[#CCXP2018] Review: Quando você foi embora

Viver com animais de estimação é um prazer difícil de definir. Ter um gato ou um cachorro – ou qualquer outro animal que se possa ter em casa – gera trocas honestas de carinho que não requerem nada em troca. Do que um animal precisa a não ser de seu amor por ele, o mesmo que ele lhe dá?

Infelizmente, principalmente em países como os nossos, há animais abandonados e maltratados o tempo todo. Em grandes centros urbanos isso é ainda mais comum. Recentemente houve o caso do cachorro morto a pauladas pelo crápula que era segurança do Carrefour, o que gerou muita indignação por parte da sociedade brasileira. Com razão.

Não é disso que Quando Você Foi Embora fala, contudo. A HQ Ana Cardoso, lançada na CCXP deste ano, traz uma situação cotidiana, sobre a qual não se pode fazer nada – a não ser buscar outras alternativas.

Capa de Quando Você Foi Embora por Ana Cardoso.
Capa de Quando Você Foi Embora por Ana Cardoso.

A pequena Luma perdeu seu dono carinhoso. Nas primeiras páginas vemos a relação amorosa – e pés no chão – que os dois possuem. De repente, ele se vai. Luzia, a verdadeira protagonista da história, tenta adota Luma e passa três semanas com ela. Apesar do período curto, isso lhe coloca em uma série de dilemas e aventuras com Luma, que sempre busca a fuga para voltar à casa do antigo dono.

O apego da cachorrinha nos remete a situações que nós mesmos já vimos no mundo real ou em filmes como Sempre Ao Seu Lado (2009). Cardoso aplica humor e leveza à narrativa, mas em nenhum momento ela deixa de ser emocionante. Da mesma forma que Luzia questiona sua vida e a rápida relação com Luma de forma crível, somos naturalmente imersos em seus dilemas graças à humanidade e relatabilidade da história.

Cada quadro de Quando Você Foi Embora é muito bonito. A sutileza do traço da quadrinista reforça as emoções da história. Luma é uma cachorrinha incrível. Suas peripécias são tao realistas quanto a história e a jornada dela, bem como de Luzia, são fundamentais para curtirmos a obra e nos aproximarmos de nossa própria humanidade.

Compre aqui sua edição de Quando Você Foi Embora.


Sinopse/Ficha Técnica:
Título: Quando Você Foi Embora
Roteiro e Arte: Ana Cardoso
Páginas: 96
Publicação: Balão Editorial
Idioma: Português
Preço de Capa: R$ 35,00

Quando você foi embora é mais um trabalho de fôlego da autora mineira Ana Cardoso. Essa longa HQ parte da premissa da relação afetiva de um cão com seu dono. E o que acontece com o emocional de um animalzinho que é só “coração” quando seu dono não está mais lá? A protagonista Luzia se vê às voltas com essas questões quando acaba precisando cuidar de um cãozinho que acabou sozinho no mundo. Só que ela não pode parar o ritmo da vida dela por causa disso e acaba envolvida em uma série de dilemas. O resultado é uma HQ sensível e emocionante que tocará o coração de todos que já tiveram um bichinho de estimação.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com