DuckTales: Novo quadrinho é oficialmente anunciado pela IDW

Lá na newsletter que lançamos toda semana aos padrinhos do Terra Zero (Quer saber como ela é? Torne-se nosso padrinho agora a partir de R$ 5,00!), a #NadaAconteceNaSexta, estou contando lentamente da vida e obra de Carl Barks. Conhecido também como o Homem dos Patos, o criador do Tio Patinhas e de quase toda a mitologia do personagem deixou um legado invejável na história dos quadrinhos, um que sobrevive até hoje e voltará aos holofotes com o lançamento do novo quadrinho DuckTales.

Esta publicação, lançada sob o guarda-chuva da IDW e sua parceria inédita com a Disney, começará em setembro, mesma época em que a nova animação do Disney XD será exibida. Nela, ninguém menos que o ator escocês David Tennant (muito amado pelo público e pela equipe do Terra Zero por ter feito Doctor Who e o Homem Púrpura em Jessica Jones) dublará o Tio Patinhas, em um trabalho que promete ser antológico.

Capa de DuckTales #1 por Marco Ghiglione.
Capa de DuckTales #1 por Marco Ghiglione.

O quadrinho intitulado simplesmente de DuckTales será escrito Joe Caramagna e desenhado por Luca Usai e Gianfranco Florio. Os nomes podem parecer novos para todos nós, mas essa galera está muito preparada: Caramagna tem vasta experiência como letrista em quadrinhos mainstream, mas já escreveu muita coisa, principalmente material infantojuvenil baseado nas animações do próprio canal Disney XD.

Luca Usai desenhou histórias do Donald e as adaptações das animações Carros 2 e Up; Florio também desenhou histórias do pato mau-humorado e diversos outros quadrinhos baseados em propriedades Disney. Ou seja, a IDW elegeu um time preparado para dar conta dos personagens mais queridos da Disney.

Apesar de em julho sair uma edição #0 dessa nova mensal, é em setembro que as coisas começaram pra valer com as histórias The Great Experiment of the Washing Machine e The Chilling Secret of the Lighthouse, ambas na primeira edição de DuckTales. Os titulos são bem sugestivos e respeitam a tradição aventureira da família Mac Patinhas. E quer saber? Até os produtores da animação estão empolgados com o material de papel.

Capa de DuckTales #1 por Marco Ghiglione.
Capa de DuckTales #1 por Marco Ghiglione.

Frank Angones, roteirista e editor de histórias do desenho, disse no Twitter:

Li um quadrinho que Joe Caramagna já escreveu [para a revista] e ela deve ser uma das minhas histórias favoritas de DuckTales. Estes gibis serão DIVERTIDOS.

Não se sabe se este material sairá no Brasil, mas, levando-se em conta o esforço que a Editora Abril sempre fez (e o faz com ainda mais veemência nos últimos anos com seus lançamentos luxuosos e inéditos), é difícil não imaginar essas revistas chegando por aqui. Talvez em 2018 ou início de 2019. Enquanto isso, os fãs podem ir se aquecendo com o divertidíssimo Duck Tales: Os Caçadores de Aventuras, lançado ano passado por eles. O quadrinho, muito luxuoso, reúne algumas das melhores histórias que a família tem, no melhor estilo Indiana Jones [#MomentoJabáGarantido]

Sim, hoje temos quadrinhos Disney com essa qualidade no Brasil!
Sim, hoje temos quadrinhos Disney com essa qualidade no Brasil!

Nessas horas é bem difícil separar os lados emocional e nostálgico do crítico. Certamente pegarei essas revistas para ler, mas não será somente por curiosidade profissional, será como fã. Admiro todas as coisas que Barks fez e ver o legado dele vivo me deixa feliz. Não importa como.

Se Tio Patinhas e toda sua família estão por aí, em quadrinhos e animações, tenho motivos para ficar satisfeito, mesmo que boa parte deste material não seja indicado para alguém da minha idade. Se bem que, numa hora dessas, vale a pena voltar a ser criança. Vale a pena cantar, pois ver isso de novo foi como voltar a ser menino!