Falece o artista Bong Dazo, aos 56 anos de idade

Bong Dazo, nascido em Manila, a capital filipina, faleceu neste último final de semana aos 56 anos de idade. A notícia foi confirmada por seu agente David Campiti e pela Marvel Entertainment, para quem o artista trabalhou durante anos. Dazo também assinava seus trabalhos como Angelo “Bong” Dazo ou Ty “Bong” Dazo.

Campiti escreveu uma grande despedida ao colega, publicada pelo Bleeding Cool. Nela, o agente descreve Bong Dazo como uma grande personalidade, cuja presença equiparava-se a ter Buda ao seu lado. Ele foi o primeiro desenhista filipino a assinar com a agência de Campiti, a Glass House, e manteve a tradição de artistas daquele país a trabalharem no mercado de super-heróis nos Estados Unidos.

David Campiti e o desenhista Bong Dazo.
David Campiti e o desenhista Bong Dazo.

Dazo estava enfrentando uma longa batalha contra o câncer, conforme nota publicada pela própria Marvel:

A Marvel está profundamente triste com a perda de Ty Bong Dazo, artista de Deadpool e outros grandes quadrinhos. Nossos sentimentos para sua família, amigos e fãs pelo mundo todo.

Deadpool é o trabalho pelo qual Dazo é mais conhecido, sendo seguido por Star Wars: Cavaleiros da Velha República. Recentemente ele esteve em parceria com a independente Zenescope, em que desenhou o título Belle: Beast Hunter. Na DC, Dazo desenhou apenas alguns especiais e edições mensais espaçadas, como artista fill-in.

Toda a bibliografia de Dazo pode ser conferida no Comic Book DB. Boa parte dela foi publicada no Brasil. O artista deixa uma esposa, Jessica, e duas filhas, Johan e Jianon.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com