Marvel Legacy: Renumerações, retornos, homenagens e morte

A campanha de divulgação da iniciativa Marvel Legacy entra em fase de massificação, a partir deste início de segundo semestre. Com a promessa de retornar a um molde mais tradicional de histórias, a Casa das Ideias revelou capas, nomes de arcos e as renumerações dos 52 novos títulos mais tradicionais de sua nova linha de quadrinhos. Portanto, revistas como Avengers, Amazing Spider-Man, Invincible Iron Man e até Punisher são renumeradas para a casa das centenas.

Segue abaixo a lista divulgada pela editora com os títulos da linha Legacy e os nomes dos novos arcos que iniciam esta fase em suas publicações.

Uma ausência muito importante é a de qualquer título do Capitão América na lista de quadrinhos de Marvel Legacy. Apesar dos personagens que detém o mento aparecerem em algumas das novas capas da nova linha linha, não há título de Steve Rogers ou Sam Wilson na listagem. Outras ausências sentidas na lista divulgada pela Marvel são de revistas como Ultimates 2, Deadpool and the Mercs for Money, Doctor Strange and the Sorcerers Supreme, Great Lakes Avengers, I Am Groot, Rocket, Infamous Iron Man, Kingpin, Nova, Occupy Avengers, Patsy Walker, Spider-Man 2099, Silver Surfer e Thunderbolts. O recém-anunciado título dos Fugitivos, que tem previsão para lançamento em setembro de 2017 também não foi incluído na lista da iniciativa.

Outro ponto importante a ser observado é que os títulos principais da nova linha dos X-MenBlue Gold, não tiveram suas numerações alteradas. Portanto a numeração mais alta em títulos Marvel com o advento de Legacy fica com Amazing Spider-Man em sua edição número 789.

A capas reveladas para o lançamento e os nomes de arcos dão algumas dicas para o direcionamento das novas histórias da editora. Abaixo destacamos algumas das principais mudanças e pistas de direcionamento nos títulos da Marvel a partir do início de Legacy.

Marvel Two-in-One #1

Impossível ignorar esta capa. Um título completamente novo, mas que resgata algo que os fãs clamam desde o final das Guerras Secretas da editora. Com o sugestivo título The Fate of the Four, a revista protagonizada pelo Coisa e o Tocha Humana pode ser o embrião do retorno da Primeira Família da Marvel.

The Falcon #1

O novo título do Falcão deixou muitos fãs com a proverbial pulga atrás da orelha. Na capa vemos um uniforme diferente da versão atual do personagem, que não parece ser Joaquim Torres e, sim, o próprio Sam Wilson. Com o advento de Legacy, vários questionamentos emergiram sobre a manutenção do status de Sam como Capitão América. Em algumas outras capas da linha Legacy, Sam ainda aparece como Capitão América; portanto, se a Marvel pretende fazer somente uma homenagem ou se reverterá Sam mesmo para a identidade de Falcão, veremos aqui, nesta publicação.

The MIghty Thor #700

Com um número “redondo”, um título que anuncia a morte da poderosa Thor e uma capa que evoca uma das mortes mais icônicas de toda a história da Marvel, The Mighty Thor #700 já vem despertando a fúria dos fãs da personagem, desde que foi revelada. O atual arquiteto de Legacy, Jason Aaron, não costuma brincar em serviço; portanto, é recomendável muita atenção para a primeira edição da revista da Deusa do Trovão após o início da iniciativa.

Spirits of Vengeance #1

O quarteto “que vale” pode não ter retornado ainda, mas, com o advento de Legacy, a Marvel reúne quatro personagens com bastante afinidade (ou não) em um novíssimo título chamado Spirits of Vengeance. BladeSatanaDamon Hellstrom e o Motoqueiro Fantasma (que definitivamente não parece ser Robbie Reyes) aparecem na capa da primeira edição do novo título infernal da editora.

The Punisher #218

Com o título direto de Frank Castle: War Machine, a edição 218 de The Punisher coloca o Justiceiro dentro da armadura Máquina de Combate, indicando um acesso do personagem ao arsenal do falecido James Rhodes.

Guardians of the Galaxy #146

Com o sugestivo título de arco chamado Infinity Quest, uma capa com inúmeras referências à saga Desafio Infinito e com a proximidade do longa metragem Avengers: Infinity War em 2018, o quadrinho dos Guardiões da Galáxia parece querer resgatar os temas desenvolvidos por Jim Starlin em sua passagem pelo universo cósmico da Marvel. Em uma legenda na capa, podemos ler “a busca começa aqui” (em referência à frase na capa de Desafio Infinito que dizia “o fim começa aqui”). Portanto isto pode ser indicativo do retorno ao tema das jóias do infinito.

Amazing Spider-Man: Renew your vows #13

Pode ter passado despercebido para grande parte dos leitores, mas o título do arco da décima terceira edição de Amazing Spider-Man: Renew your vows pode indicar uma relação deste título da Família Aranha com a nova realidade do universo Marvel. Eight Years Later é um título que se relaciona diretamente com a cronologia da Marvel após o final de Guerras Secretas. Na época, as histórias da editora começaram a ser contadas 8 meses depois do final da saga e o número cabalístico multiversal pode indicar (ou não) uma relação deste título com o universo “que vale” da editora. Na capa, vemos a já crescida filha dos Parker, Anna, assumindo o manto da personagem Spiderling, em uma referência à clássica capa da cultuada Amazing Fantasy #15. Muitos fãs já especulam que Aranha é, na verdade, uma versão de Mayday Parker, a Garota Aranha da realidade MC2.


Marvel Legacy tem início em setembro na linha de quadrinhos da Marvel com uma edição única de cinquenta páginas escrita por Jason Aaron e ilustrada por Esad Ribic que reposicionará vários elementos da cronologia da editora. No entanto, antes a Marvel pretende lançar edições com histórias únicas com o título Generations reunindo encarnações clássicas de seus principais personagens aos heróis de legado atuais com o intuito de mostrar uma integração entre as versões de seus ícones.

  • adrianocesar21

    Talvez tenham segurado o titulo do Capitão pra não darem potenciais spoilers do final de Secret Empire. E a Marvel não aprendeu ainda que qualquer mudança de status com o Frank Castle enfurece os fãs. ele utilizar o arsenal da armadura até é uma ideia ok.. mas ele ser o novo Maquina de combate é uma péssima ideia

  • Dyno Sampzer

    Frank Castle com a armadura do máquina de combate….vai matar todos os bandidos do universo….kkkk

  • Grunge

    52 novos titulos! Marvel Comics: Os Novos 52! =D

  • Sir Jones Kast, Ph.D.

    CHUPA, DC

  • Pingback: Marvel Legacy terá primeiro crossover em Mojo Worldwide()

  • Atlético Tubarão & Wizard

    Jason Aaron é genial

  • Pingback: Edição 226 | Terceira Terra()