Biblioteca Mário de Andrade recebe Feira Miolos em SP

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em parceria com a editora Lote 42, realiza neste sábado (11) em São Paulo mais uma edição da Feira Miolos. A própria biblioteca recebe o evento, que tem início às 11 da manhã e término às 11 da noite. Além dos mais de 150 editores que levarão seus materiais para exposição, a feira traz uma exposição do falecido editor independente britânico Morris Cox (reconhecido no Reino Unido por seu trabalho ousado e experimental nas artes gráficas dedicadas a publicações) e várias palestras sobre quadrinhos e arte independente. Um show do cantor Enzo Benzo, musicando poemas de Drummond e Leminksi, encerra as atividades.

Neste ano, a Feira ocupará dois andares da Biblioteca, diversificando suas atrações e aumentando seus espaços – como por exemplo, o espaço “Miolinhos”, destinado a publicações infanto-juvenis. No ciclo de palestras, chamado “Fala Miolos”, as atividades falam desde a cena de quadrinhos independentes da Inglaterra até palestras de “como falar sobre quadrinhos”.

Público de edições anteriores do evento. Foto: Publish News.

Morris Cox*

Morris Cox (1903-1998) foi um poeta inglês rejeitado por diversas editoras até montar a editora e gráfica própria. Com sua Gogmagog Press, publicou 35 livros entre 1957 e 1983. E ele não apenas publicou senão que escreveu, ilustrou, diagramou e imprimiu sozinho usando máquinas e matrizes de impressão construídas por ele. Também foi ele quem encadernou um a um.

Morris Cox era um impressor-artista (chamava sua técnica de action printing) que até hoje continua relativamente ignorado. Os livros tinham uma elegância sublime. O pouco que se conhece é graças a alguns fervorosos admiradores. A mostra inédita, montada especialmente para a Feira Miolo(s), tem curadoria do autor e designer Gustavo Piqueira. Livros originais — raros tanto no Brasil quando no exterior — estarão expostos, além de reproduções de diversas obras.

Conheça um dos livros da editora, Spring, em vídeo divulgado pela Lote 42, que também lança na feira um livro dedicado ao editor:


Programação*

12h • Arte impressa, onde está e para onde vai? com João Varella

13h • Colaboração e subversão na cena de quadrinhos e ilustração independente na Inglaterra, com Ligaya Salazar

14h • Morris Cox: notável autor, ilustre desconhecido, com Gustavo Piqueira

15h • O que um livro desperta nas crianças?,
com Camila Feltre

16h • A singularidade das editoras artesanais no Brasil, com Flávio Vignoli ​

17h • Falando de falar sobre quadrinhos, com Lielson Zeni e Maria Clara Carneiro

18h • Publicar como prática artística,
com Regina Melim

19h • Técnicas, materiais e variações gráficas no design experimental de livros, com Silvia Nastari ​

20h • O livro de artista, processos criativos e desdobramentos, com Ana Rocha ​

21h • A tipografia como expressão artística, com Cláudio Rocha


*Com informações: Editora Lote 42 e Biblioteca Mário de Andrade.

  • Maximus,FuncionárioPúbPauNoCu

    Vcs receberam press release ou tiveram que correr atrás da notícia pra realizarem sua obrigação em divulgar ;)

    • Delfin

      Nunca alimentamos os trolls ;)