[Archie] A expansão transmídia em um ‘Archieverso’

Nos últimos anos, a Archie Comics vem tomando ações editoriais ousadas em seu universo de publicações, com o intuito de reacender o interesse de antigos fãs de suas franquias, além de angariar novos entusiastas. Isso inclui a escalação do lendário Mark Waid como roteirista no título de seu principal personagem, mas não se resume somente a isso. Além do agressivo reboot / relançamento de títulos como ArchieJugheadBetty and VeronicaKevin Keller e a inusitada Josie e as gatinhas em 2015 e 2016, a editora investiu pesado em sub-selos como o Archie Horror (voltado para o horror pulp adolescente) e o Dark Circle (com franquias de heróis clássicos da era de ouro dos quadrinhos, como The Shield).

Todo este esforço em colocar a Archie de volta aos holofotes nos últimos anos culminou este ano no lançamento de Riverdale, série transmitida pelo canal CW baseada na franquia Archie, em um contexto de mistério adolescente.

Esta semana no entanto, a Archie anuncia um acordo inédito com a Warner Brothers com o objetivo de expandir ainda mais o universo televisivo de Archie e seus amigos. O acordo dá acesso a todas as franquias pertencentes à Archie Comics para que a Warner desenvolva conteúdo televisivo nos próximos anos. Disse o CEO / Publicista da Archie, Jon Goldwater ao The Hollywood Reporter:

Por anos, as pessoas vem dizendo “Wow! A Archie está fazendo movimentos ousados. Eles são destemidos. Eles estão tentando coisas novas”. Este é o próximo passo.

Segundo Goldwater, este é apenas o primeiro passo da Archie em direção a um futuro ainda mais promissor. Ele afirma que neste momento, a empresa é um produtor de conteúdo multiplataforma e há interesse em animações e múltiplos licenciamentos com suas franquias.

Josie e as Gatinhas. Arte: Gisele Lagace.

Goldwater não revela ainda quais franquias estariam mais propensas a uma nova leva de adaptações transmídia; no entanto, reconhece o potencial de personagens conhecidos como Sabrina Josie e as Gatinhas, além, é claro, dos super-heróis do selo Dark Circle, como The FoxBlack Hood.

No campo dos quadrinhos, Mark Waid em 2017 acumulará a tarefa de orientar novos escritores na linha de publicações da Archie. Em maio, o veterano escritor assume os roteiros de Jughead ao lado do escritor Ian Flynn (de Sonic Mega Man). Segundo Waid:

Esta oportunidade é empolgante para mim por várias razões. Primeiramente, a chance de expandir meu papel como escritor na Archie é incrível tendo em vista que compartilhamos os mesmos objetivos narrativos. Segundo, isso me permite exercitar meus músculos editoriais, o que, surpreendentemente, é o que me fez entrar nos quadrinhos originalmente. Mas principalmente, isto me dá oportunidade de construir um grupo de escritores mais diversificado, mais jovens e sedentos por aprender e por me ensinar coisas novas.

A morte heroica de Archie salvando seu amigo gay em Life with Archie #36 de 2014. Arte: Bob Smith, Pat Kennedy e Tim Kennedy.

O sucesso de Riverdale marca o longo caminho de renovação da Archie Comics proposto pela gestão de Jon Goldwater. A renovação do conteúdo da Archie começou em 2010, com a introdução de Kevin Keller, o primeiro personagem abertamente gay na longa história da editora e, aos poucos, foi permeando todo o seu conteúdo recente, sem é claro, deixar de celebrar suas raízes clássicas com frequentes republicações de material antigo.

  • Luiz Magno

    A série de tv “Sabrina” era divertida.

  • Nunca imaginei que viveria para ver um live action do Archie. Vou dar o benefício da dúvida e ver onde vai dar.

  • aleksas1975

    Estou acompanhando Riverdale e a série me surpreendeu positivamente. Ela ainda é um série adolescente, mas tem um mistério para ser solucionado e a cada episódio apresenta um cliffhanger que te deixa com vontade de ver o próximo episódio.
    Acredito que seja atualmente a melhor série do Berlantiverse.