Where We Live: Image faz HQ para vítimas de Las Vegas

Quadrinhos são arte. São formas de protesto. De diversão. De passar mensagens importantes, explícitas ou implícitas. Quadrinhos também servem para acalentar os mais sofridos, como qualquer forma de arte. Como tal, podem ter um destino ainda mais nobre: ajudar quem precisa nos momentos em que a dor fica mais aguda.

A tragédia ocorrida semanas atrás em Las Vegas fez a editora Image selecionar um dos maiores artistas do século XXI, JH Williams III (Sandman: Overture, Batwoman, Promethea) para fazer a curadoria de Where We Live. Trata-se de uma HQ cujo faturamento será destinado a sobreviventes do terrível atentado que matou dezenas e feriu centenas.

Arte de divulgação de Where We Live.
Arte de divulgação de Where We Live.

Participando da antologia estão os quadrinistas Wendy Wright-Williams, Scott Allie, Dave Stewart e o publisher da Image, Eric Stephenson. O anúncio oficial do projeto, via Williams III, afirma:

No dia 1º de outubro de 2017, Las Vegas, Nevada, sofreu o maior massacre da história moderna dos Estados Unidos, resultando em 58 mortes e cerca de 500 feridos. Partiu meu coração. Las Vegas é meu lar. Achei que algo precisava ser feito para ajudar, de forma única. Foi necessário uma semana para que o choque se dissipasse o suficiente a fim de eu decidir o que queria fazer para ajudar a criar um projeto beneficente aos sobreviventes, com ajuda de Eric Stephenson, Scott Allie, Dave Stewart e Wendy Wright-Williams.

Estou agradecido por eles e pela Image terem se prontificado tão rapidamente para me ajudar. Com esta HQ, intitulada Where We Live, nossa esperança não apenas ajudar os que sofreram com este trágico evento, mas também iniciar um diálogo para prevenir que este tipo de violência aconteça de novo no futuro. Pedimos que se unam a nós nesse esforço. Mais detalhes virão em breve.

Ainda segundo a Image, a revista terá diversas perspectivas sobre o tema, explorando coisas como os valores de uma sociedade com compaixão, a necessidade por comunicação, saúde mental, acesso à saúde, violência causada por armas, acesso a armas, a história da 2ª Emenda, por que ela é importante para portadores de armas, o papel da National Rifle Association nas políticas locais e nacional, o balanço entre segurança e privacidade/liberdade, a consequência das tragédias e como os indivíduos e comunidades perseveram, o papel da mídia nas tragédias, constante suporte aos sobreviventes e apreciação de Las Vegas como uma comunidade.

Maiores novidades sobre o projeto serão divulgadas em breve.