Doomsday Clock: Começa a contar o relógio para Watchmen no UDC

Decenautas de todo o mundo foram surpreendidos no último domingo (14) pelo anúncio de Doomsday Clock, minissérie em quatro partes que finalmente irá trazer os personagens de Watchmen para o Universo DC. Geoff Johns soltou o teaser em sua conta no Twitter. Ele assinará os roteiros, que serão desenhados por Gary Frank e Brad Anderson. A série chega às comic shops estadunidenses em novembro.


O que se sabe até agora é que Superman e Dr. Manhattan estarão no epicentro do polêmico crossover. A história, que será auto-contida, dará sequência aos acontecimentos vistos em Universo DC Renascimento #1 e em The Button (que chega a sua conclusão nesta quarta-feira, dia 17, em Flash #22).

geoff johns ivan reis joe prado felipe morcelli
Geoff Johns não é o careca da foto, acredite ;)

Em entrevista ao SyFy Wire, Johns confirmou algumas teorias, e ainda deu alguns spoilers da conclusão de The Button. Confira abaixo alguns trechos da entrevista:

Sobre o confronto entre Superman e Dr. Manhattan:

Há um ser que perdeu a sua humanidade e distanciou-se dela, e um alienígena que encarna a humanidade mais do que a maioria dos seres humanos. Eu amo a ideia de que Watchmen influenciou DC, mas como seria olhar isso de uma forma reversa?

Sobre a relação entre a história e o atual momento político dos EUA:

Ela (a história) é sobre o mundo e a atitude das pessoas. Eu sinto como se agora houvesse extremos em toda parte, em todos os lados. Eu sinto que as pessoas, cada vez mais, estão separadas. Eles estão escolhendo lados, em vez de descobrir como fazer a vida melhor juntos. Um sentimento real de raiva e frustração, não há muita compaixão ou disposição para nos entendermos. Contar uma história de dois extremos e explorar nossos estados zeitgeist coletivos por meio desses personagens é o que estamos fazendo.

A verdade é que, se o mundo e o país não seguissem um certo caminho, não sei se estaríamos contando esta história. Para nós, a história não existiria se o último ano não tivesse acontecido.

Sobre o confronto entre o otimismo de Rebirth e o pessimismo do universo de Watchmen:

Esse é exatamente o ponto da história, não é?

Eu acredito no poder desses ícones. Acredito no poder da esperança e no otimismo. Eu não acho que é falso. As pessoas tendem a dizer que se é sombrio, e arenoso, é real. Eu recuso isso. Acho que Gary e eu ganhamos o direito de fazer uma história em que acreditamos. Com o Rebirth, acho que provamos que nos importamos e levamos isso a sério. Nós amamos Watchmen. Nós amamos o Universo DC.

Atenção, Zeronauta! As duas próximas falas de Johns falam diretamente sobre os fatos de Flash #22, que estreia na próxima quarta, 17 de maio. Se você não quer saber detalhes da conclusão de The Button, abandone o post agora mesmo!

No final de Flash #22, Batman enxerga o sinal da Mansão Wayne, e perguntas serem respondidas:

Isso é exatamente o que Manhattan queria. Ele queria era tirar Bruce do caminho.

Na última página de Flash #22, vemos um escudo do Superman totalmente rasgado.

Isso é por desígnio. Quais são as falhas em Superman? Até onde pode Superman cair? Nós vamos descobrir, ainda há muito mais por vir, mas vamos aprofundar em breve.


O Terra Zero está acompanhando esta história de perto, Zeronauta. Teorize em nossa caixa de comentários. Em breve, mais sobre DC, como a série já está sendo chamada inclusive pelos autores.

  • Ultra SARMENTISTA!

    O EISNER É CERTO!
    #CHUPAMARVEL !

    • Adriano DeSouza

      O eisner não é certo mesmo se fosse a melhor HQ do mundo. Os juízes do Eisner já mostraram que são anti-DC. Eles preferem premiar a revista da Garota Esquilo. Olha só as ultimas indicaçoes.

  • Neo

    DELÍCIA!!!!!

    • Eduardo Faria Guimarães

      Leu Flash # 22?

      • Neo

        Vai sair quarta feira agora

        • Eduardo Faria Guimarães

          Pensei que tinha saído.

          • Neo

            Adiaram em 1 semana

          • Yuri Peixoto

            the hype is on the table

      • Yuri Peixoto

        Flash 22 não sai nessa semana?

      • O S é de Socialismo.

        vcs compram a edição americana ou é em scans?

