Guerra Infinita: Mais “Desafio” ou mais “Infinito”?

Thanos está aqui! A Guerra Infinita já começou!

Guerra Infinita: O maior evento cinematográfico da Marvel Studios, reunindo grande parte do elenco de personagens introduzidos nessas três fases e uma década de seu universo transmidiático mais popular, desperta curiosidade tanto dos leitores habituais quanto de espectadores mais casuais.

É certo que a construção de toda a trama do longa-metragem dos irmãos Joe e Anthony Russo é uma trama original. Ela segue sua própria linha narrativa de acordo com o fluxo das histórias contadas dentro do unverso cinematográfico Marvel. Entretanto, até os leitores menos familiariazados com o material cósmico da editora podem observar influências e elementos cruciais de duas obras em quadrinhos publicadas pela editora: Desafio Infinito, de Jim Stalin, e Infinito, de Jonathan Hickman.

Página dupla de Desafio Infinita por George Pérez.
Página dupla de Desafio Infinita por George Pérez.

Aqui destacaremos elementos de cada uma das histórias presentes na trama de Guerra Infinita, a fim de levantar o questionamento e o debate entre os Zeronautas acerca da influência de cada uma delas no filme de maior escopo dentro do universo Marvel até o momento.

Desafio Infinito

Decerto, Desafio Infinito foi (e ainda é) um dos principais pilares em se tratando de sagas dentro do universo de quadrinhos da Marvel, tanto em termos de formato quanto em narrativa.

A história publicada em 1991, escrita pelo arquiteto do núcleo cósmico da editora, Jim Starlin e ilustrada pelas referências George Pérez e Ron Lim, é o ápice da megalomania do vilão Thanos, o Titã Louco. Tendo sua segunda busca pelas então chamadas gemas (ou joias) do infinito (mostrada em detalhes na saga prólogo A Jornada de Thanos (também escrita por Stalin) concretizada, Thanos atende o absurdo capricho de sua amada – a encarnação metafísica da Morte – e elimina com um mero pensamento metade da população do universo 616 da editora naquela ocasião.

Com isso, muitos personagens da editora naquele momento simplesmente deixaram de existir. O cataclisma universal gerado obriga o ser conhecido como Adam Warlock e o Surfista Prateado (ex-arauto de Galactus),  a reunirem um time com os maiores heróis disponíveis naquele momento para enfrentarem, de alguma forma, aquela ameaça.

Página de Desafio Infinito por George Pérez e Ron Lim.
Página de Desafio Infinito por George Pérez e Ron Lim.

Infinito

De lá para cá Thanos não parou de atormentar os paladinos e a população do universo 616 e afetar, de forma grave, o grande panorama da Marvel. Sua participação é crucial em momentos finais da longa estadia da dupla de autores Dan Abnett e Andy Lanning no universo cósmico da editora durante os anos 2000. No entanto, em se tratando especificamente de Guerra Infinita, os irmãos Russo basearam algumas de suas ideias (e tiraram muitos elementos) de uma saga que se passa 22 anos após Desafio Infinito: a minissérie em seis partes publicada em 2013 e escrita por Jonathan Hickman chamada Infinito.

Thanos é o grande vilão da Guerra Infinita.
Thanos é o grande vilão da Guerra Infinita.

Infinito conta a história da vinda da raça de seres chamados Construtores à Terra. Uma equipe designada de Vingadores parte ao espaço e se une a povos da galáxia para combater esta ameaça. Com isto Thanos aproveita a “desprotegida” Terra e vem até o nosso planeta com o interesse tanto nas joias do Infinito quanto no seu filho Inumano chamado Thane. Auxiliado pelo grupo de seres conhecido como Ordem Negra, Thanos vem a Terra cobrar seus “tributos” – rebentos do Titã Louco espalhados pela galáxia.

