[#Batman80Anos] James Tynion IV: Habemus novum Batman auctor

James Tynion IV é oficializado como novo escritor de Batman!

Mesmo antes de a DC revelar que noticiaria quem seria o novo escritor da revista mensal do Batman no Batman Day, boatos sobre isso já circulavam nos principais veículos internacionais sobre quadrinhos e cultura pop. Todos apontavam para o mesmo nome: James Tynion IV, que fez seu nome na própria DC trabalhando, na maior parte do tempo, em títulos que envolvem o próprio Homem-Morcego ou seus aliados. Mais importante que isso, Tynion IV foi aluno de Scott Snyder e fez vários projetos com seu mentor desde então, a começar pela quinzenal Batman Eterno, de 2014, série que, entre outras coisas, celebrava os 75 anos do herói.

Passados cinco anos, Tynion IV adquiriu muita experiência dentro e fora das HQs do Morcego, publicando obras autorais através de editoras independentes e expandindo seu trabalho na DC para outros títulos de alto nível, como Liga da Justiça. Agora o autor conseguiu uma promoção muito cobiçada na editora: escrever o principal título mensal de seu personagem mais popular. Tynion IV será o sucessor de Tom King, ficando, pelo menos, até a edição #100. Com ele, estarão os artistas Tony S. Daniel, Danny Miki e Tomeu Morey, nomes consagrados nas revistas do Batman desta década.

O que esperar deste time, liderado por um autor tão jovem?

Capa de Riddler Year of the Villain por Mikel Janin.
Capa de Riddler Year of the Villain por Mikel Janin.
Batman x Silêncio em arte de JRJR e Klaus Janson.
Batman x Silêncio em arte de JRJR e Klaus Janson.

Logo de cara, podemos falar das confirmações que tivemos junto com o anúncio do novo time criativo. A primeira delas é que Dick Grayson voltará a ser o Asa Noturna em 2020, concomitante com as mudanças previstas para o Batman quando Tynion IV o estiver escrevendo. Recentemente, Tom King retomou a história do vilão Silêncio, que integra a força policial de Gotham liderada por Bane. Contudo, é difícil saber se Tynion IV dará alguma nova direção a ele, ainda que Silêncio tenha características que combinem com o approach do autor.

Segundo o Bleeding Cool, o grande vilão do Batman em 2020 será o Charada. Recentemente, foi publicada uma edição especial dedicada a ele, parte do evento Year of the Villain, e escrita por Mark Russell. Nela, o Charada questiona seus métodos infantis para provocar o Batman, com anedotas, trocadilhos e mistérios. Ele abdica disso para se tornar outra pessoa – outro tipo de vilão. Certamente ouviremos falar dele nos próximos meses.

A respeito de como Tynion IV escreve, ele tem vasta experiência com equipes, o que pode ser comprovado pelas diversas edições que ele escreveu para Detective Comics, HQ focada na Batfamília, e na Liga da Justiça, com Scott Snyder. Como a revista Batman não possui este perfil, até pode rolar de Tynion IV utilizar alguns membros da Batfamília em suas novas histórias, mas o foco desta HQ é o Morcego. Será um desafio para ele e para todos nós, leitores, ver como o escritor vai desenrolar as novas histórias.

A Detective Comics de James Tynion IV.
A Detective Comics de James Tynion IV.

Particularmente, tenho minhas ressalvas com o trabalho dele. Ainda que o autor seja bem-intencionado e novo no meio, o que lhe dá espaço para ser criativo e ter diversas ideias modernizadas, Tynion IV não só é um discípulo de Scott Snyder como está trabalhando constantemente com seu mentor. Snyder decepcionou bastante no Batman dos últimos anos, mesmo que seu pupilo tenha feito trabalhos melhores – longe dele, é claro. E, com todo o mistério em torno do que ele fará, o que podemos fazer por enquanto é conjecturar algumas teorias superficiais, como fizemos acima, e aguardar suas primeiras entrevistas pós-anúncio.

Uma coisa é certa: Tynion IV não deve ficar após Batman atingir a edição #100. E, segundo algumas fontes do Bleeding Cool, o(a) próximo(a) escritor(a) passará bastante tempo no título, existindo ainda a possibilidade de Luke Fox assumir o manto do Morcego por algum tempo. É nisto que devemos ficar de olho nas próximas semanas.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com