        • Eduardo Faria Guimarães

          Scans.

          • O S é de Socialismo.

            cuidado com a panini… rsrsrsrs

  • Eduardo Faria Guimarães

    O Batman,Flash,Flash (Wally West),Mulher Maravilha e o Átomo deve ser uns que devem estar envolvidos,já que eles sabem que o universo está sendo manipulado.

  • Neo

    O futuro é incerto, Clark. Você e seus amigos o descobrirão

  • Eduardo

    Medo…
    Consigo imaginar Dr. Manhattan “trocando idéia” com o Superman da Terra Paralela, antes de Crise Infinita. Mas agora?? Pra que isso, Boninho??
    Tão mais fácil e honesto usar os heróis da Terra-4 do que assaltar a geladeira do Moore outra vez.

    • Os 7 Soldados da Vítória

      Até porque os personagens não são da editora, é claro .
      E também lógico que ela não deve lucrar com esses personagens, já que a DC usou eles bastante no passado …

    • O S é de Socialismo.

      geladeira de moore nada. os personagens são propriedade intelectual da DC. a DC tem todo e qualquer direito de usá-los a hora que bem entender.

  • Mr.L

    Uma divindade que se tornou humano e um humano que se tornou uma divindade,ansioso demais pra esse encontro. Mas e depois? Será que watchmen volta a ficar isolada do UDC?Será que o Manhattan vai ficar na geladeira pra só voltar a ser usado numa dessas Mega Sagas que servem pra dar um retcon na cronologia e zerar as revistas? Será que os outros personagens(principalmente o rocharc) vão voltar e integrar o UDc?

    • Fabiano Correia

      ate onde sei so o manhattan e possivelmente o ozymandias estao envolvidos

  • IDRIS ELBA RAMALHO

    É meio engraçado que, depois de tanto tempo que eu acompanho quadrinhos, essas declarações tipo “Isso é inovador! Vai mudar o universo DC pra sempre… mimimi…” ainda surtem efeito na galera! kkkkkkk
    Acho que eu deixei de levar a sério essas coisas desde a Crise Infinita, ou Noite mais densa… Ou talvez até a Crise Final (BLERRG!).

    • Neo

      Em Crise nas Infinitas Terras foi dito que o universo jamais seria o mesmo kkk. Isso já mudou há muito.

  • IDRIS ELBA RAMALHO

    Alan Moore! A eterna galinha dos ovos de ouro da DC (e do Grant Morisson kkkkkk)

    • Neo

      Nada a ver kkk.

      • IDRIS ELBA RAMALHO

        Até parece kkkkkk

        • Neo

          So agora foram explorar de fato Watchmen integrado ao Universo DC.

    • paulo nogueira

      Elba, como você ousa falar do amado, idolatrado, salve, salve Grant Morrison, patrocinador do Terra Zero? Kkkkk Brincadeiras a parte, realmente não acho que o careca roubou coisas diretamente do barbudo (não mais que a indústria como um todo). Pelo contrário, eles tem visões praticamente antagônicas sobre super heróis.

      • IDRIS ELBA RAMALHO

        Mamilos, mamilos são polêmicos!!!
        kkkk

        Acho que muito no trabalho do Morrison na DC ele tentou pegar do trabalho do Moore e “fazer melhor”. Colocando a visão dele do Super Herói, mas por partir da tretinha que tem com o Moore (apesar do barbudo cagar pra ele) acaba não sendo tão legal assim.
        Gosto pra caramba do Morrison, mas às vezes a arrogância dele se deixa transparecer nas obras dele, deixando tudo muito prepotente.

        • O S é de Socialismo.

          pode citar algum trabalho de morrison que ele “pegou” de moore?

          • IDRIS ELBA RAMALHO

            Ihhh… parece que toquei num nervo… kkkkkk

            Paz Americana:
            Mas esse tá mais pra uma referência clara e óbvia da cismazinha dele.
            Superman All Star:
            História definitiva do Super, com direito de seus vilôes mais icônicos, viajantes do tempo visitando o Super, seus amigos recebendo poderes… acho que li isso tudo em “O Adeus”, né?
            Batman Asilo Arkham:
            Mostra o morcego como um maluco, afinal é um cara que se veste de morcego e sai espancando os outros. Mas reforça isso usando a figura do coringa (o bobo, o joker, o palhaço)como paralelo.
            Foi feito explicitamente pela primeira vez em “Piada Mortal.
            Homem Animal:
            Filosofa muito sobre o quanto um quadrinho é real, o que seria ser real, afinal de contas? Explicação prática e tentativa mais realista de explicar os poderes, relacionamento do herói com sua esposa e filhos, ela o ajuda a descobrir o limite dos seus poderes… Miracleman.
            Batman R.I.P e O retorno de Bruce Wayne:
            A morcega na verdade não exatamente morre e viaja no tempo (por que né, seria mais difícil matar de vez, né Darksied, seu gênio?) Vai passando pelas eras e tal.
            Assim como a fase do Capitão América do… ops, dessa vez ele chupou do Brubaker. Pelo visto não é só do Moore.

