[#CCRS2018] Panini: As super novidades anunciadas pela editora no evento

Homenageado do evento e editor da Panini há anos, Levi Trindade marcou presença na CCRS2018 para participar de painéis e, claro, anunciar novidades da editora para o resto do ano. Acreditem: segundo a quantidade de anúncios feitos, parece que 2018 mal está começando para a editora italiana no Brasil.

Vertigo

O selo adulto da DC teve poucas, mas significativas novidades. A primeira delas, e que certamente vai tocar o coração dos fãs, é a publicação do último trabalho de Darwyn Cooke, que faleceu repentinamente em 2016. Trata-se de Crianças do Crepúsculo, produzida com o quadrinista indie Gilbert Hernandez. Nela, coisas estranhas acontecem em um vilarejo latino-americano envolto de magia e elementos de ficção científica.

Um dos primeiros anúncios da Panini na CCRS2018: a última obra de Darwyn Cooke.
Um dos primeiros anúncios da Panini na CCRS2018: a última obra de Darwyn Cooke.

Garth Ennis mantém seu sucesso no país com mais uma republicação: Soldado Desconhecido, desenhada por Killian Plunkett. Sombria e violenta, a série (que sairá encadernada aqui) mostra um agente secreto procurando pelo Soldado original enquanto este busca um substituto para seu posto. Essa HQ já tinha sido lançada aqui pela Metal Pesado.

Como não podia deixar de ser, Sandman, que completa 30 anos em 2018, terá relançamentos de toda sua coleção (inclusive de Morte) e a chegada da versão definitiva de Sandman Prelúdio.

Marvel

Muita coisa da Casa das Ideias chegará às lojas e bancas nos próximos meses, a começar pelo início da publicação de X-Men Gold e Blue na mensal X-Men. Arma X, Extraordinários X-Men e Cable terão encadernados nos próximos meses. Haverá também dois volumes da série de Jean Grey a fim preparar os fãs para A Ressurreição de Jean Grey. Devido a baixas vendas lá fora, não houve aprovação da diretoria da Panini para publicação de Homem de Gelo e Geração X.

Homem-Aranha também recebeu novidades. Aliás, um dos maiores anúncios do evento foi relacionado ao personagem: a publicação de volumes imensos de Espetacular Homem-Aranha, com cerca de 500 a 600 páginas cada, incluindo, na ordem, as histórias feitas por Stan Lee, Steve Ditko e John Romita Sr. No momento três volumes assim estão programados, mas outros podem sair se as vendas forem boas.

Essa monstruosidade chegará ao Brasil muito em breve!
Essa monstruosidade chegará ao Brasil muito em breve!

Ainda no Aranha, Homens-Aranha 2 também será lançada. Mais uma vez produzida por Brian Michael Bendis, esta segunda reunião entre Peter Parker e Miles Morales tem como objetivo justamente descobrir quem é o Miles do Universo 616.

As Coleções Históricas continuam. Mestre do Kung-Fu e Hulk irão de 5 a 8. Aliás, Hulk deve ir pelo menos até a fase da Encruzilhada, se tudo der certo, o que garante muito Gigante Esmeralda para os leitores nacionais. Ainda nessa coleção, houve burburinhos na internet acerca da chegada das histórias do Demolidor de Ann Nocenti a este formato. Levi disse na CCRS2018 que não passam de boatos, mas revelou ser um fã desse período do personagem e que gostaria de ver essas histórias aqui, mas em outro formato.

Encadernados de capa cartão não vão faltar: Deadpool & Justiceiro, Punho de Ferro, Luke Cage e Os Defensores. E de capa dura também não: Demolidor: Amor & Guerra, de Frank Miller e Bill Sienczewicz finalmente será republicada (em um volume luxuoso, que ainda terá a inédita Bizarre Adventures #28), assim como as 18 edições de Poder Supremo, de J. Michael Straczynski e Gary Frank.

Por fim, em termos de Star Wars, Darth Vader terá seu último encadernado (de republicações) em breve. Já a nova série dele que está saindo nos EUA chegará aqui no mesmo formato. Enquanto isso, as histórias principais de Star Wars continuarão no formato mix. Outros encadernados com outras histórias de Star Wars sairão normalmente nos próximos meses.

DC

A Editora das Lendas teve poucas novidades confirmadas, mas Levi tirou várias dúvidas dos fãs e deixou algumas possibilidades no ar para atiçar todo mundo – falaremos sobre isso mais abaixo.

