[#CCXP2018] Review: Por Muito Tempo Tentei Me Convencer De Que Te Amava

Thiago Souto não é um cara totalmente novo no mercado. Pode parecer que faz pouco tempo que seus quadrinhos são publicados em nosso mercado independente. O primeiro foi em 2013. Mas Souto está estabelecendo seu nome aos poucos, com álbuns cada vez mais interessantes e reconhecidos. Foi indicado ao prêmio HQMix duas vezes: na categoria Novo Talento Desenhista, por Mikrokosmos, em 2015, e Edição Especial, Arte-Finalista, Colorista e Desenhista, por Labirinto, da Editora Mino, em 2018.

Desta vez, Souto explora a pluralidade da Avenida Paulista na obra Por Muito Tempo Tentei Me Convencer De Que Te Amava, publicada pela Balão Editorial. O coração de São Paulo está em um dos centros urbanos mais caóticos e interessantes do mundo. Logo, a proposta do quadrinista nesta obra foi de capturar os diferentes sons, cores e sabores do centro de São Paulo.

Por Muito Tempo Tentei Me Convencer De Que Te Amava, de Thiago Souto.
Por Muito Tempo Tentei Me Convencer De Que Te Amava, de Thiago Souto.

Andar pela capital paulista pode trazer diversas experiências. Para exemplificar isso, Souto escolheu narrar o que pode acontecer com alguém que passe o dia na Paulista em um domingo, quando ela está fechada para carros e completamente aberta para pedestres e ciclistas. É neste dia em especial que a música rola solta, que diversos produtos são vendidos, pessoas caminham, dançam e conversam pelo trajeto de 2,7 km que forma a Avenida. Tudo isso é mostrado no quadrinho com muita sensibilidade através de um narrador imaginário, mas que pode ser qualquer pessoa que conhecemos. Inclusive nós mesmos.

Por Muito Tempo Tentei Me Convencer De Que Te Amava não é uma história em quadrinhos tradicional. Apesar de sua narrativa ter um formato claro e familiar, a composição de páginas é formada pela homogeneidade de ilustrações. Não há separações de quadros entre as páginas. Aliás, algumas páginas possuem apenas uma única ilustração – uma splash page, se preferirem. O formato possibilita outra abordagem para o que conhecemos como “história em quadrinhos” e garante ao leitor a experiência desejada pelo quadrinista.

O lançamento de Thiago Souto é mais um produto de qualidade que a Balão Editorial colocou recentemente no mercado nacional. Ainda que o apelo da história seja muito maior para os que moram em São Paulo, é impossível não ficar maravilhado com os tons de rosa que a HQ usa para ilustrar a diversidade da Terra da Garoa.

Compre aqui sua edição de Por Muito Tempo Tentei Me Convencer De que Te Amava.


Sinopse/Ficha Técnica:
Título: Por Muito Tempo Tentei Me Convencer de que Te Amava
Roteiro e Arte: Thiago Souto
Páginas: 48
Publicação: Balão Editorial
Idioma: Português
Preço de Capa: R$ 27,70

O quadrinista Thiago Souto declara seu amor por aquilo que São Paulo tem de melhor a oferecer em uma ode à diversidade e à convivência. Primeiro projeto do artista em seguida ao sucesso de crítica e público Labirinto (Mino), a HQ Por muito tempo tentei me convencer de que te amava narra em quadrinhos um passeio de domingo pela Avenida Paulista, quando a via mais famosa da maior metrópole brasileira é fechada para carros e tem suas vias tomadas por pedestres, artistas, ciclistas e skatistas. Ao longo de 48 páginas em preto, branco e magenta, Souto explora uma espécie de realidade paralela sem os carros, as buzinas e o ritmo frenético da capital em uma jornada na qual pessoas, sons, cheiros, sabores e ideias se mesclam e interagem sem restrições. “A minha intenção era trabalhar com algo novo para mim dentro da linguagem dos quadrinhos”, conta o artista em relação ao estilo proposto por ele nessa nova HQ, com imagens e palavras mesclando-se de forma fluida.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com