[Universo em Crise] Ícone e Foguete (Parte 2)

Olá, Zeronautas! Estão preparados para mais um texto sobre o principal super-herói de Dakota City e sua parceira? Caso queira ler a parte anterior: Parte 1.


A verdade sobre o Ícone

Durante a série, Ícone revela para Foguete que na verdade ele é um alienígena. Raquel não leva isso muito a sério até que ele mostra a ela sua nave espacial escondida num subsolo secreto de sua mansão. Segundo sua história, o nome verdadeiro do Ícone é Arnus, ele é do planeta Terminus e estava de férias num cruzeiro interestelar para um planeta-resort. A nave onde estava deu defeito e mandaram os passageiros irem para cápsulas de fuga. Arnus partiu e, instantes depois, a nave explodiu. Para quem não saca bem de ficção científica, uma cápsula de fuga está para uma nave espacial como um bote salva-vidas está para um navio. Sua cápsula procurou pelo mundo habitável mais próximo e caiu na Terra, mais especificamente numa plantação de algodão no sul dos EUA, em 1839.

Bom reparar na data proposital: são exatos cem anos antes da primeira publicação de uma HQ do Superman.

Para mantê-lo a salvo, a cápsula de fuga alterou o material genético de Arnus, copiando parte do DNA do primeiro indivíduo que se aproximou da cápsula, para fazê-lo parecer com um bebê do sexo masculino da mesma espécie e raça desse indivíduo. Ocorre que esse indivíduo era uma mulher negra chamada Miriam, escrava nessa plantação de algodão. Essa mulher pegou o bebê, deu-lhe o nome de Augustus e o criou como filho dela, como um escravo dessa plantação de algodão. Parte de sua chegada à Terra é mostrada rapidamente em Icon #1.

O bebê envelheceu até se tornar um adulto e, desde então, envelheceu muito vagarosamente, estando vivo até a atualidade e aparentando ter em torno de 40 anos de idade. Ele sempre manteve seus poderes em segredo, ajudou escravos fugitivos a escapar para o Canadá e para estados que aboliram a escravidão, depois lutou como soldado na Guerra Civil estadunidense. Mais tarde se formou em Direito e, durante o período conhecido nos EUA como Renascimento do Harlem, ele se casou com uma humana chamada Estelle Jackson. O DNA híbrido terminano/humano de Augustus não permitiu que sua esposa engravidasse e, por isso, os dois não tiveram filhos. Nos anos 30, ele e a esposa foram morar como expatriados na França. Augustus lutou ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial e, em seguida, retornou para os EUA. Após a morte de sua esposa em 1977, Augustus foi morar em Dakota City e, com o passar do tempo, forjou a própria morte e assumiu a identidade de um filho (algo semelhante ao que Connor McCloud fazia no filme Highlander). Portanto, além de ser Augustus Freeman IV, ele também foi o I, o II e o III.

Arnus ficou preso todo esse tempo na Terra, porque sua velocidade de voo não é o suficiente para fazer viagens interestelares. Mais: a sua cápsula de fuga é uma nave espacial que não tem capacidade de realizar viagens de longas distâncias e, com a tecnologia atual de nosso mundo, não é possível recarregar a cápsula — assim não dá para ir para um dos mundos da Cooperativa. Ícone foi morar em Dakota City porque era a sede das Indústrias Alva, que estavam sempre na vanguarda dos avanços tecnológicos. Ele tinha esperança que conseguissem alcançar a tecnologia para ele retornar à Cooperativa ou, pelo menos, consertar o sistema de comunicação da cápsula para que ele pudesse entrar em contato com ela.

A tal Cooperativa é um conjunto de planetas que compartilham tecnologia e conhecimento entre si. O ofício do Arnus na Cooperativa era algo parecido com um juiz: ele mediava disputas e tentava arrumar soluções satisfatórias para os dois lados. Nada mais natural que, na Terra, ele tenha uma profissão relacionada ao sistema jurídico, a de advogado.

No desenho animado Justiça Jovem, Ícone foi interceder como advogado por Superman, Batman e outros integrantes da Liga da Justiça num tribunal espacial no planeta Rimbor, justamente por ele ter trabalhado no sistema legal da Cooperativa e ter conhecimento do funcionamento de sistemas legais de outras partes do universo.

Os poderes de Ícone e Foguete

Como efeito colateral da transformação causada pela cápsula de fuga, na sua nova forma, Arnus ganhou poderes que outros membros de sua espécie terminana não possuem. Ele tem força e resistência sobre-humanas bem altas, embora não se iguale ao Superman nesses quesitos. Ele é capaz de voar e de soltar raios azuis claros pelas mãos, além de regenerar ferimentos bem depressa. Pra completar, ele tem sentidos bem mais aguçados que os humanos, embora nunca tenha sido explicado direito como funcionam. Todavia, por meio deles, Ícone descobriu que a Foguete estava grávida.

O cinto que Ícone deu a Raquel é uma versão melhorada de um cinto protetor comum na Cooperativa. Raquel chama de “cinto armazenador de inércia”. Ele cria um campo de força ao redor do usuário que bloqueia e absorve energia cinética de ataques proferidos contra ele como: socos, chutes, facadas, tiros, explosões etc. Foguete pode usar essa energia cinética absorvida para realizar alguns truques, como aumentar sua força, lançar rajadas cinéticas ou liberar a energia como propulsão, além de voar. A energia cinética acumulada, quando liberada pelo cinto, é da cor púrpura. Para fazer uso dos poderes do cinto, Raquel precisa acumular uma carga de energia antes. Normalmente ela faz isso saltando do terraço de um prédio para o chão e a energia cinética absorvida desse impacto é suficiente para ela poder voar e usar o resto dos poderes por um tempo.

Arte: M. D. Bright

Os uniformes dos dois foram feitos pelo Ícone com um tecido especial da Cooperativa, que mantém quem os veste numa temperatura agradável, seja no frio ou no calor, e é muito resistente. Uma das poucas vezes que vi o uniforme do herói rasgar foi pelas garras de Payback na prefeitura de Dakota City e, depois desse incidente, o Ícone passa a usar um tipo de armadura por baixo do uniforme, ficando mais resistente ainda.

Arte: M. D. Bright

Por hoje é só, Zeronauta!

2 Comentários

Clique para comentar

dezesseis + 18 =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com