O retorno do Homem-Aranha clássico, com Chip Zdarsky e Adam Kubert

Assim como a DC fez ano passado com o Rebirth, a Marvel está preparando seu retorno ao clássico com alguns personagens. Isso é natural na indústria, uma editora seguir a tendência da outra. Essas iniciativas criam equilíbrio no mercado editorial e mantêm “ondas” de histórias de determinados tipos saindo por um período de tempo. É bom para os leitores, que podem ler novidades e não ficarem com a leitura viciada; é bom para as editoras, que faturam um pouco mais com a atenção gerada pelos anúncios.

Ao que parece, o Homem-Aranha será o precursor destas mudanças da Marvel para 2017. Anunciada nesta semana, a revista Peter Parker: The Spectacular Spider-Man promete o retorno do Homem-Aranha que todos amam. A equipe criativa do título é formada por Chip Zdarsky e Adam Kubert.

O Homem-Aranha clássico de Adam Kubert.
O Homem-Aranha clássico de Adam Kubert.

Junho é o mês de estreia da nova revista, exatamente um mês antes de o novo filme do personagem, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, chegar aos cinemas. A iniciativa, portanto, casa com a tendência recente das editoras de manterem seus universos compartilhados relativamente próximos do cinema ou da TV. Como o herói vivido por Tom Holland será o Cabeça-de-Teia em seu mais puro estado (estudante pobretão, jovem e engraçadinho), é natural que a Marvel queria trazer esse espírito de volta às revistas. Espírito este, aliás, que se perdeu dos títulos do personagem há bons anos.

Zdarsky declarou à Entertainment Weekly que é um grande fã das histórias dos anos 1980 do personagem, em especial os embates com o Duende Macabro e Venom. Curiosamente, boa parte do público adulto que gosta do herói até hoje tem grande apreço por este período [caso deste redator], pois foi quando o Homem-Aranha se tornou coisa séria mas sem perder seu espírito original. O autor também deixou claro que as histórias acontecerão dentro da cronologia da Marvel, mesmo que os temas e as aventuras tenham cunho pessoal para os autores e autocontido para os leitores. Ele estará em Nova York novamente ao lado de seu elenco mais clássico.

O Duende Macabro enfrenta o Homem-Aranha novamente em 1989.
O Duende Macabro enfrenta o Homem-Aranha novamente em 1989.

Tudo soa muito bem, mas há alguns problemas neste anúncio. O primeiro e mais óbvio é a revista Amazing Spider-Man. Indo para sua 26ª edição em abril, o título de Dan Slott (que vem comandando o Homem-Aranha há anos) tem outro direcionamento, que é mostrar Peter Parker como dono da sua corporação e lidando com outros tipos de problemas. Pegando o que Zdarsky falou e partindo do princípio de que a revista de Slott não será cancelada, isso deixa em dúvida o que acontecerá com o personagem de fato, assim como o que valerá ou não para sua cronologia.

O outro problema é Miles Morales. Detentor de uma popularidade grande, o Homem-Aranha negro caiu no gosto do povo quando foi criado por Brian Michael Bendis e, além de manter-se no mercado com sua própria revista (simplesmente intitulada de Spider-Man), ele também está no Universo 616, compartilhando espaço com Peter. Se o Aranha original ganhará ainda mais destaque, o que acontecerá com o novo? E mais: partindo do princípio de que Parker terá tempo de lidar com suas empresas e também com sua vida comum em Nova York, qual será a utilidade de Miles? Seria injusto deixar o personagem de lado sabendo que tanta gente gosta e se sente representada por ele (o que é mais importante). Encontrar o equilíbrio entre os dois Aranhas será fundamental para que a Marvel mantenha seus títulos, seus heróis e seu público ao mesmo tempo.

Capa de Spider-Man #15 por Patrick Brown.
Capa de Spider-Man #15 por Patrick Brown.

Até o fechamento desta matéria a Marvel tinha divulgado apenas suas solicitações de abril. As de maio devem sair nos próximos dez dias. Tomando elas como bússola editorial, Amazing Spider-Man e Spider-Man continuarão saindo regularmente. Não há indícios de cancelamento de nenhuma delas.

  • Ultra ANTIPATRULHISTA

    VÃO TRAZER O HOMEM-ARANHA DE RENOVE SEUS VOTOS PRO UNIVERSO REGULAR E VAMOS TER DOIS PETRER ARANHA AO MEMSO TEMPO!
    ACHO Q JÁ VI ISSO EM ALGUM LUGAR…!

  • IDRIS ELBA RAMALHO

    “retorno do Homem-Aranha clássico” Por favor!!!!!!!!

  • Rafael

    Façam uma mudança de corpo entre o Miles e o Peter, tipo o filme “Quero ser grande”.

  • CONTRA!

    O mais importante é priorizar um personagem que representa uma minoria insignificante do que valorizar o legado de outro, que é o icone maior da editora e um dos personagens mais importantes de todos os tempos? Só pra vcs, bichinhas que querem impor suas agendas goela abaixo de todo mundo. Foi exatamente esse pensamento de merda que fez a Marvel cair na decadência dessa fase atual e que agora, felizmente eles parecem ter reconhecido num momento de lucidez que eles tavam fazendo cagada.

  • Absolute Superman

    Puxa, o Miles Morales tem uma identidade tão forte que o principal vocativo que o referencia é o Homem-Aranha negro… Realmente, uma representatividade nada segregadora.