Segundo Levi na CCRS2018, Action Comics #1000 chegará logo ao Brasil.
Segundo Levi na CCRS2018, Action Comics #1000 chegará logo ao Brasil.

Por enquanto, as maiores novidades da DC são a chegada de Action Comics Especial: Superman 80 Anos, que publicará no Brasil e celebrada Action Comics #1000 em formato encadernado, com capa cartão e papel LWC, a vinda do Sr. Milagre (Tom King, Mitch Gerards) em um primeiro encadernado, o compilado do terceiro ano de Injustiça e Mulher-Maravilha: Amazona Verdadeira, de Jill Thompson. Levando-se em conta que a artista é uma das convidadas da CCXP deste ano, é possível que esta HQ seja o grande lançamento do evento.

Levi reiterou também o tardio lançamento de Wednesdey Comics, aquela coleção da DC que prestou uma homenagem às tirinhas dominicais em 2009. A luxuosa edição terá capa dura e formato 28 x 45 cm. Sairá ainda em 2018.

Quadrinhos Digitais

Levi quebrou a banca ao anunciar que a Panini está começando a entrar no ramo de quadrinhos digitais, algo que era pedido por fãs há muito tempo. Por enquanto, a iniciativa resume-se a alguns títulos de mangás, como Bleach e Tokyo Ghoul. A liberação das edições será feita em lotes com vários números sequenciais. Valores para aquisição neste formato não foram liberados, mas isso não deve demorar, pois a ideia é que estes quadrinhos sejam comercializados ainda em agosto/setembro. O movimento segue a linha iniciada pela concorrente JBC há pouco tempo aqui no país.

Tokyo Ghoul é um dos mangás que serão lançados digitalmente pela Panini.
Tokyo Ghoul é um dos mangás que serão lançados digitalmente pela Panini.

O formato desses quadrinhos será EPUB3, ou seja, de layout fixo. Eles serão vendidas nas plataformas Amazon, da Apple, Kobo e Google/Android.

Há negociações para lançar Marvel e DC desse jeito no Brasil? Segundo Levi, sim, há. Contudo, além de as empresas serem mais resistentes e possuírem mais burocracia (devido a parcerias com distribuição, comic-shops online e offline etc), elas também têm seus próprios aplicativos e canais digitais, o que dificulta a abertura para outras plataformas. Portanto, é melhor os fãs terem paciência nesse sentido.

As dúvidas dos fãs

Houve algumas perguntas para Levi no final do painel – não tantas quanto poderia, pois a quantidade de anúncios foi tão grande que houve pouco tempo para interação com o público. De qualquer forma, aqui vão alguns dos questionamentos feitos pelo público e como o editor os respondeu:

  • Aquaman de Peter David: graças ao filme, que sai em dezembro, há interesse da Panini brasileira em lançar este material por aqui. Contudo, a diretoria da Panini não aprovou para este ano. Se o filme for bem-sucedido, as chances de vermos essa coleção por aqui no começo do ano que vem são grandes. Em capa cartão e papel LWC
  • Outras coleções que podem sair neste formato e que já foram consideradas pela Panini são o Arqueiro Verde de Mike Grell e o Flash de Mark Waid. Todo este material está sendo relançado lá fora há algum tempo, depois de anos fora de catálogo
  • Coleção Lendas: o Batman de Jim Aparo ganhará mais 3 volumes, mas o grande chamariz dessa coleção em 2018 será Lendas de John Byrne com o Superman. Mulher-Maravilha de George Pérez também pode ter continuação, já que ele continuou escrevendo o título por mais um tempo depois que parou de desenhá-lo
  • Starman de James Robinson finalmente entrou numa avaliação mais séria pela diretoria da Panini, graças ao crescimento estrondoso do mercado de livrarias. Parece que agora vai. Já a Liga do Morrison, pedida pelo pessoal de lá, está meio que num limbo editorial. Não devemos vé-la tão cedo
  • Em termos de Vertigo, um fã perguntou sobre a série Livros de Magia (que veio após a minissérie de Neil Gaiman, já relançada pela Panini no Brasil em formato de luxo): Levi revelou que essa HQ sequer foi levada em consideração pela Panini. Talvez isso mude agora, com a volta do Universo de Sandman lá fora

Por enquanto é isso, Zeronautas! Qual(is) desses lançamento(s) mais te empolgou? Comente abaixo!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com