[#Breaking] Elenco de Guardiões da Galáxia pede volta de James Gunn em carta aberta

O caso de demissão do diretor James Gunn está longe de acabar. Há poucos minutos o elenco principal da franquia Guardiões da Galáxia lançou uma carta aberta ao público pedindo a volta do diretor à franquia. Ele foi demitido pela Marvel/Disney há poucos dias quando antigas piadas suas relacionadas a pedofilia, AIDS e estupro foram redescobertas pelo público no Twitter.

O teor da carta resume-se à frase “Nós apoiamos completamente James Gunn e estamos chocados com sua demissão na semana passada”, como até foi tuitado por alguns dos atores em suas contas oficiais. Levando-se em conta o tom das piadas de Gunn, feitas entre 2009 e 2012, pode parecer um choque que os atores o estejam defendendo. Contudo, a história é mais complicada que isso.

Toda essa controvérsia envolvendo Gunn começou quando, do nada, cerca de dez mil tweets antigos dele foram revividos por contas duvidosas. Após alguma pesquisa e a repentina demissão do cineasta, descobriu-se que a fonte da controvérsia, ou seja, quem escavou os tuítes, eram veículos de imprensa e perfis dedicados a apoiar o presidente Donald Trump e certas agendas que Gunn é publicamente contra. Houve envolvimento inclusive de pessoas ligadas ao caso Pizzagate, uma das fake news de maior repercussão durante a corrida eleitoral norte-americana de 2016. Nela, pessoas acusavam a candidata Hillary Clinton de comandar uma rede de pedofilia numa pizzaria.

O diretor já havia sido questionado sobre o que fez quando foi contratado pela Disney. Isso foi em 2012. Ele lançou um pedido de desculpas público afirmando:

ALGUNS ANOS ATRÁS EU ESCREVIA UM BLOG QUE TINHA A INTENÇÃO DE SER SATÍRICO E ENGRAÇADO. AO LÊ-LO NOVAMENTE ONTEM EU NÃO ACHO ELE ENGRAÇADO. A TENTATIVA DE HUMOR DO BLOG NÃO REPRESENTA OS MEUS SENTIMENTOS. NO ENTANTO, EU CONSIGO ENTENDER QUE ESSAS AFIRMAÇÕES FORAM MAL COLOCADAS E OFENSIVAS PARA MUITOS. EU SINTO MUITO E ME ARREPENDO COMPLETAMENTE DE TÊ-LAS FEITO. PESSOAS QUE ME CONHECEM, E COMO EVIDENCIADO PELO MEU FACEBOOK E POR OUTROS MEIOS, SABEM QUE EU SOU UM APOIADOR VOCAL PELOS DIREITOS DA COMUNIDADE GAY E LÉSBICA, MULHERES E QUALQUER PESSOA QUE SE SINTA ISOLADO, E ME MATA QUE OUTROS OUTSIDERS COMO EU, INDEPENDENTE DO GÊNERO OU SEXUALIDADE, POSSAM TER SE MACHUCADO OU ATACADOS POR ALGO QUE EU DISSE. NÓS ESTAMOS TODOS NO MESMO LUGAR, E EU QUERO FAZER O MEU MELHOR PARA FAZER DESTE MUNDO UM LUGAR MELHOR PARA TODOS NÓS. EU ESTOU APRENDENDO O TEMPO TODO. EU PROMETO SER MAIS CUIDADOSO COM MINHAS PALAVRAS NO FUTURO. E EU FAREI O MEU MELHOR PARA SER MAIS ENGRAÇADO TAMBÉM. MUITO AMOR PARA TODOS. (Tradução de Rebeca Puig)

Em um texto extremamente sóbrio e que analisa profundamente o caso, Rebeca Puig, do Nebulla, lançou um pensamento extremamente importante sobre tudo isso: se não acreditarmos que uma pessoa pode se redimir, crescer e mudar suas opiniões, de que adianta advogar por mudanças? Tudo leva a crer que James Gunn passou por processo longo (e honesto) de mudanças de pensamento para chegar onde chegou. Certamente pegou mal ter apagado os tuítes antigos, mas a ação provavelmente fez parte da retórica de mudança e de seu laço com o maior conglomerado de produção infantil do planeta: a Disney.

Receber o apoio de todo o elenco dos filmes, que possui grandes nomes, é um movimento importante a favor do diretor – que, por sinal, não fez objeções à decisão de sua demissão e entendeu perfeitamente como seu senso de humor pegou mal, mesmo que tenha sido há tantos anos. A carta aberta foi assinada por todos: Chris Pratt, Zoe SalJdana, Bradley Cooper, Sean Gunn, Vin Diesel, Dave Bautista, Karen Gillan, Pom Klementieff e Michael Rooker. Eles querem trabalhar com o diretor no futuro novamente.

A carta na íntegra (em inglês) ser lida abaixo:

Carta do elenco de Guardiões da Galáxia pedindo a volta de James Gunn.
Carta do elenco de Guardiões da Galáxia pedindo a volta de James Gunn.

1 Comentário

Clique para comentar

18 − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com