Sobre a nova cronologia da DC e a Quinta Geração Heroica

Há quantos anos ouvimos falar sobre uma nova cronologia da DC? Uma suposta organização clara da sequência de eventos que o forma desde tempos imemoriais. Dan DiDio vem tentando montar este mapa anos, mas sua própria predileção editorial e mercadológica por Crises, Reboots e Renascimentos impediu que isto acontecesse de verdade. Os Novos 52 falharam, afinal de contas, assim como o DC You e o Renascimento. Pelo menos no quesito organizacional de cronologia. Em resumo? As coisas continuam bagunçadas.

Neste último final de semana rolou a New York Comic Con. Dan DiDio e Jim Lee apresentaram um painel que abria o jogo sobre a nova cronologia da DC – ou, pelo menos, o que eles estão tentando fazer com que ela seja daqui em diante. Já é bom deixar claro que não foi estabelecido a partir de quando ela vai valer, tampouco se haverá uma história/série/crossover especial para isto ser definido.

Inicialmente, o que temos são quatro eras (ou gerações) que explicam o início das coisas até o momento atual. A chamada Dawn of the Heroic Age (“Alvorecer da Era Heroica”) começa com a chegada da Mulher-Maravilha, vinda de Themyscira; em seguida temos The Space Age (“A Era Espacial”), marcada pela chagada de Kal-El à Terra; em terceiro lugar, The Age of Crisis (“A Era das Crises”), marcada pelo intervalo entre a Crise nas Infinitas Terras e Flashpoint, incluindo aí eventos cósmicos como Zero Hora, Crise Infinita, Crise Final e tantos outros; por fim, a Flashpoint Era (“Era Flashpoint”) que, na verdade, é marcada pelos eventos após o término da saga, ou seja, dos Novos 52 em diante.

A nova cronologia da DC vem aí!

Jim Lee falou na NYCC que está esta nova linha do tempo terá ramificações e gerará questões, mas não entrou em detalhes. Importante destacar que apesar do mistério todo envolvendo o anúncio, causado principalmente pela falta de informações concretas, é perceptível que a DC esteja tentando arrumar a casa. O final de O Relógio do Juízo Final, de Geoff Johns e Gary Frank, está amarrando o que foi o término de Flashpoint e o início dos Novos 52 com o momento atual da DC. E mais: Brian Michael Bendis já mostrou na sua Legião dos Super-Heróis que quer consertar o futuro do Universo DC. Mas as iniciativas não se resumem a isto. Há algo mais curioso em andamento, algo que o Bleeding Cool tem chamado de 5G, ou a Quinta Geração de Heróis.

O que se sabe até agora, se os rumores forem confirmados como verdadeiros, é que os maiores heróis da DC sairão de cena em 2020, dando lugares a alguns de seus sucessores improváveis ou naturais, como Luke Fox (Batman), Jonathan Kent (Superman), Cassandra Sandsmark (Mulher-Maravilha), etc. Ao que tudo indica, as mudanças começarão com a Amazona, colocando, possivelmente, Cassie no lugar de Diana, e lançando um novo título para ela. O mesmo acontecerá com os outros heróis.

Veja o que o PDF, feito por fãs, com as Quatro Gerações Heroicas da DC!

Ainda não se sabe o que será feito dos heróis principais – a não ser de Bruce Wayne, que será dado como morto para ajudar Luke Fox por trás das câmeras. Seu destino já era de se imaginar, dado o título da nova HQ do Batman feita por Warren Ellis e Bryan Hitch: The Batman’s Grave (“O Túmulo do Batman”). Por que isso acontecerá? Descobriremos no decorrer desta nova história.

Ainda segundo o periódico comandado por Rich Johnston, esta nova iniciativa será algo como os Novos 52, com novas revistas e ideias, mas com uma diferença crucial: a cronologia prévia está arrumada e alinhada com o que esta por vir. Nada será cancelado, apenas melhor encaixado.

Capa de The Batman's Grave #1 por Bryan Hitch.
Capa de The Batman’s Grave #1 por Bryan Hitch.

A proposta é fazer isso quando a HQ do Batman de Ellis e Hitch acabarem, ou seja, daqui um ano. Portanto, a partir de 2020/2021 teremos uma possível nova DC pela frente. Ainda que a editora não tenha se pronunciado sobre nada disso, Johnston garante que fontes confiáveis da própria DC lhe passaram estas informações em primeira mão durante a NYCC. O que não é de se duvidar. O homem é bem relacionado.

Estamos de olho para o que vem por aí. Fiquem ligados!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com