[Emulador de Críticas] E os filmes de heróis de 2016?

E aí, pessoal! Tivemos um ano intenso quando se trata de filmes de heróis: muitas novidades, várias estreias, duelos épicos e personagens que nunca esperávamos que ganhassem espaço nas telas. A pergunta que fica é: será que o saldo foi positivo? Afinal, após muitas idas ao cinema, o tempo de nós, fãs das HQs, foi bem investido? São perguntas que permeiam minha cabeça desde que saí da sala de cinema, após Doutor Estranho.

Foram seis filmes de heróis, na seguinte ordem de lançamento: Deadpool, Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, Capitão América 3: Guerra Civil, X-Men: Apocalipse, Esquadrão Suicida e Doutor Estranho.

filmes-herois

Filmes que estavam levando os fãs de heróis ao delírio, com muitos memes, brincadeiras e principalmente enchendo todos de expectativa sobre o que essas películas poderiam trazer. Muitos deles conseguiram realmente fazer o grande público comprar a ideia, enquanto outros nem tanto. Mas existem muitos fatores que podem ser levados em consideração quando falamos desse assunto.

Então vale a pena comentar sobre eles, um filme de cada vez, para entendermos melhor o panorama.

Deadpool foi a grande surpresa de 2016. O filme foi lançado em fevereiro e conseguiu abrir temporada dos heróis do cinema em bom nível. Ryan Reynolds consegue se livrar do estigma do Lanterna Verde dando vida ao mercenário tagarela da Marvel, com um roteiro totalmente nonsense e aproveitando de cenas de violência que só poderiam ser proporcionadas pela classificação do filme, que era indicado para maiores de 16 anos.

ver-pelicula-de-accion-deadpool

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça é um filme que foi vendido como uma gigantesco épico, mas que, no fim, teve alguns problemas de coesão. Zack Snyder teve que diminuir o filme que havia fechado na edição, pois a Warner Bros. achou o resultado muito longo para uma exibição no cinema. Isso acabou transformando o projeto em uma grande colcha de retalhos. Além da crítica especializada ter pontuado muitos defeitos no filme, dividindo quem assistiu ao filme, BvS causa discussões acaloradas na internet diariamente desde seu lançamento, em março de 2016.

Trindade da DC em Batman vs Superman - A Origem da Justiça. Reprodução.
Trindade da DC em Batman vs Superman – A Origem da Justiça. Reprodução.

O encontro de Batman, Superman e Mulher-Maravilha nos cinemas tem vários pontos positivos como a presença de Gal Gadot, Ben Affleck se reencontrando como Homem-Morcego (após o fracasso de Demolidor), uma trilha sonora excelente, ótimas cenas de ação. Entretanto, ainda deixa a desejar na edição péssima do filme e no roteiro aquém da expectativa para um personagem crucial: Superman.

Capitão América 3: Guerra Civil é o primeiro filme da Marvel Studios do ano. Outro filme que jogava com a ideia de embate entre o Capitão América e o Homem de Ferro. Além desse grande chamariz, a película tem como subtítulo uma das histórias mais populares do universo Marvel nas HQs. Um filme cheio de boas ideias, que é carregado muitas vezes no carisma dos atores e na boa direção dos irmãos Russo. Que esconde um roteiro fraco por conta do vilão, Zemo, ser um personagem subaproveitado.

Arte oficial de Capitão América 3: Guerra Civil. Créditos: Marvel Entertainment.
Arte oficial de Capitão América 3: Guerra Civil. Créditos: Marvel Entertainment.

Esse filme tem como grandes pontos a chegada do Homem-Aranha no universo Marvel dos cinemas e conseguir cativar os espectadores com o excelente Pantera Negra. Esses são as melhores surpresas desse filme mediano.

X-Men: Apocalipse é um dos filmes que mais me pegou desprevenido. Quando sai do cinema tinha gostado muito do filme, mas quando parei para pensar e fui analisando, percebi que Bryan Singer havia feito mais do mesmo. O filme da franquia dos mutantes tinha tudo para ser o melhor filme de heróis do ano, mas foi caindo repetidamente em clichês que já vemos desde 2001 na franquia X, gerenciada pela Fox.

X-Men-Apocalypse-magneto-psylocke

Apocalipse é um filme sem tempero. Ele oscila entre momentos incríveis, como a cena do Mercúrio, com grandes easter eggs para os leitores, e cai em clichês novelísticos, dramas em excessos e deus ex machinas absurdos.

Esquadrão Suicida tem como seu maior vilão a expectativa. O filme do grupo de vilões da DC não é nada além de mediocre. Os trailers mostrando Arlequina, Coringa e várias cenas de ação gigantescas chamaram atenção para o público, mas não foi o que foi visto no cinema. Essa é outra das películas que sofreu com interferências da Warner, porém aqui muito mais pesadas que em BvS, pois a versão final do filme não teve supervisão do diretor David Ayer. Vamos lembrar que esse filme também foi massacrado pela crítica especializada, por várias inconsistências de roteiro e mudança de tonalidade visível, por conta das refilmagens para deixar o filme mais “engraçadinho”.

