Inumanos: Faturamento inicial mostra força da marca Marvel

Todos os sites de entretenimento estão cobrindo, há dias, o fracasso de crítica dos Inumanos. Apoiada por uma estreia agendada para ser exibida em salas selecionadas por diversas salas no mundo todo — e com a chancela da marca IMAX –, a série foi massacrada por especialistas. Mas nem isso conseguiu impedir que o faturamento da estreia fosse mais que satisfatório para a Marvel.

Assim como Punho de Ferro, a série dos Inumanos teve produção de Scott Buck, e ambas foram as verrugas no excelente linha de lançamentos do Marvel Cinematic Universe, instituído em 2008, como este levantamento do Rotten Tomatoes pode mostrar – as séries são as únicas não certified fresh pelo agregador de críticas. Como esperado, o programa estrelado por Danny Rand já teve a confirmação de que um novo produtor assumirá a segunda temporada.

É de se esperar que isso aconteça com o seriado dos Inumanos também, caso eles tenham uma segunda temporada. Será que isso pode acontecer?

Foto promocional de Inumanos.
Foto promocional de Inumanos.

Em princípio, sim.

Foram anos de construção e, logo no começo, muito apoio da Disney, que comprou todo o grupo Marvel Entertainment em 2009, mas a jornada da Marvel Studios, seja em TV, streaming ou cinema, estabeleceu a marca com muita força no inconsciente coletivo.

Não foram poucas as matérias em jornais do mundo todo indicando o sucesso do filme da Mulher-Maravilha como mais um acerto da Marvel — o desconhecimento da concorrência, que até agora tem falhado em estabelecer a marca com o público geral, faz com que “filme de super-herói” seja sinônimo de Marvel. É um feito impressionante, gostando ou não do modelo de negócio (ou até dos produtos) deles.

Portanto, segundo levantamento do Box Office Mojo, a estreia dos Inumanos nas salas IMAX foi boa. Os faturamentos domiciliar (EUA) e mundial resultaram numa arrecadação de 2,6 milhões de dólares. Claro que o valor parece pífio perto de qualquer outra estreia da Marvel. Contudo, além de as salas terem sido selecionadas, Inumanos sofreu críticas pesadas antes da estreia e foi destinado a um público menor.

A fim de comparação, o término da quarta temporada de Game of Thrones, exibido no mesmo formato, arrecadou 1,5 milhão. Portanto, a estreia foi boa. E levando-se em conta que a IMAX financiou os dois primeiros episódios e a ABC pagará pelos seis restantes, a serem exibidos em diversos canais pelo mundo, mesmo com audiência moderada a série pode ganhar uma segunda temporada. Não fiquem surpresos se acontecer — menos ainda se Scott Buck for demitido.

Inumanos é a mais nova investida televisiva da Marvel. A série teve os seus dois primeiros episódios exibidos, a partir de 31 de agosto, em salas de cinema (no formato IMAX), com cópias dubladas e legendadas, no Brasil. Ambos os episódios também serão reexibidos no canal por assinatura. Confira aqui o trailer legendado logo abaixo:

  • Isso pq nego estava fazendo torcida pra ser flopado! Parece que não vai ser mesmo! Too bad! Hahahahahahahahaha!!!

    Vou assistir na TV sim! :)

  • Cassiano Cordeiro Alves

    Fracasso? É um episódio duplo de seriado exibido nos cinemas, pelo amor de Deus! E está estreando. A bilheteria foi boa. Acho meio cedo para falar em continuidade ou cancelamento do programa.

  • Júnior Goncalves de Lima

    que pena, sinal que qualquer porcaria vende :/

  • Pingback: Inumanos: Marvel começa a demonstrar primeiros problemas com a TV()