[Review] Lumberjanes: Cuidado com o Sagrado Gatinho, de Stevenson, Ellis e Allen

Cuidado com o Sagrado Gatinho é o primeiro encadernado nacional do quadrinho mensal da Boom! Studios, Lumberjanes. Foi escrito por Noelle Stevenson (Nimona) e Grace Ellis, ecom arte de Brooke Allen, numa história concebida para ser uma minissérie de 8 edições, mas que, devido ao sucesso enorme, se tornou uma mensal da editora e, posteriormente, vencedora de dois prêmios Eisner em 2015: Melhor nova série e Melhor publicação para adolescentes. No Brasil, saiu pela Devir.

Neste arco, que abarca as cinco primeiras edições, já começamos a história com as protagonistas: Jo, April, Molly, Mal e Ripley lutando contra lobos de três olhos na floresta. Ao longo da primeira edição, descobrimos que as meninas são escoteiras do Acampamento Lumberjanes, para meninas escoteiras. Conhecemos Jen, a jovem que é a responsável pelo grupo e Rosie, a líder do acampamento.

Durante o primeiro arco, várias aventuras cercam nossas meninas. Uma trama com mistérios e elementos sobrenaturais. O que era pra ser um acampamento de férias se torna uma intrigante e divertida história.

Lumberjanes é uma HQ que consegue equilibrar muito bem seus pontos fortes: um ótimo elenco com personalidades diferentes e divertidas que se complementam; um roteiro dinâmico e afiado e uma trama interessante. As roteiristas são muito felizes ao escrever a história, dar voz para suas personagens e quebrar estereótipos.

A arte também merece ser destacada. Brooke Allen faz um trabalho excepcional com o traço que consegue ser cartunesco, mas com cenas de ação muito bem feitas e personagens expressivas, além dos painéis de natureza e cabanas. Um trabalho que casa perfeitamente com o da colorista Maarta Laiho, que dá vida a uma arte que, no conjunto, consegue ser divertida, viva, mas sombria quando precisa ser.

Lumberjanes: Cuidado com o Sagrado Gatinho é uma história muito divertida, com personagens muito fortes, dinâmica e afiada. Mas só posso dizer que esta HQ me ganhou quando, nas suas primeiras falas, menciona Joan Jett. E você, certamente, encontrará seus próprios motivos para se tornar fã desta série.

  • Detetive Cômico

    Não falou o nome da editora nacional que vai publicar, não falou o valor ou minimamente a data de lançamento.
    Bem fraca a matéria, levando em consideração a qualidade do quadrinho em questão

    • Débora De Albuquerque Teixeira

      O quadrinho já foi publicado pela editora Devir há alguns meses.