Arte de divulgação do novo quadrinho Star Wars Adventures, da IDW.

Star Wars: Linha de HQs é expandida e vai parar na IDW

A Marvel pode estar com os direitos de publicar Star Wars de novo após ela e a Lucasfilms terem sido compradas pela Disney há alguns anos, mas a constante expansão da marca acaba de fazer com que a Casa das Ideias não seja suficiente para publicar tantos quadrinhos. Em breve, histórias infantis deste universo, que serão consideradas cânone para futuras produções, sairão pela IDW Publishing.

Pouco conhecida no Brasil pela falta de material publicado por aqui, a IDW tem o mesmo perfil de outras editoras de médio porte, como Dynamite Entertainment e Dark Horse, que publicam material autoral e de marcas licenciadas, como G.I. Joe, Conan, Red Sonja, Tartarugas Ninja, Meu Querido Pônei e muitos outros.

Arte de divulgação do novo quadrinho Star Wars Adventures, da IDW.
Arte de divulgação do novo quadrinho Star Wars Adventures, da IDW.

No evento Star Wars Celebration Orlando, ocorrido neste último final de semana, os fãs puderem conferir no painel Lucasfilms Publishing o que a Disney planeja para a marca em termos editoriais. De acordo com Michael Siglain, diretor criativo da divisão de publicações da Lucasfilms, “a UDW tem um incrível pedigree de talento e esperamos trabalhar com eles na criação de aventuras divertidas e cheias de ação que acontecerão por toda a saga de Star Wars”.

Chris Ryall (diretor criativo da IDW), por sua vez, adicionou que “a IDW sempre quis oferecer opções amplas para as futuras gerações de leitores de quadrinhos, e ser capaz de prover isso às pessoa com Star Wars é uma experiência fantástica”.

Importante de ser ressaltado está o fato de que este acordo entre a Disney Licensed Publishing e IDW Publishing não surgiu do nada. Ambas têm trabalhado em conjunto desde 2015, quando uniram esforços para republicar conteúdo de Star Wars como a Artist’s Edition (que republicou alguns dos primeiros quadrinhos da franquia, produzidos nos anos 1970, em tamanho maior para apreciação da arte, que é a função destas edições especiais — e caras) e de antigas tirinhas na coleção Micro Collectors Fun Pack.

A Artist’s Edition de Star Wars copublicada pela IDW.

Equipes criativas e linhas editoriais de nova Star Wars Adventures serão reveladas em breve pela Disney e pela IDW. O que foi pouco comentado pela imprensa internacional até o fechamento desta matéria é como este contrato pode ser o maior acordo financeiro da história da IDW. Valores não foram divulgados até agora (e dificilmente serão), mas, apesar de ela ter produzido HQs de franquias importantes como 24 Horas, Doctor Who, Angel, Jurassic Park e Transformers, nada disso é tão grande quanto Star Wars.

O Terra Zero ficará de olho nos futuros anúncios da IDW para comparar o quanto a editora terá crescido depois disso.

Capa de Captain Phasma #1 divulgada pela Lucasfilms no sábado.
Capa de Captain Phasma #1 divulgada pela Lucasfilms no sábado.

Enquanto isso, na Marvel, também há coisas novas surgindo. A fim de preparar os fãs para Star Wars – Episódio VIII: Os Últimos Jedi, a editora anunciou mais uma minissérie focada em uma personagem da nova franquia. Agora é a vez da Capitã Phasma ter sua história contada. Uma espécie de “nova Boba Fett”, a misteriosa vilã terá um pedaço de sua vida contada para os fãs, enfim. Nos filmes ela é vivida por Gwendoline Christie, mais conhecida por seu trabalho em Game of Thrones. No comando do quadrinho estarão os artistas Kelly Thompson (roteiro) e Marco Checchetto (arte).

  • Alex Winchester Grimes Kent

    eu nunca gostei de star wars e continuo sem gostar.

  • Parte desse material tem origem italiana, graças a essa licença da Disney, algumas foram publicadas aqui pela Abril.