Falece o quadrinista espanhol Carlos Ezquerra

Conforme nota divulgada no The Guardian há pouco, foi confirmado que Carlos Ezquerra faleceu na manhã de hoje. Apesar de sua prolífica carreira, no Brasil e em várias partes do mundo o artista é conhecido por ser cocriador do Juiz Dredd.

Carlos Ezquerra vivia em Andorra, começando sua carreira nos quadrinhos britânicos em 1973. Em sua terra natal, iniciou os trabalhos como profissional fazendo HQs de guerra e velho-oeste. Foi com este tipo de trabalho que ele chamou a atenção do editor e escritor Pat Mills, responsável por lançar a antológica 2000AD em 1977, na Inglaterra.

O Juiz Dredd de Carlos Ezquerra.
O Juiz Dredd de Carlos Ezquerra.

Foi da mente de Ezquerra que surgiu o visual futurista e distópico de Dredd e Mega-City One. O personagem apareceu pela primeira vez na segunda edição da 2000AD, mas não foi desenhado por ele. Contudo, sua participação da concepção do personagem – e em suas futuras histórias – foi fundamental. As histórias que ele fez com John Wagner são consideradas por muitos o melhor período de Dredd.

O artista deixa um grande legado para trás, além de seu estilo inovador e inspirador. Em 2010, Ezquerra contou aos fãs em um fórum que tinha sido diagnosticado com câncer nos pulmões e teve um deles removido naquele ano. Ele disse: “Ok, um pulmão a menos… mas quem precisa de dois para desenhar?”.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com