Pôster promocional de "Esquadrão Suicida". Foto divulgação.
Pôster promocional de “Esquadrão Suicida”. Foto divulgação.

Ainda com todos os problemas extras, Esquadrão Suicida conseguiu uma boa arrecadação, muito por conta das boas atuações de alguns de seus atores, que realmente entraram de cabeça na ideia da equipe. Vale ressaltar o bom trabalho de Viola Davis como Amanda Waller.

O último filme do ano talvez seja o mais equilibrado de todos. Doutor Estranho era um dos filmes que os fãs de quadrinhos mais estavam esperando, principalmente por mexer em um personagem admirado por grande maioria dos leitores, mas também por ter Benedict Cumberbatch no papel de Stephen Strange e por inaugurar um novo filão no universo da Marvel nos cinemas: agora teríamos um mundo místico para ser explorado.

doutor-estranho-imax-1

Doutor Estranho é um bom filme de heróis. Mesmo tendo vários dos clichês dos filmes de origem da produtora, ele consegue ganhar o espectador pelos lindos painéis e efeitos especiais bem dirigidos por Scott Derrickson. Uma película muito honesta com o fã e que capta muito bem a essência desse personagem muitas vezes subaproveitado no universo dos quadrinhos. Mas vale ressaltar que, novamente, a Marvel peca em escrever seus vilões.

Foram seis filmes e o saldo para os fãs foi médio. Oscilamos entre filmes bons e médios. Ainda que não tenha aparecido nada inovador e que mereça de fato uma grande ode, 2016 entregou muitas discussões, mudanças e fracassos perante a crítica especializada. Alguns se decepcionaram com as expectativas, outros acabaram encontrando o que queriam.

Na minha visão, entre mortos e feridos todos se salvaram. Também, fico bastante feliz da Warner ter dado carta branca para Geoff Johns e parar de mexer nos filmes, reconhecendo que ela não está conseguindo o resultado satisfatório para os fãs de seus personagens.

Savior Of The Universe!
Geoff Johns, Savior Of The Universe!

Até a próxima! Aproveitem os comentários e deixem sua análise sobre os filmes de heróis 2016 e expectativas para os de 2017.

  • Julius, o Onipresente

    Achei todos os filmes com roteiros rasos, porém BvS teve muito mais coisa mas foi afetado pela edição e pela abordagem do Superman. Já pensou se esse aí virar o Bizarro e o original aparecer? kkkk Zuera.

    O mais incrível foi meu colega ontem falando sobre Guerra Civil: ele está por fora do mundo geek, não acompanha notícias e só vê filme no cinema mesmo e nem sabe diferenciar direito DC e Marvel. Ele disse que o filme foi uma bosta e não conseguiu terminar de ver kkkkk. Ele ainda não viu BvS portanto vou esperar a opinião dele. Por isso que eu digo que não se pode julgar um filme pela crítica, o importante é nossos gostos pessoais.

  • Fish

    Para mim o saldo foi positiváço! Os três filmes mais legais (Deadpool, Guerra Civil e Dr Estranho) somaram mais do que os outros diminuíram. Ainda assim, não detestei nenhum filme e de todos consegui tirar coisas boas… exceto do Batman que marca dos bandidos com ferro quente, isso foi indefensável!

    Pensando bem acho que o melhor do ano foi a DC finalmente ter entrado de vez na jogada para aumentar a concorrência no gênero. Se lembrar que Guerra Civil só foi produzido por causa do anúncio de BvS, quem ganha somos nós expectadores e os próprios estúdios.

    E não esqueçamos das séries de TV onde, tirando algumas excessões (AoS e Gotham), ambas as editoras estão bem representadas. Que ótimo momento para ser nerd! =)

  • Diego Borges

    Ranking pessoal:
    1. Guerra Civil
    2. Deadpool
    3. Doutor Estranho
    4. Dois filhos de Martha…ops, Batman vs Superman
    5. X-Men Apocalipse
    6. Esquadrão Suicida

  • geo

    Nossa devo ser o único que achou Guerra Civil igual a quase todos os outros filmes da Marvel, menos ruim do que Vingadores 2 e homem de ferro 3.

    • O Gato Socialista

      não fostes o único meu caro.

  • DanielMiyagi

    Nao assisti Esquadrao Resgate, nao eh o meu tipo de filme. Mas na defesa dele tenho a dizer que, o publico gostou hem ? Ultrapassou a meta da Warner dos 750 milhoes de dolares. Acho que foi o Morcelli que disse num podcast que se a maioria da critica fala mal, entao eh porque o filme eh ruim. O mesmo argumento vale pro publico nao ? Se a maioria do publico foi assistir e quebrou com as previsoes de que seria mais um fracasso de bilhetria e gostou, entao o filme nao deve ser tao ruim assim. Eu sou daqueles que o certo nao esta apenas num lado, nao fico endeusando a critica nem o publico, acho que os dois podem estar certo ou errado. Discordo dessa maneira de verem que so a critica eh o certo ou quando querem falar mal dizem que o publico adorou um filme da Marvel mas da DC nao. Nao eh por ai

    • Absolute Superman

      Argumentos do Morcelli não valem, porque eles se transformam de uma semana para outra.

