[#Superman80Anos] Homem de Aço: O alfabeto Kryptoniano

Este artigo integra o Superespecial Superman 80 Anos, que fará parte do site até dezembro deste ano. Acompanhem todos os artigos deste especial clicando aqui! Ela foi originalmente publicada em 2013, para o especial do filme Homem de Aço, mas não deixa de ser curioso!


Retomando a Maratona Homem de Aço, que mostra novidades, análises e curiosidades sobre o novo filme do Superman, vale comentar a quebra do “código kryptoniano”, um novo idioma cheio de simbologias construído especialmente para o universo do novo filme. Graças ao esforço do site http://kryptonian.info o “código foi quebrado”.

man-of-steel-glyph-creator

Como se sabe a Warner Bros. já divulgou um site que cria símbolos kryptonianos chamado Glyph Creator, e através dele foi possível o entendimento deste alfabeto. O Kryptonian.info percebeu que o que parecia ser apenas mais uma peça de marketing da WB para o filme se transformou numa interessante descoberta linguística: o alfabeto permite que haja traduções mais precisas do que simplesmente trocar símbolos por letras de A a Z.

O site testou o nome “Wesley” de duas formas diferentes para ver como seria o resultado: “Wesley” e “Weslie”. Na primeira tentativa o site retornou “wɛ.s.lɪ” junto com o símbolo kryptoniano da “casa” à qual a pessoa pertencia dentro das famílias kryptonianas; a segunda tentativa retornou “w.ɛ.s.l.ɪ.ɛ“, ou seja, uma quantidade maior de símbolos para compor a pronúncia do nome. Mas como este sistema funciona?

 

mos-vowels

Existe uma base para as vogais: o caracter é rotacionado, invertido ou combinado com uma espécie de “gancho” que acompanha a letra para indicar como cada vogal deve ser representada.

mos-consonants

As consoantes também possuem uma base para os caracteres. A consoante em si sempre tem um grande gancho sobre ela. O mais curioso é que elas são silábicas. Como é possível ver na imagem acima, o gancho em si indica o som da consoante, mas quando ele é tirado de lado, é possível fazer uma combinação consoante+vogal, conseguindo então uma sílaba completa.

mos-syllables

A orientação e o formato do gancho indica como a vogal pode ser anexada à consoante. O site comenta ainda que um estudo feito por eles em 2008 sobre o dialeto kryptoniano da ilha de Vath retornou resultados bastante semelhantes ao estudo deste novo alfabeto. Quem já viu o filme percebeu muitos destes símbolos pelo planeta e em suas construções, mas em momento nenhum os atores falam o dialeto de fato, o que é uma pena.

O Homem de Aço estreou oficialmente em 12 de julho no Brasil, com Henry Cavill (Clark Kent/Superman), Amy Adams (Lois Lane), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Michael Shannon (General Zod), Antje Traue (Faora), Russell Crowe (Jor-El) e Laurence Fishburne (Perry White).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com