O Desafio das Joias

O elemento mais óbvio extraído diretamente de Desafio Infinito foi lentamente sedimentado no MCU ao longo de seus 10 anos de existência. Misturando ideias da Jornada de Thanos e do próprio Desafio, os irmãos Russo tornaram este o tema central do novo longa-metragem. As joias do Espaço, Tempo, Realidade, Mente, Poder e Alma reunidas concedem a seu portador um estado de quase onipotência e onisciência.

A primeira gema do infinito foi criada por Roy Thomas em 1972, e sua primeira aparição se deu em Marvel Premiere #1. Ela está intimamente relacionada a Adam Warlock. Na época, o manipulador geneticista Alto Evolucionário concede uma gema a Warlock. Posteriormente, em 1977, Jim Starlin desenvolve o conceito das gemas (que na época eram todas chamadas de joias da alma) na primeira história na qual Thanos reúne todas as seis e é derrotado pelos Vingadores com a ajuda de Adam Warlock e do Capitão Marvel, que ainda era vivo. Esta história, que muitos leitores consideram talvez a melhor envolvendo as gemas, se chama Thanos War.

Capa de Captain Marvel #28 por Jim Starlin, Pablo Marcos e Gaspar Saladino.
Capa de Captain Marvel #28 por Jim Starlin, Pablo Marcos e Gaspar Saladino.

O Desafio Infinito se concretiza de fato anos depois, em 1991, seguido da passagem marcante do próprio Starlin pelo quadrinho do Surfista Prateado e da já mencionada Jornada de Thanos. Ali, são definidas exatamente as características e propriedades de cada uma das joias, além de estabelecida a motivação de seu portador.

Invasão Infinita da Ordem Negra

Outro elemento presente em Guerra Infinita é o protagonismo de seus generais durante sua chegada a Terra. O Cull Obsidian ou Ordem Negra, é um grupo de malfeitores criados por Jonathan HIckman exclusivamente para a saga Infinito e histórias posteriores durante sua passagem nos quadrinhos dos Vingadores. Proxima Meia Noite, Corvus Glaive, Fauce de Ebano, Estrela Negra e Supergigante são enviados a diversos pontos do planeta como Atlântida, o instituto Jean Grey para jovens mutantes, Wakanda e Attilan.

A Ordem Negra em arte de Jim Cheung.
A Ordem Negra em arte de Jim Cheung.

A invasão de Thanos a Terra mostrada como uma empreitada em larga escala nos trailers e comerciais de TV de Guerra Infinita pode parecer algo bem mundano em histórias de super-heróis. No entanto, o formato mostrado e a participação muito forte do povo de Wakanda no filme é um dos elementos mais marcantes da saga Infinito.

Thanos durante a saga Infinito.
Thanos durante a saga Infinito. Arte de Jim Cheung.

Nela, os exércitos de Thanos comandados pela sua Ordem Negra buscam as joias e o filho inumano de Thanos pelo Planeta. Ao encontrar Namor, o príncipe submarino em uma já fragilizada Atlântida, Proxima Meia Noite é orientada pelo próprio Namor a procurar as gemas no país do Pantera Negra. A traição de Namor (resultante de uma rusga entre o mesmo e o Pantera) acarreta em uma dramática batalha que devasta a nação e causa perdas inestimáveis.

Infinito Desafio

Em uma amálgama destes elementos primordiais mostrados nas duas sagas envolvendo Thanos, somados aos filmes já lançados pela Marvel, os irmãos Russo desenvolveram premissa e roteiro de Guerra Infinita. As joias do Infinito popularizadas por Jim Starlin sempre foram o dispositivo de enredo por trás do grande mosaico do MCU. Portanto, unindo-as a um ambiente terrestre e coadjuvantes marcantes trazidos pela saga de Hickman, temos a combinação que move o terceiro e mais grandioso filme dos Vingadores.

E para você, Zeronauta? Qual será das duas sagas tem maior influência no roteiro de Guerra Infinita? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com