[#TerraZero10Anos] Dossiê Quarto Mundo – JACK KIRBY: O Homem, A Lenda, O Mito

Ano passado atingimos o centenário de Jack Kirby e 46 anos da criação do Quarto Mundo, a colaboração máxima do quadrinista para o Universo DC – seus conceitos são utilizados até hoje, dentro e fora das páginas de quadrinhos. Anos atrás, em 2010, este redator e o amigo e colaborador Luís Alberto resolveram iniciar um dos especiais mais ambiciosos da história do Terra Zero: o Dossiê Quarto Mundo!

Nesta série imensa de artigos vocês poderão conferir tudo sobre este universo criado por Kirby nos anos 1970 e quais mensagens ele quis passar com esses personagens e suas histórias. Confiram os textos na íntegra, publicados como foram escritos na época!

Órion e Darkseid se enfrentam em arte de Jack Kirby.
Órion e Darkseid se enfrentam em arte de Jack Kirby.

O Especial de 10 Anos do Terra Zero republicará alguns dos maiores textos já lançados aqui. Semanalmente, com a hashtag #TerraZero10Anos. Além disso, teremos um item no menu que redireciona para uma página com todas essas republicações. Não percam – e aproveitem para conhecer nossa história!


Introdução por Felipe Morcelli

Realmente não tinha outra forma de comemorar o lançamento do novo site, senão com o especial mais prometido por nós sendo publicado, enfim. A partir de hoje vocês entram em reinos jamais imaginados por nenhum outro escritor, começando uma jornada a um dos quadrinhos de maior referência cultural e literária já feitos. Portanto, amigos, estejam conosco todas as segundas e quartas-feiras para nos acompanharem numa aventura sem igual.

Preparem-se! Acionem suas Caixas Maternas! Coloquem seus pés no tubo de explosão sejam bem-vindos ao Quarto Mundo de Jack Kirby!

Texto por Luis Alberto

Você já deve ter lido aqui no Multiverso DC algumas matérias citando um cara chamado Jack Kirby. Se você é fã de quadrinhos ou, ao menos, conhece um pouco do assunto, já ouviu falar desse nome. Na verdade, dizer que ele é “um cara” soa até como uma ofensa. Ele é praticamente uma entidade, e se você não o conhece, já passou da hora.

Você pode não ter ouvido falar dele, se caiu agora no universo das HQs, contudo, já deve ter ouvido falar dos X-Men, Hulk, Capitão América, Quarteto Fantástico ou do Homem de Ferro, não é mesmo? Pois é, caro decenauta, Jack Kirby foi responsável pela criação dos conceitos de praticamente todos os personagens bons da Marvel, com exceção talvez, do Homem-Aranha, incluindo os super-vilões Galactus e Doutor Destino. E não é só isso! Kirby além de ser um gênio escrevendo, influenciou toda uma geração de desenhistas, dentre eles, o nosso querido Bruce Timm, responsável por todo o Universo animado da DC.

À Esquerda, os Vingadores por Jack Kirby. À direita, o mesmo grupo por Bruce Timm. Percebeu a semelhança?

Darkseid, um dos ícones do Quarto Mundo, em arte de Jack Kirby.
Darkseid, um dos ícones do Quarto Mundo, em arte de Jack Kirby.

Mas voltando as criações do mestre, ele não se metia só com super-heróis. Começou a carreira no mundo das animações, como desenhista do Popeye (!), indo anos depois para a Marvel. Contudo, durante muito tempo, escreveu e desenhou contos para histórias de cunho romântico, western (o famoso bangue-bangue) ou ainda, ficção científica (e isso inclui uma adaptação do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço!).

E talvez, por conta dessa experiência em tantas áreas, viria a criar sua obra-prima. Na década de 1970, após uma briga com Stan Lee e Martin Goodman, chefões da Marvel à época, Kirby se afastou da editora, e foi acolhido de pronto na DC. Passou então a trabalhar numa história que misturava ficção científica, romance, mitologia, conflitos étnicos, políticos e culturais, além de uma boa dose de ação, como não poderia ser diferente. Estamos falando é claro, dos Novos Deuses e do Quarto Mundo.

Mostrando algo que jamais havia sido visto antes (do modo como foi abordado), Kirby cria deuses planetários, brigando no espaço numa eterna batalha do bem contra o mal. As histórias publicadas em New Gods, Mister Miracle, Forever People, além é claro, do Superman’s Pal Jimmy Olsen, eram extremamente empolgantes, e dizem até, que sua intenção era de fechar o arco com a morte dos Novos Deuses, mas a DC vetou o projeto, já que as histórias eram muito bem vistas pelo público (ou seja, vendiam igual a água!). Também foi responsável posteriormente pela criação de Kamandi, OMAC, e o demônio Etrigan.

Enfim, Jack Kirby é um gênio, e merece ser lembrado como tal. Infelizmente, faleceu em 1994 com 77 anos, e talvez jamais vejamos alguém tão brilhante quanto ele. Por isso, aqui no Multiverso DC estaremos, em breve, fazendo uma série de matérias sobre o conceito do Quarto Mundo de Jack Kirby, a fim de levar àqueles que não conhecem sua obra, vislumbrarem a riqueza de conceitos brilhantes criados pelo escritor, e aos que já conhecem, dividir seu conhecimento com todos. Então preparem suas caixas maternas, porque logo vocês terão acesso a esse riquíssimo material.

Até lá então!


WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com