Sociedade dos Monstros: HQ histórica do Shazam será reimpressa

Pode parecer incrível que a versão original da história Sociedade dos Monstros, do Capitão Marvel (Shazam), tenha ficado tantos anos fora de catálogo. Produzida nos anos 1940 pelos lendários Otto Binder e C.C. Beck, a saga de inéditas 24 edições (algo inimaginável para a época) será reimpressa no encadernado Shazam!: The Monster Society of Evil em 6 de fevereiro 2019, pertinho do lançamento do filme do herói.

A história é marcante por diversos motivos. Primeiramente, como dito acima, é ser uma saga tão extensa em uma época em que isso não era feito; em seguida, por mostrar uma das maiores reviravoltas dos quadrinhos de super-heróis de todos os tempos (a verdadeira identidade do Sr. Cérebro); por fim ser um documento histórico de como o preconceito inerente aos gibis da época, cheios de estereótipos racistas.

A Sociedade dos Monstros original foi produzida enquanto os Estados Unidos estavam na Segunda Guerra Mundial. Portanto, personagens asiáticos, principalmente os japoneses, eram caracterizados de forma propositalmente equivocada e preconceituosa. Isso sem falar nos personagens negros, vistos como serviçais ou atrasados.

Página clássica da Sociedade dos Monstros original. Arte de C.C. Beck.
Página clássica da Sociedade dos Monstros original. Arte de C.C. Beck.

Como o quadrinista Jeff Smith (que fez a nova versão da Sociedade dos Monstros em 2007) afirmou ao Newsarama em 2010:

Os personagens negros são retratados de uma maneira muito estereotipada, o que era tristemente típico da época, e os personagens japoneses também – o que, mais uma vez, era típico da Segunda Guerra Mundial. Não vejo por que eles não reimprimem [a história], espero que eles o façam e digam: “Isso é o que foi feito na época, e é muito ruim, mas também faz parte da história”.

A solicitação da HQ pode ser vista abaixo. Ainda não está claro se a DC fará algum texto introdutório explicando o contexto em que a obra original foi concebida. De qualquer forma, ela está fora de catálogo desde 1989, quando foi reimpressa após mais de 40 anos com uma tiragem limitada e numerada, hoje raríssima.

SHAZAM!: THE MONSTER SOCIETY OF EVIL DELUXE EDITION HC
Roteiro: OTTO BINDER
Arte: C.C. BECK e PETE COSTANZA
Capa MICHAEL CHO
A princípio, era simplesmente uma voz sem corpo no rádio, provocando o Capitão Marvel com seus esquemas cada vez mais diabólicos de conquistar o mundo. Então, os leitores ofegaram quando o Sr. Cérebro foi revelado – ele e seus dois centímetros! Essa criatura humilde realmente era o epítome do mal que dizia ser? Felizmente, Billy Batson entendeu a tolice de subestimar alguém com base em seu tamanho! Mesmo tão pequeno assim, o Sr. Cérebro era um grande problema – especialmente quando ele transformou os membros ameaçadores de sua Sociedade dos Monstros para soltá-los e causar estragos!
Este novo volume reúne toda a série de 24 capítulos da Era de Ouro dos Quadrinhos com novos ensaios do especialista em quadrinhos da Fawcett, P.C. Hamerlinck e produtor de cinema e historiador de quadrinhos Michael Uslan. Contém histórias de Captain Marvel Adventures # 22-46!

O volume terá 272 páginas e custará US$ 49,99.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com