Tira Gasoline Alley completa 100 anos

Em 1918, os automóveis estavam tornando-se uma mania nos EUA. Buscando aproveitar essa onda, em 24 de novembro desse ano, Frank King lançou a tira em quadrinhos Gasoline Alley, protagonizada por Walt Wallet, para a página de quadrinhos dominicais do jornal Chicago Tribune. As histórias giravam em torno dos amigos Walt, Doc, Avery e Bill conversando sobre automóveis. Até aí, seria uma tira normal de quadrinhos da época. A grande virada, porém, veio em 14 de fevereiro de 1921, quando, buscando atrair o público feminino para sua tira (uma sugestão do editor Joseph Patterson), Frank King introduziu um bebê na história.

Walt é acordado pela campainha em uma manhã e, ao abrir a porta, depara-se com um bebê abandonado na frente de sua casa. Ele, um solteirão, adota o bebê, dando-lhe o nome de Skeezix, e a partir desse momento a tira passa a acompanhar o desenvolvimento do bebê em tempo real, tornando-se mais uma narrativa da vida de uma família tipicamente americana do que comentários sobre automóveis. Skeezix passa a ser o primeiro personagem de quadrinhos a não se manter imutável com o tempo, envelhecendo junto com seus leitores, assim como passa a ocorrer com os demais personagens da tira.

Skeezix teve diversas aventuras em sua infância, tornou-se um adolescente, começou a trabalhar, lutou na Segunda Guerra Mundial, casou-se com Nina, teve dois filhos, passou pela crise da meia-idade e se aposentou. Walt também envelheceu, casou-se, teve um filho, adotou outra menina, se aposentou e ficou viúvo. E os leitores acompanharam tudo isso na tira.

Gasoline Alley teve 4 roteiristas-desenhistas ao longo do tempo: Frank King (1918–1959), Bill Perry (apenas aos domingos, 1951–1975), Dick Moores (1956–1986) e Jim Scancarelli (de 1986 até hoje). É a tira mais longeva ainda em publicação de todos os tempos e a segunda mais longeva da história, perdendo apenas para Os Sobrinhos do Capitão. Foi adaptada para dois filmes (ambos em 1951), e hoje divide o protagonismo entre Walt, Skeezix, Clovia (filha de Skeezix) e seu marido Slim, contando com a participação esporádica de outros membros da família também.

Atualmente, leitores do mundo inteiro podem acompanhar suas aventuras pela Internet, em https://www.gocomics.com/gasolinealley.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com