Pipoca e Nanquim: a entrada no ramo editorial

Cannon, de Wallace Wood, é a nova investida do canal de Youtube Pipoca & Nanquim no ramo editorial. Após a estreia com Espadas & Bruxas, do espanhol Esteban Maroto, em abril, a trupe de editores de quadrinhos formada por Alexadre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes traz para a Amazon seu mais novo projeto: uma coletânea de tiras, publicadas em periódicos, distribuídos nas bases do exército estadunidense no exterior.

O Terra Zero conversou com Alexandre Callari e Daniel Lopes sobre o trabalho do selo Pipoca & Nanquim. Confira abaixo:


Terra Zero: Como que surgiu a ideia de vocês entrarem no ramo editorial? Porque vocês investiram nesse ramo, acharam que havia um nicho que não estava sendo explorado? Como foi viabilizada essa possibilidade, através da parceria com a Amazon?

Daniel Lopes: A ideia surgiu há um bom tempo, por volta de 2011, mas era um sonho distante, mal tínhamos experiência na área editorial e noção de mercado. Agora, acalentando o projeto com muito carinho, conhecendo melhor todo o processo de produção e o cenário, conseguimos dar o pontapé inicial no projeto.

Alexandre Callari: A proposta com a Amazon foi uma extensão do trabalho realizado como Canal. Eles viram que tínhamos um bom desempenho como Associados e começaram a abrir algumas portas. Enxergamos essa como a possibilidade perfeita para unir o útil ao agradável.

Terra Zero: Vocês já lançaram Espadas & Bruxas. Como foi editar esse material? Vocês já tem larga experiência em edição, é claro, mas dessa vez vocês fizeram isso para um projeto quase que pessoal. E como está sendo a recepção, vocês estão satisfeitos?

Alexandre Callari: Foi incrível trabalhar com esse material. Eu, particularmente, sou fã do Esteban desde que comecei a colecionar HQs, em meados dos anos 1980. Interagir com ele, trocar ideias, receber elogios… tudo isso foi ótimo, mas, acima de tudo, apresentar um trabalho tão fino a toda uma geração que não o conhecia, isso sim é incrível. E, em grande parte, essa será a missão do Pipoca como editora.

Daniel Lopes: A recepção está sendo ótima. O público foi muito receptivo e está dando todo apoio em termos de empolgação e divulgação (comentários, compartilhamentos, tweets…). O produto ainda está à venda na Amazon e já continua aparecendo na lista dos mais vendidos por lá, tendo ficado uma semana inteira em primeiro lugar!

Terra Zero: Que tipos de materiais vocês pretendem lançar? Vimos dois lançamentos até agora, de autores antigos e que tiveram pouca ou nenhuma divulgação no Brasil até então. Esse é o conceito da Editora Pipoca & Nanquim?

Alexandre Callari: Não. Teremos um recorte, claro, mas ele não será temporal, e sim qualitativo. Por exemplo, nunca traremos um material como Rob Liefeld (com todo respeito aos fãs dele). Simplesmente não enxergamos como Esteban Maroto, Wally Wood e outros nomes que pretendemos lançar poderiam estar lado a lado na prateleira com um artista como ele. Não cabe na nossa cabeça. Isso não significa que não tentaremos dar cartadas com materiais mais contemporâneos ou até com material alternativo na linha de super-heróis. Mas, caso aconteça algo do gênero, será muito bem escolhido. Dito isso, o mundo é muito grande, não? Há mestres relegados em todos os países do planeta e, cada vez mais, tentaremos trazer esses trabalhos para o Brasil.

Terra Zero: O que está no radar para os próximos lançamentos da Editora P&N?

Daniel Lopes: O nosso canal segue firme e forte. Sempre tentamos inovar a apresentação dos vídeos e deixar interessante ao público, e ele nunca deixará de ser a nossa atividade principal. Para o futuro, estamos preparando uma loja com alguns produtos exclusivos (camisetas, canecas…) com o selo P&N. Quanto à editora, temos programados mais quatro lançamentos para este ano. São todos quadrinhos maravilhosos, mas ainda não dá para entregar o ouro. Só adianto que também tem literatura apontando no horizonte…


Fique atento ao Terra Zero para mais informações sobre o selo Pipoca & Nanquim!

7 Comentários

Clique para comentar

4 × quatro =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com