro inferno. Então inventaram um vilão que não fazia sentido. Os textos foram pra trás, o escritor casou no meio da coisa e deixou todo mundo travado. Em seguida colocaram um substituto que era pior ainda. O editor chitou o substituto e pegou ele mesmo o texto pra fazer. Um desastre que finalmente acabou.

Na penúltima edição eu pude desenhar dez páginas, e só, pois o texto não chegava. Então tinha uma semana pra entregar todo o restante das páginas e o texto ainda estava incompleto. E na edição final acabei desenhando apenas cinco páginas. Peguei o roteiro e eles disseram: “quantas páginas você consegue fazer até sexta-feira?”. Então tive cinco dias, portanto foram cinco páginas e nada mais. É impossível fazer mais do que isso, eu coloro também. Portanto acabaram chamando mais uns caras pra fazerem as últimas edições e tudo virou uma desastre. Tem uma mulher que era loira e aparece morena em outra página.

Estranho ouvir este tipo de coisa uma empresa do tamanho da Marvel.
O McDonalds também é gigante e os lanches deles são asquerosos. A Marvel já funcionou como uma pequeno relógio, mas se afundou há 2 ou 3 anos. E nessa bagunça toda (do Homem de Ferro) eles demitiram uns 15 caras. Foi uma zona.

Arte de Iron Man 2.0, por Ariel Olivetti

Arte de Iron Man 2.0, por Ariel Olivetti

E esta série não é a única sendo cancelada.
Não, cancelaram várias.

Neste ano de 2012 o que você fará?
Sinceramente não tenho nada. Tenho um contrato de mais dois anos com a Marvel a meu último trabalho foi o término de Iron Man 2.0 há duas semanas atrás. Eles não estão me dando trabalho, mas não é como se eu estivesse insistindo pra isso também. Enfim, se nas próximas duas semanas eles não me derem nada, vou exercer o direito do meu contrato e falar “Peciso de dinheiro e vocês têm que me pagar mesmo que eu não trabalhe”. Então eu não sei, eles também não sabem. Estão procurando algo pra eu trabalhar mas não sabem o quê.

Batman, por Ariel Olivetti

Batman, por Ariel Olivetti

Na semana passada, poucos dias depois desta entrevista ter saído na Argentina, a DC Comics confirmou que Ariel desenhará The War That Time Forgot, uma das histórias que sairão na vindoura antologia de guerra mensal GI Combat. Vale lembrar que, da última vez que a DC anunciou que um exclusivo da Marvel estaria com eles, a coisa não rolou. De qualquer forma, o problema de Ariel com a Marvel parece ter sido sério – e isto não exclusividade dele, nem da Casa das Ideias. A própria DC tem problemas seríssimos de gestão de artistas, principalmente nos últimos 10 anos, em que muitos talentos foram embora por total insatisfação ou saíram da editora escorraçados.

De qualquer forma, uma fonte da Marvel falou que a coisa não aconteceu exatamente como Ariel narrara nesta entrevista, mas também não entrou em maiores detalhes. O editor Alejandro Arbona não comentou as afirmações de Ariel. Nick Spencer, um dos escritores do título, também permaneceu em silêncio. Outro dos escritores foi Josh Fialkov, que faz I, Vampire para a DC Comics, e segundo ele “nada do que escrevi para a edição 9 foi mudado, todas as palavras estavam no gibi“. Ele deixou a revista por razões familiares.

Por fim há Will Pfeifer, velho conhecido dos fãs da DC Comics também. Ele afirmou o seguinte: “Obviamente não sei o que houve na comunicação entre Ariel e os escritórios da Marvel. Tudo que posso dizer é que eu fui contratado para fazer um texto, baseado na ideia que Nick Spencer teve, para as edições 10, 11 e 12. Os prazos foram curtos, digamos assim, e eu estava mandando tudo por partes – o que não é raridade no mundo dos quadrinhos. O plot não mudou muito, mas houve alguns ajustes sim no fim das contas“.

Arte P&B do Batman feita por Olivetti em 2007

Arte P&B do Batman feita por Olivetti em 2007

Enquanto a polêmica se espalha, e certamente ela permanecerá desta forma mesmo já que a Marvel não quis se pronunciar oficialmente, Olivetti divulgou em seu Twitter que está trabalhando numa história do Batman para a vindoura Batman Black & White Volume 2, comentada pelo Multiverso DC aqui. Isso, obviamente, confirma que o projeto virará realidade.


Tags: , , , ,

Comentários no Facebook

Comentários

  1. snoopy maldito diz:

    sou muito fã dos desenhos do Olivetti. infelizmente ele é argentino. nada nesse mundo é perfeito mermo

  2. Lib diz:

    Cara… Tá aí uma matéria que merece destaque extremo! Com todas as coisas que acontecem na DC de artista metendo o pau na editora, nego fica nessa de “A Marvel é melhor, isso não acontece!”.
    Ta aí ó! DC e Marvel são duas versões do mesmo navio de ratos.

  3. Zoom diz:

    Pois é… eu já tinha falado sobre o grande desrespeito editorial que acontece na Marvel no tratamento aos seus artistas e escritores. O Escritor citado por Ariel é o Nick Spencer, que teve uns dois ou tres títulos cancelados por estes tempos.

  4. No final das contas, as duas editoras acabam aprontando com seus artistas. Uma pena, pois uma melhor gestão de profissionais só trariam benefícios para eles.

  5. James diz:

    O Máquina de Combate é um personagem que só funciona nos Vingadores Secretos, ele simplesmente não dá certo em título próprio.

  6. Pablo Casado diz:

    As duas editoras vão se foder mutuamente. Não tem mais salvação para uma nem para outra. Pelo menos a DC ainda tem a Vertigo…

    Tá certo que o Ariel é Argentino, logo mereceu o que a Marvel fez com ele, mas a arte do cara é foda…

Comente