Batman: Silêncio é o ponto de partida que todo noob precisa

Não podia haver momento melhor para relembrarmos a saga Batman: Silêncio. O vilão é parte fundamental do final de temporada de série de TV Batwoman, atualmente disponibilizada no Brasil via streaming pela HBO e na TV a cabo pela Warner Channel Brasil. No 17º episódio do programa, Silêncio apareceu com um uniforme idêntico ao dos quadrinhos, algo que nem sempre acontece com adaptações live action de HQs. Uma animação adaptando a HQ também foi lançada neste ano, obtendo opiniões divisivas.

Mas não estamos aqui para falar de TV ou outras adaptações. Estamos aqui para falar da saga original, feita por Jeph Loeb e Jim Lee, publicada pela DC por um ano na revista mensal do Batman entre 2002 e 2003.

Capa da edição definitiva brasileira de Batman: Silêncio.
Capa da edição definitiva brasileira de Batman: Silêncio.

Batman: Silêncio nunca foi resenhada aqui no Terra Zero. Quando começamos nossas atividades em 2008, a saga já tinha chegado ao fim, sido relançada, virado modelo para action figures… O próprio vilão estava aparecendo em outras revistas, escrito por AJ Lieberman, principalmente, no finado título mensal Gotham Knights. Esta informação, aliás, é curiosa; Loeb e Lee tinham uma sequência de seis partes planejada, mas ela nunca se concretizou.

Lee também teve papel fundamental em fazer a história ser publicada na revista mensal do Homem-Morcego. Dan DiDio, ex-publisher da DC, revelou recentemente que os executivos da editora gostariam que a história fosse fora da cronologia, colocada no mercado com formato de luxo, assim como as obras de Loeb e Tim Sale. Lee discordou, insistiu e venceu.

Em Batman: Silêncio o Homem-Morcego enfrentou um novo vilão, Silêncio, e teve de lidar com uma manipulação inédita deste inimigo sobre toda a galeria de vilões do herói. Crocodilo, Hera Venenosa, Charada, Coringa, Arlequina e muitos outros fazem parte da complexa teia que compõe uma trama recheada de pistas e reviravoltas até a revelação do vilão e suas motivações.

O Coringa aparece em Batman: Silêncio. Arte de Jim Lee, Scott Williams e Alex Sinclair.
O Coringa aparece em Batman: Silêncio. Arte de Jim Lee, Scott Williams e Alex Sinclair.

Batman: Silêncio não é muito querida por fãs mais exigentes do Homem-Morcego. É verdade que Loeb não está em seu melhor aqui, apenas emulando o que fez com Tim Sale nos clássicos Longo Dias das Bruxas e Vitória Sombria. Loeb fez um bom uso de balões narrativos para indicar o que o Batman está pensando ou prevendo em cada momento do quadrinho, situando o leitor muito bem. Ele peca pelo excesso? Alguns enxergam que sim, mas estamos aqui para mostrar que isto não é de todo ruim.

Este quadrinho é um bom ponto de partida para novos leitores. E estamos falando de novos mesmo, que nunca pegaram um gibi de super-herói na vida. Durante o percurso de 12 edições, Loeb e Lee mostram a relação do Batman com seus principais vilões, além de apresentarem uma típica situação de mistério para o maior detetive do mundo solucionar enquanto utilizam narrativa e recordatórios para que o leitor saiba tudo sobre o Batman moderno.

Arte de Jim Lee, Scott Williams e Alex Sinclair.
Arte de Jim Lee, Scott Williams e Alex Sinclair.

Tem os principais vilões, tem o melhor amigo, tem soco de kryptonita, tem o romance nunca totalmente concretizado com a Mulher-Gato, tem sidekicks, a relação paterna com Alfred Pennyworth, a pequena vida social do milionário Bruce Wayne, um pouco de sua infância, a morte dos pais, a desavença absoluta com o Coringa, a lembrança do que ele fez com Jason Todd e Barbara Gordon… Está tudo aqui. De como sua psiquê funciona até a resposta de seu corpo e de sua mente em um combate, estratégico ou não. Cada capítulo de Batman: Silêncio traz consigo o avanço do mistério e uma parte da vida de Bruce Wayne e do Batman, de forma a ensinar o leitor o básico necessário para mergulhar de vez nos outros quadrinhos contemporâneos do herói.

O trabalho de Lee não foge do padrão do artista quando está trabalhando com o arte-finalista Scott Williams e em revistas mensais. Lee é um artista recheado de talentos, mas se dá muito melhor quando arte-finaliza suas próprias artes e com um prazo maior para fazê-lo.

Batman: Silêncio é o que você precisa ler para conhecer o Batman do final do século passado e do início do século 21. Se você é um novo leitor e está procurando no Google “por onde começo a ler Batman”, a resposta está aqui.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com