            Mas é o Morrison, então vamos dizer que é genial! ^^

          • paulo nogueira

            Pax Americana ok. Kkkk
            All Star era a reunião dos planos que eles tinham pra Superman 2000, com Rucka, Waid e, se não me engano, o Millar. O Bruce aparece no passado ainda em Morte dos Novos Deuses, do Starlin. Antes da história do Cap sair.
            Quanto ao Miracleman eu realmente não vejo muito esses paralelos, mas pode ser coisa minha. De qualquer forma eu curti os pontos que você colocou. É bom pra quebrar a cuca um pouco. Kkkk

          • IDRIS ELBA RAMALHO

            Aí é verdade kkkk
            Eu gosto careca, pra caramba aliás!
            Mas da mesma forma que o Gaiman, o Moore foi uma grande inspiração (pelo menos, tem conceitos semelhantes nas obras), e é meio foda ele não declarar isso ou admitir.
            Não que as obras sejam cópias, mas dá pra notar semelhanças. Mas o Morrison claro, sempre coloca o ponto de vista dele que é tão destoante do barbudo.
            No caso o Gaiman é mais humilde, e ele mesmo deu declarações sobre isso. Que o Barbudo inspirou ele, e se não, muitas das obras dele no mercado americano foram aceitas depois de obras com pegada mais alternativa do Moore ter sido sucesso de vendas.

          • paulo nogueira

            Sim, sim. Mas você sabe porque o Morrison não gosta do Moore. O que eu não sei é porque o Moore não gosta do Morrison. Kkkkk E eles trabalham em.eixos.muito similares, apesar dos pontos de vista diferentes. É muito justo dar o crédito pelo menos de abertura de portas nos EUA ao Moore.

          • Caio Arthur

            Troque o Rucka pelo Tom Peter.

          • paulo nogueira

            Valeu, Caio. Na hora eu troquei. Rsrs. Mal aí.

          • O S é de Socialismo.

            vou te responder item por item quando chegar em casa, agora eu estou no trabalho.

    • O S é de Socialismo.

      apenas em dois momentos, depois de watchmen, alguma ideia de moore foi usada pela DC. por jonhs em lanterna verde e agora no renascimento.

  • paulo nogueira

    Já tá rolando teoria da conspiração por aí dizendo que o vilãozão do final da história, orquestrador malvado e bigodudo é quem? Quem? SUPERBOY PRIME! Será?

    • Neo

      O Bleeding Cool postou as 3 últimas páginas de The Flash 22…..

    • Neo

      Apesar de eu gostar dessa teoria acho ela muito coerente mas não sei se seria ideal.

  • sergio reis

    Já foi dito aqui no podcast sobre a one shot que Alam moore é um velho rabugento!a Dc deu TODAS as chances pra que o entrevero fosse superado!de resto é choro de fã cego!johns é um cronologista hábil!acredito no renascimento!e já comemoro a mudança de direção,uma mea máxima culpa,no tremendo equívoco editorial que foram os novos 52!quero MUITO LER ISSO!se tiver a mesma qualidade da one shot,missão cumprida!

    • Eduardo

      Vai ser Before Watchmen encontra a Liga da Justiça. O que não é um elogio, óbvio…

  • O S é de Socialismo.

    que bom que watchmen está entrando no udc. já não era sem tempo e a DC tem mesmo todo e qualquer direito de explorar esses personagens que lhe pertencem. eu espero que no fim dr. manhattan se transforme em uma entidade cósmica da DC e se torne personagem tradicional da editora. eu quero ver ele com os novos deuses, eu quero ver ele com a liga da justiça, eu quero ver ele em novas conversas com adrian. já não era sem tempo!!

  • paulo nogueira

    E ninguém fez a pergunta que não quer calar: Doc Manhattan vai aparecer nu, nu, nu, nu, nu, nuzinho, pelado, nu com a mão no bolso numa revista com o Superman? Fico imaginando o Clark corado tendo que dar uma porrada nele! Kkkkkk