[#GoldenGlobes] Coringa fatura dois prêmios e acirra disputa pelo Oscar

Com Coringa, aconteceu o que muitos esperavam: Joaquin Phoenix faturou o Globo de Ouro de Melhor Ator em filme de drama na noite de ontem. O filme ainda garantiu Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora, fazendo de Hildur Guðnadóttir a primeira mulher a vencer sozinha nesta categoria.

Phoenix enfrentou um bocado de coisas para chegar até aqui. Ele não recebia um Globo de Ouro desde 2006, por interpretar o músico Johnny Cash no aclamado Johnny & June (2005), mas concorreu diversas outras vezes neste meio-tempo: Melhor Ator em filme de drama por O Mestre (2013); Melhor Ator em musical ou comédia por Ela (2014); Melhor Ator em musical ou comédia por Vício Inerente (2015). Isso sem contar as vezes em que disputou o Oscar, mas nunca levou: Melhor Ator coadjuvante por Gladiador (2001); Melhor Ator por Johnny & June (2006); Melhor Ator por O Mestre (2013). Seu papel de Coringa ainda pode faturar outros prêmios além do Oscar, como o prestigiado Screen Actors Guild Awards, que rola dia 19 deste mês.

Importante destacar também que Phoenix tem prêmios de festivais importantes no meio cinematográfico, como o de Melhor Ator no festival de Cannes pelo filme Você Nunca Esteve Realmente Aqui (2017) e o Volpi Cup for Best Actor no Festival de Veneza para O Mestre (2012), empatado com Philip Seymour Hoffman, com quem dividiu o protagonismo deste filme.

Joaquin Phoenix arrebenta como Coringa em filme homônimo.
Joaquin Phoenix arrebenta como Coringa em filme homônimo.

Independente de seu trabalho como Coringa, Joaquin Phoenix merece mais reconhecimento há muitos anos. Apesar de todos os louros que recebeu durante a vida profissional, o Oscar é o mais desejado prêmio dos atores hollywoodianos. Mexe com o ego deles e com tudo que deram por um determinado papel.

Como admirador do ator desde que ele interpretou Commodus em Gladiador (2000), acompanhei sua evolução em várias obras e minha torcida por ele começou pra valer quando o vi em O Mestre (2012), que além de ser um dos meus filmes favoritos, também arrancou uma interpretação visceral de Phoenix.

Hoje ele está aqui, em 2020, concorrendo por um papel que talvez nem ele mesmo imaginasse fazer: o de um vilão de quadrinhos de super-heróis. O papel do Coringa, do arqui-inimigo do Homem-Morcego. E agora? O que vai acontecer? Polêmicas do filme à parte, a Academia finalmente reconhecerá o talento nato deste ator?

As indicações ao 92º Oscar serão anunciadas em 13 de janeiro. O prêmio rola em 9 de fevereiro.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com