DC: Animação do Batman de Flashpoint e lançamentos dos filmes?

James Tucker, o atual supervisor de animações da Warner Bros. (cargo que foi do lendário Bruce Timm até 2012), está se preparando para colocar no mercado a adaptação animada do quadrinho Novos Titãs: O Contrato de Judas. De longe uma das histórias mais celebrada da equipe de jovens super-heróis da DC, ela teria seu longa animado em 2008, mas o projeto ficou em pausa por quase dez anos, para tristeza dos fãs e dos artistas que criaram a história original: Marv Wolfman e George Pérez.

Além disso, aproxima-se também a data de comemoração dos 80 anos do Superman (2018) e, em seguida, do Batman (2019). Por enquanto, nada foi discutido a respeito de celebrações para o Homem de Aço. Por outro lado, sua sombria contraparte de Gotham City, há anos a maior fonte de renda da DC dentro e fora dos quadrinhos, e Tucker falou no último final de semana a respeito de fazer algo com o Homem-Morcego muito em breve.

O Batman de Flashpoint pode ser a estrela da nova animação da DC/Warner. Arte de Eduardo Risso.
O Batman de Flashpoint pode ser a estrela da nova animação da DC/Warner. Arte de Dave Johnson.

Entre os 12 filmes animados que Tucker produziu até agora, um dos mais bem-sucedidos comercialmente foi Liga da Justiça: Ponto de Ignição, lançado em 2013. Ele adaptou o arco de quadrinhos Flashpoint (ou Ponto de Ignição, no Brasil), que deixou o velho Universo DC em outro ponto da existência e deu vida ao novo universo, conhecido pelo mesmo nome de seu selo: Novos 52. Tucker voltar a este universo, mas sem Flash ou Flash-Reverso; ele quer o Batman:

Sabe, ainda não posso contar tudo que estamos planejando, mas uma das histórias que eu gostaria muito de contar é do Batman de Flashpoint. Não houve tempo no filme original para contarmos esta história em particular. Mostramos uma abreviação do que ele passou com o Coringa naquele universo, mas não deu para colocar a minissérie completa dele no filme, e eu gostaria muito de fazer isso. Outro projeto que quero muito fazer é um filme solo do Monstro do Pântano e, após Liga da Justiça Dark ter saído e se dado bem, acho que temos respaldo para apresentar um projeto assim [à Warner].

Com estas informações, Tucker deixa implícito o desejo de adaptar diretamente a minissérie Flashpoint: Knight of Vengeance, de Brian Azzarello e Eduardo Risso. Focada no Homem-Morcego deste universo, ela mostrou reviravoltas importantes para um personagem que se motrou diferente da maioria das versões alternativas do Batman feitas até aquele ponto. Mas isso nem é o mais interessante.

O mais interessante é que, através dessas afirmações, Tucker deixou clara a existência de planejamento envolvendo o Batman no futuro próximo, de certo na sua comemoração de 80 anos. A informação vai ao encontro de rumores divulgados no final da semana passada a respeito do personagem. Leitores do Terra Zero sabem que temos evitado divulgar rumores no site, mas, além de estes fazerem algum sentido, também há precedentes para isso: o desejo de a Warner lançar a sequência de Superman – O Retorno (2006) em 2008 ou, mais tardar, em 2009, logo após o Homem de Aço ter completado 70 anos de vida. Por diversos problemas na produção, ela não rolou, e o ator Brandon Routh foi dispensado.

Foi dito que a Warner pretende lançar nada menos que quatro filmes relacionados ao Homem-Morcego em 2019: Gotham City Sirens, Nightwing, BatgirlThe Batman, com datas pré-definidas (Dia de São Valentim, Memorial Day, algum momento de agosto e outro de novembro, respectivamente). De acordo com o cronograma oficial do estúdio lançado em 2014, os fãs já terão Shazam e Liga da Justiça 2 no mesmo ano, mas não sabe, atualmente, se os projetos continuam com a mesma data – estamos quase no meio de 2017 e nenhum deles entrou em pré-produção.

Arte para Batman - O Longo dia das Bruxas, por Tim Sale.
Arte para Batman – O Longo dia das Bruxas, por Tim Sale.

Outro trabalho que pode ser lançado no mesmo ano é uma adaptação animada de Batman – O Longo Dia Das Bruxas, fazendo uma parceria com o lançamento da adaptação de Flashpoint: Knight of Vengeance. Pode parecer impossível, mas nada realmente é para a Warner após obras animadas como A Morte do Superman, Cavaleiro das Trevas, Batman – A Piada Mortal e Batman – Ano Um terem sido levadas ao formato animado do home video.

O Terra Zero se compromete a ficar de olho nestes rumores e dará cobertura ao andamento de cada um deles assim que novidades surgirem. Fiquem ligados!

  • Neo

    Caraca, eles não podem esquecer do Superman. Ano que vem além dos 80 anos Action Comics chegará na edição #1000. Isso é algo histórico.
    Se o filme não conseguir sair a tempo façam uma grande animação. Sei lá, homenageia as várias versões do Superman. Há bons escritores ainda no mercado.

  • IDRIS ELBA RAMALHO

    Deviam fazer uma animação de “O que aconteceu com o Homem de Aço”, ia ser muito foda!

    • Fernando Alves

      Ia ser legal mesmo,mas ja tem um episodio da serie animada do Superman com essa historia,nao tem?

      • IDRIS ELBA RAMALHO

        Não, não…
        Se eu não me engano tem um episódio da Liga da Justiça que adapta muito bem “Para o homem que tinha tudo”. Inclusive ficou tão legal que até o Alan Moore elogiou pra caramba.