Metal, Batman e Gavião Negro: Crossover cresce com Bats out of Hell

Morcegos saindo do inferno. Taí um bom nome para um quadrinho do Batman. Em inglês, fica ainda mais sonoro: Bats out of Hell. Poderia ser um disco do Motörhead ou, por que não, do Ozzy (mas virou um Meat Loaf). E o estilo musical dessa galera tem muito a ver com a identidade visual do crossover Metal, o atual chamariz do Universo DC.

Mas, mesmo com tudo que foi anunciado até agora (Metal, one-shots, Dark Matter e tudo mais), o que é realmente promissor está agendado para chegar às lojas entre outubro e novembro deste ano. Lá fora, é claro. Para aproveitar toda a empolgação em torno deste material, a DC apostou em uma típica iniciativa de capas dos quadrinhos comporem uma arte completa, no caso feita por Ethan Van Sciver. Algo que vai de encontro ao que DiDio disse sobre o mercado e as decisões da DC a respeito de artifícios em capas no futuro da indústria, mas ok, é compreensível.

A arte é realmente bacana:

Bats out of Hell por Ethan Van Sciver.
Bats out of Hell por Ethan Van Sciver.

As edições que formam os crossovers são The Flash #33, Justice League #32, Hal Jordan and the Green Lantern Corps #32 e Justice League #33, mas o mais importante é que eles se conectam a Hawkman Found. Mais que especial, esta edição trará de volta o Gavião favorito dos decenautas de uma forma mais moderna e conectada com o Renascimento da DC, de onde ele esteve fora por um bom tempo. Desnecessário dizer que o Metal do título da saga principal refere-se a nada mais, nada menos que o metal enésimo, um dos elementos mais interessantes e versáteis da mitologia “fantasticocientífica” da DC.

Vamos dar uma olhadinha no que vem por aí em cada uma dessas edições? Começaremos por Hawkman Found, é claro:

HAWKMAN: FOUND #1
Roteiro: JEFF LEMIRE
Arte: BRYAN HITCH e KEVIN NOWLAN
Capa: BRYAN HITCH
Capa variante: JIM LEE e SCOTT WILLIAMS
Um dos maiores heróis da DC está perdido! Ninguém viu ou ouviu falar de Cartel Hall, o Gavião Negro. Há anos. Reincarnado repetidas vezes desde a aurora da humanidade, o Gavião Negro passou muitas vidas descobrindo os mistérios mais fantásticos de sua história. Agora, ele se tornou uno para com ela! Entre na jornada para um dos becos mais sombrios do Universo DC, quando um homem misterioso tenta unir todas as peças do que aconteceu com o Gavião, e como isso se conecta aos eventos de Dark Nights: Metal!

Hawkman Found em arte de Bryan Hitch.
Hawkman Found em arte de Bryan Hitch.

THE FLASH #33
Roteiro: JOSHUA WILLIAMSON
Arte: HOWARD PORTER
Bats out of Hell Parte Um! Após os eventos angustiantes de Dark Nights: Metal #3, a Liga da Justiça percorreu o mundo para encontrar justamente os artefatos que podem impedir a invasão do Dark Multiverse. A Liga acha que sabe como tomar seu mundo de volta, mas eles não estão preparados para o que vem por aí: Os Sete Cavaleiros Sombrios do Dark Multiverse. Com todo o brilhantismo do Batman, mas sem nenhum de seus valores. Barry Allen, o Homem Mais Rápido do Mundo, é o primeiro a sentir o sabor do planos deles, quando A Morte Vermelha o ataca na Fortaleza da Solidão.

JUSTICE LEAGUE #32
Roteiro: BRYAN HITCH
Arte: LIAM SHARP
Bats out of Hell Parte Dois! A Liga da Justiça foi separada pelos mortais Cavaleiros Sombrios, sendo forçados em versões bizarras da Batcaverna criadas para matá-los! O Batman Que Ri e a Máquina Assassina fazem experimentos no Cyborg, observando como ele reage aos horrores do Dark Multiverse! Será que a Liga da Justiça vai sobreviver ao ver seus piores pesadelos tornando-se realidade?

HAL JORDAN AND THE GREEN LANTERN CORPS #32
Roteiro: ROBERT VENDITTI
Arte: ETHAN VAN SCIVER
Bats out of Hell Parte Três!
O Dawnbreaker chega a Coast City, pronto para sugar sua luz antes de tomar o resto do mundo. Auxiliados pelos poderes da Liga da Justiça, Hal Jordan fica de prontidão para impedir o Lanterna pervertido, até que o Batman Que Ri sai das sombras.

JUSTICE LEAGUE #33
Roteiro: BRYAN HITCH
Arte: TYLER KIRKHAM
Bats out of Hell Parte Final! Agora é a Liga da Justiça versus os Cavaleiros Sombrios! Luta! Os Cavaleiros Sombrios levaram a Liga, derrotada, para o castelo de [SECRETO], dentro da possuída Gotham City, onde eles serão preparados para o sacrifício! Cyborg é a única esperança da Liga, cujo retorno do Dark Multiverse o mudou para sempre!

  • Guylherme Lobo

    Só uma dúvida sobre o canon:

    Estava lendo recentemente A Morte do Gavião Negro (2016), onde o Gavião é Katar Hol e ele está em Thanagar, e fiquei com uma dúvida na cabeça: Existem dois Gaviões no UDC atual? Carter, na Terra, e Katar, em Thanagar? E tipo, Carter chegou a fazer parte da SJA ou essa ainda não existe no Rebirth?

    Só essas perguntas mesmo. Se alguém souber a resposta eu agradeceria.

    • Lucaaaah

      pra Saber disso tem que ter lido o gaviao do rob liefind ( eu não tive essa coragem).

    • Yads Domingues

      Não. No final do gibi solo do Gavião Negro (Carter Hall), ele descobre que eh um Thanagariano de nome Katar Hol.

      Ele nunca fez parte da Sja pq ela não existe na Terra um pós New-52

      • Guylherme Lobo

        Ué, então ele se passava por Carter Hall mas na verdade era o Katar, sendo que o Carter original é esse que aparece no Dark Days? Quanta confusão!

        • Cassiano Cordeiro Alves

          Isso não é nada. Eu comecei a ler hqs da DC ainda pela editora Abril, no universo pós-crise havia maior bagunça entre Falcão da Noite, Gavião Negro, Katar Hol…Quando Geoff Johns assumiu fez boas histórias consertando a cronologia do personagem. Agora trouxeram a bagunça novamente.

  • Anderson

    Não estou nem um pouco empolgado pra ler mais uma história em q o batman é personagem central… e pior uma SAGA INTEIRA… quiseram fazer uma saga em que o metal enézimo é a peça fundamental, mas tiveram que encher tudo com o batman, quando na verdade é o Gavião Negro que tem ligação com o metal… pq tudo tem que ter o batman???? ah.. lembrei…