[Review] Oeste Vermelho – O Velho-Oeste dos Ratos

Adoro velho-oeste. Deveria ver mais filmes do estilo, na verdade, devo-me isso há um bom tempo. O interesse veio mais tarde, quando já era adulto, por volta de 2009 ou 2010, quando vi, pela primeira vez, Era Uma Vez no Oeste (1968), estrelado por Charles Bronson. Tomado pela catarse que foi ver este clássico, consumi tudo que pude em seguida.

Vieram aí A Trilogia do Dólar, Os Indomáveis, Os Intocáveis e alguns outros, inclusive e série de TV Deadwood, da HBO. Anos depois — muitos anos depois –, deparei-me com uma HQ nacional de dois caras que, até então, eram desconhecidos por mim.

Capa de Oeste Vermelho.
Capa de Oeste Vermelho.

Marcelo e Magno Costa, irmãos gêmeos, lançaram Oeste Vermelho em 2011, mas só tive contato com a obra recentemente. E ela é recheada de referências. Mesmo. Não só aos filmes, mas ao estilo do velho-oeste. às jornadas, os eventos e, claro, a sede de vingança dos injustiçados.

Apesar de curto, o quadrinho é bem executado e traz um espírito mais moderno a uma cultura tão antiga como a do faroeste. Com Oeste Vermelho, os irmãos não apenas mostraram sua capacidade como criadores e artistas (impressionantes, diga-se de passagem, com uma página linda atrás da outra) mas também trouxeram para o mercado nacional um pouco do que David Petersen faz há alguns anos com Mouse Guard lá fora – ratinhos antropomórficos em aventuras brutalmente interessantes e fantásticas.

Impactante página de Oeste Vermelho.
Impactante página de Oeste Vermelho.

Oeste Vermelho é daqueles quadrinhos que passaram despercebidos por muitos leitores de quadrinhos no Brasil, mas precisa ser mais conhecido, ainda mais agora que Marcelo e Magno Costa estão mais conhecidos do público por causa da HQ do Capitão Feio, que comentamos aqui.


Sinopse/Ficha Técnica:
Título: Oeste Vermelho
Roteiro e Arte: Marcelo e Magno Costa
Páginas: 88
Publicação: Devir (Dezembro de 2011)
Idioma: Português
Preço de Capa (cartonada): R$ 34,50

Um cruel bando de gatos ataca Nedville, a pequena cidade de ratos fazendeiros do Velho Oeste. Madlock, o líder local e proprietário da maior parte da cidade, força os moradores a ignorar o perigo, mas Frank Jones não aceita tratar a ameaça de forma leviana e fará de tudo para proteger sua família e seus amigos.

Comente

Clique para comentar

3 × 3 =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com