A arte promocional primordial de Marvel Legacy. Lápis de Joe Quesada.

Marvel Legacy: Editora oferece capas lenticulares e mercado se preocupa

Há um mês, logo após o término da San Diego Comic Con (em que as iniciativas editoriais Doomsday Clock e Marvel Legacy, respectivamente de DC e Marvel, foram apresentadas com mais detalhes aos fãs), publicamos um texto no site explicando o colapso mercadológico da indústria de quadrinhos nos Estados Unidos.

Não se enganem: isso também acontece aqui, principalmente agora que as revistas do Renascimento da DC saem com preços mais altos e menos páginas (com uma qualidade de impressão a papel bem melhores, por outro lado). HQ é um produto, de certa forma, elitizado.

Isso é agravado quando editoras lançam campanhas para capas variantes com artifícios encarecedores, dentre eles capas lenticulares. Fazia tempo que o mercado não via isso, uma característica muito típica das HQs dos anos 1990, mas a DC trouxe de volta em 2013 com tudo ao lançar o Villains Month/Forever Evil (que chegou no Brasil como Vilania Eterna).

Lembram disso? Marvel Legacy vai por este caminho. Não dá pra negar que é legal!
Lembram disso? Marvel Legacy vai por este caminho. Não dá pra negar que é legal!

O que dissemos na matéria anterior é que a DC estava buscando uma forma de diminuir artifícios em seus lançamentos para que o mercado não ficasse inflado. Explicando novamente, essas capas variantes, principalmente as lenticulares, são um problema para comic shops e até para colecionadores:

Por quê? Porque, cada edição que ganha diversas capas variantes possui níveis diferentes de variação de preço e raridade. Colecionadores perseguem as raridades em busca apenas do produto ou do desenhista que ele ama, o que causa uma queda drástica de vendas na edição seguinte, pois ela não tem o mesmo nível de raridade ou os mesmos desenhistas nas variantes. E claro, produtos raros têm preços inflados, afastando ainda mais os colecionadores casuais.

O problema surgido com Marvel Legacy é que a editora está forçando os chamados retailers (vendedores das comic-shops) a comprarem duas ou três vezes mais unidades de cada uma das 53 novas revistas. Tudo isso para garantir unidades lenticulares em cada pacote, o que é venda certa para os leitores, mas que pode muito bem deixar os lançamentos de capas comuns abandonados nas prateleiras das lojas.

Percebam que este é o modelo contrário ao que a DC está buscando fazer aos poucos. O que não significa que uma esteja certa e outra, errada; pelo contrário. São maneiras diferentes de se fazer negócios, ambos com benefícios e prejuízos para todos os lados. Contudo, nota-se uma discrepância razoável em termos de planejamento mercadológico, ou seja, para onde a editora espera que a indústria chegue a médio e longo prazos.

Um retailer, a Jetpack Comics, chegou a dizer o seguinte sobre Marvel Legacy: “Este é um modelo de negócios muito estranho, colocar sua base primária de consumo em uma posição de ter que comprar de 2 a 2,25 vezes o produto que sabe que não pode vender nesta quantidade”.

Uma outra loja, do Arizona, afirmou: “Tentei refatorar esses números, tentei falar com outras lojas e descobri que não estou sozinho. Teríamos que encomendar muitas capas regulares do que conseguimos vender aqui para justificar ter uma lenticular”.

Após ouvir algumas dessas reclamações, a Marvel diminuiu a quantidade mínima obrigatória de pedidos para alguns títulos, mas os mais populares ainda requerem encomendas 200% maiores que o normal. Uma destas revistas é Invincible Iron Man: The Search For Tony Stark.

É estranho que as duas maiores editoras dos EUA estejam caminhando por caminhos tão distintos em termos de mercado, justamente em uma época em que elas deveriam unir esforços para garantir reforço e apoio ao mercado. Outras editoras menores dependem do funcionamento saudável dessas duas para continuarem vendendo seus títulos.

É bem provável que as lojas tenham que vender essas revistas restantes mais adiante a preços baixo, o que pode encolher seus lucros. No fim das contas, só os meses depois do advento de Marvel Legacy é que dirão como o mercado sobreviverá a mais um inchaço.

(com informações do CBM)

16 Comentários

Clique para comentar

1 × 5 =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com