[#X-Men] Jean e Scott: 25 anos de um casamento aberto?

Com o fim de House of X e Powers of X, e com os ânimos de fãs dos mutantes e leitores um pouco menos acalorados pelas revelações finais da saga de Jonathan Hickman, algumas perguntas sobre a relação entre dois dos “primogênitos” de Xavier podem ser exploradas com um pouco mais de profundidade. A mais evidente dessas seria sobre a validade do casamento de Scott Summers e Jean Grey nesse contexto. 2019 é justamente o aniversário de 25 anos da edição 30 de X-Men, escrita pelo aclamado Chris Claremont e desenhada por Andy Kubert – edição na qual Ciclope e a Garota Marvel juntaram finalmente suas escovas de dentes.

Contextualizando as bodas…

Em 1994, especialmente na Marvel, eventos eram coisas muito mais raras e contidas. Com uma base de leitores que se informavam pelo boca a boca ou por algumas publicações específicas e especializadas sobre quadrinhos, as editoras não investiam tanto em edições e arcos megalomaníacos a todo momento para vender seus quadrinhos. Portanto algo como o casamento do principal casal mutante da Marvel foi algo bem grande nos anos 1990.

Para se ter ideia, a Marvel contratou a renomada estilista Nicole Miller somente para desenhar o vestido de casamento de Jean. Livros de atividades infantis foram lançados com o tema do casamento, e neles as crianças poderiam vestir todos os X-Men com roupas de festa recortáveis. Além disso, um álbum de casamento foi publicado pela editora na época. Algo muito incomum em eventos deste tipo nos quadrinhos. A edição 30 foi planejada por muitos anos por Claremont e, apesar de não ter quase nenhuma ação, é uma história muito bonita e recheada de momentos emocionais e divertidos entre o elenco dos filhos do átomo. Portanto, a coisa realmente foi séria na época.

Mas e atualmente…

Apesar de ter sido um evento ímpar na cronologia mutante com o passar do anos, as mortes tanto de Jean quanto de Scott acabaram invalidando o casamento dos dois. Reforçando esta linha de pensamento, no início deste ano mesmo, o editor Jordan D. White, ao ser questionado por um colaborador do site Adventures in Ppoor Taste, afirmou categoricamente que o casamento não vale praticamente nada atualmente.

Chris Hassan do AiPT pergunta a White em sua coluna semanal sobre X-Men:

Antes de deixar você ir, gostaria de revisitar a morte novamente … especificamente a parte “até que a morte nos separe” nos votos de casamento. Scott Summers e Jean Gray podem não estar na mesma realidade no momento – mas ambos estão vivos de alguma forma. Eles ainda são considerados casados ​​ou as duas mortes terminaram oficialmente o casamento?

White responde e ainda lança um questionamento sobre os acontecimentos pós Guerras Secretas:

Ótima pergunta! Eu pensaria que sim – o casamento deles provavelmente foi legalmente dissolvido. Jean estava claramente morta por um tempo lá, estou confiante de que eles a tinham legalmente categorizada como morta e executaram sua vontade. Sim, ela voltou … mas o que importa é o status legal. Bem como se uma pessoa está desaparecida há muito tempo e é declarada morta, seu cônjuge é legalmente libertado do casamento.

Se você quer ir ainda mais longe quando pensa sobre isso, existe o seguinte: o casamento dessas duas pessoas nunca aconteceu. O Ciclope que se casou com Jean morreu na edição nº 1 de Guerras Secretas. Ele foi substituído por uma versão recriada que foi criada com a memória de ter se casado com ela … mas esse evento nunca aconteceu. Já houve uma decisão sobre a distinção legal entre eventos que ocorreram e aqueles que existem apenas na história e na memória forjadas?

Hickman e as orgias mutantes…

O status de relacionamento entre Jean e Scott que já era bem confuso levantou ainda mais perguntas com a edição final de House of X #6 quando fica estabelecido que uma das regras (criada por Noturno) da nova nação mutante estabelecida na ilha de Krakoa é “fazer mais mutantes”.

Em uma edição que mostra uma celebração entre os mutantes de Krakoa, Wolverine parece ser estabelecido o elemento de “integração social” e usando o bom e velho catalizador alcoólico para acelerar este do processo de repovoamento dos mutantes na Terra.

O envolvimento de Logan (e talvez Emma Frost) com o casal mutante fica ainda mais ambíguo após a publicação dos anexos que mostram pequenos trechos do diário de fofocas do Senhor Sinistro, publicado na edição, no qual pode-se ler:

SINISTER SECRET # 5: Ele é o melhor que há no que faz. Ela é casada e tem um filho. O marido sabe exatamente o que está acontecendo, mas quem é ele para apontar o dedo? Ele faz o mesmo e muito mais. Talvez este seja apenas o novo normal na ilha mutante.

Portanto se há um relacionamento entre Jean e Scott atualmente fica muito difícil para qualquer leitor tirar alguma conclusão sobre sua natureza. Resta a nós aguardarmos a nova publicação regular dos X-Men (que será escrita por Hickman) e tentar decifrar este possível quadrilátero amoroso que se estabeleceu em Krakoa e promete ainda muitas reviravoltas.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com