[#Entrevista] O Fuzuê Nerd está chegando a São Paulo

O Fuzuê Nerd está chegando! Em um dos anos mais movimentados para eventos de quadrinhos na capital paulista, mais um está vindo aí. Recheado de convidados e com clima de festa, o Fuzuê Nerd tem como um dos organizadores Douglas Freitas, da Editora Skript, que cedeu um pouquinho de seu tempo para contar como será esta grande celebração da nona arte em Sao Paulo.


Terra Zero: Primeiramente, Douglas, obrigado por topar a entrevista conosco. Inevitavelmente, temos que começá-la com uma pergunta óbvia: de onde surgiu a ideia de fazer este “Fuzuê”, ou seja, um evento neste formato?

Douglas Freitas: Eu que agradeço oportunidade de falar com vocês. Eu faço parte da organização da Comic (Con) Floripa, e as duas coisas que eu mais gosto no evento são a ala dos artistas e as palestras. Infelizmente, em Florianópolis, um segundo evento, apenas com este recorte, não seria possível. A ideia, então, foi levar este modelo de evento, mais roots, para um grande centro, por isto São Paulo foi a escolha para o primeiro evento.

A ideia é replicar em outras cidades no ano que vem, mantendo a edição paulista sempre na segunda quinzena de novembro.

O evento contará com as principais editoras do país, um Artist’s Alley de 95 artistas convidados e uma programação de palestras com mais de 50 convidados confirmados. Vai ser lindo!

Os ingressos podem ser adquiridos no local, por R$ 35,00, ou com desconto, antecipado, no site do Sympla através do link: https://www.sympla.com.br/fuzue-nerd-sp-2019__620233.

Como se deu a seleção da imensa lista de convidados deste primeiro Fuzuê Nerd?

A Gabriela Borges, do Mina de HQ, é uma profissional muito engajada e recorri a ela para isto. Ela sugeriu as palestras e convidados. Fomos atrás. Alguns já tinha contato por conta dos eventos em Santa Catarina e pela [Editora] Skript, mas a grande maioria foi ela que abriu as portas. Todos os convidados são uns queridos, aceitaram de bom grado, e esta sinergia tornou aquele sonho em realidade.

Arte divulgatória do Fuzuê Nerd.
Arte divulgatória do Fuzuê Nerd.

Aliás, lidar com tantos convidados assim parece ser uma tarefa ainda mais hercúlea que o padrão. O que você poderia falar sobre ela?

[Fazer] Sozinho seria impossível. A Gabriela Borges do Mina de HQ; a Dani Marino e a Laluña Machado do Minas Nerd; e o Mário Oliveira, organizador da Poc Con; estes nomes eu destaco, pois me ajudaram nas questões mais técnicas, como curadoria das palestras e seleção do Artist’s Alley. Mas há uma infinidade de outros nomes, como a Priscila, minha esposa e sócia; o Felipe do site; Johnny Vargas das mídias sociais; Diego da Skript, que abriu muitas portas… Enfim, são muitos apoiadores, fico triste em não poder relacionar todos.

Você não é de São Paulo, mas está vindo para cá para organizar este evento. Por que escolheu fazer a primeira edição direto na capital paulista?

Sou de Santa Catarina, mas São Paulo sempre foi meu destino profissional na área do Direito e agora no mundo nerd. É tudo mais fácil lá. As grandes editoras estão lá, a maior parte dos artistas, então tudo flui com mais facilidade.

Quais são as expectativas para o público desta primeira edição?

Por ser a primeira edição, a procura está além do esperado. Acreditamos chegar a 700 pessoas, que é o limite do evento.

O que a editora Skript lançará no Fuzuê Nerd?

A parceria com a Skript está muito legal. Pelo selo da editora lançaremos no evento um sketchbook/agenda com artes de mais de 40 artistas do evento. A HQ Nas Profundezas da Loucura onde sou autor. Quase certo que teremos o livro Os Cavaleiros das Trevas, e haverá sessão de autógrafos do livro Mulheres e Quadrinhos com várias autoras. Infelizmente as organizadoras desta obra não estarão no evento, pois são organizadores de um evento grande em Santos (Santos Geek). Mas no dia 13, elas estarão em São Paulo para o lançamento oficial do livro.

Você já tem planos para o futuro do Fuzuê e de projetos da Skript que possam ser lançados nele?

No evento será divulgado um projeto incrível da Skript, na linha do Mulheres & Quadrinhos. Será o livro Quadrinhos Queer organizado pela Ellie Irineu, Gabriela Borges e Mário Oliveira. Ele entrará em pré-venda no Catarse nos dias que antecedem o evento.

Já em relação ao Fuzuê Nerd, ano que vem faremos em outros estados. A ideia é, pelo menos em outros dois, ainda não definimos. Mas o que está certo que realizaremos um spin-off, o MINAS CON, dias 7 e 8/03. Não posso falar muito mais sobre esse evento, mas será lindo. As curadoras do evento estão preparando algo incrível que, sem dúvidas, deixará sua marca no roteiro dos eventos nerds.


A primeira ediçao do Fuzuê Nerd acontece no Novotel Jaraguá São Paulo Convention Center – São Paulo, SP, em 15 de novembro de 2019, das 13h às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos aqui. Saiba mais em https://www.facebook.com/fuzuenerd/.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com