      • Felagund

        “Se você não tem dúvida é porque está mal informado” – Millôr Fernandes

        Mudar de opinião faz parte.

        • DanielMiyagi

          Mudar de opiniao faz parte concordo mas mudar de opiniao constantemente e numa velocidade maior que a do Flash, eh inseguranca

        • Absolute Superman

          Diga isso ao agregadores de “críticas especializadas”, cuja primeira opinião é sempre a que fica, e que o Morcelli e o gado usam como padrão pra classificar um filme.

  • Crítica do Hessel

    Ranking pessoal:
    1. Guerra Civil
    2. Deadpool
    3. Doutor Estranho

    E o resto, é resto…

  • O Gato Socialista

    maravilha, né.

    apocalipse cai em clichês, é um filme medíocre;
    doutor NADA estranho cai em clichês piores, é um ótimo filme.

    o quê de estranho tem esse doutor estranho.
    o nome.

    de resto, é uma tentativa de emular o primeiro homem de ferro, misturando com uma imitação ao Nolan da Trilogia Batman e de A origem, tudo isso, evidentemente, secado e minimizado ao gosto do público que lota os cinemas do ucm. sem falar nos cacoetes familiares desse estúdio, até o vilão descartável eles não se pouparam de (des)construir. de todos os filmes de super-heróis do ano, este é o pior. a crítica inteira dando 100% de aprovação e olha os resultados na bilheteria. cadê o filme que iria “abrir mentes”, desvendar “um novo mundo místico”. o público que foi assistir viu apenas mais uma vez a fórmula de receita de bolo do ucm mais uma vez repetida, nada poderia menos estranho do que isso. por isso o filme está caindo em porcentagem de bilheteria diária mais do que homem-formiga! o veredicto do público é: fui ver e é mai do mesmo do ucm, muito familiar e nada estranho. é incrível como um filme com 100% das criticas favoráveis consegue fazer uma bilheteria comum, sem nada de espetacular. NOTA: 0

    esquadrão suicida foi a melhor surpresa do ano. o público bateu na cara da crítica, que deu 74% de críticas negativas contra o filme, e mesmo assim o filme se manteve. ultrapassou os 700 milhões de dólares sem a China, totalizando quase 750 milhões de dólares! houve alguns problemas, mas isso não afetou o filme de forma decisiva, como os críticos queriam que ocorresse. vale ressaltar as presenças espetaculares de Viola Davis, Margot Robbin, Will Smith, Joel Kinnaman e outros. e sem dúvida alguma o filme cumpre o quê promete, entrega personagens bem desenvolvidos em sua maioria, os problemas com jared leto são notórios porém mesmo assim o público se viu fascinado por todas as outras qualidades deste filme, sobretudo os personagens dos atores e atrizes já mencionados: Amanda Waller, Arlequina, Pistoleiro e Rick Flagg. ora, houve quem desconfiasse que este último seria apenas mais um personagem, ledo engano: Flagg tem muita personalidade e convence. escolha acertada da Warner para este filme do DC Filmes. uma pena que tenha cortado cenas preciosas, mas este ponto não é demérito do filme, é demérito dos dementes empresários do estúdio. NOTA: 7

    BvS. não nada para acrescentar sobre a majestade ímpar deste filme e sobre a altivez de SNYDER. a versão estendida demonstrou o fracasso dos dementes empresários do estúdio e me faz ecoar as palavras de SNYDER: “para jackson dão três de senhor dos anéis, mas em mim não confiam”. por isso se lascaram. e o filme que foi para o cinema, picotado. causou problemas. quem vê a versão estendida fica muito mais satisfeito depois que o filme termina. é tudo mais explicado, mais coerente, mais bem-feito. e a warner, por conta de suas intromissões pérfidas, deixou que um filme tão elogiado nos lares, graças aos BDs (que é o mais vendido de 2016) fosse desmoronado nas telas de cinema. mas a culpa não é do filme em si. a culpa é do estúdio e da pobreza de espírito dos empresários, SNYDER fez um filme maravilhoso, a versão em BD confirma isso. e com certeza se fosse esta a versão cinematográfica, o resultado, mesmo com toda a crítica contra, seria diferente. o público daria outra resposta ao filme, como ocorreu com ES, que teve 1% a mais ainda de negativações quando comparado a BvS (73% deste, 74% daquele). de qualquer forma, BvS é a obra cinematográfica mais grandiosa de 2016. ainda é discutido, para se ter uma ideia. NOTA 10.

    vingadores 3: guerra civil? este é de verão. acabou. se esquece.
    o filme é uma apresentação do (menino)homem-aranha e do pantera negra, que roubam a cena, junto com homem de ferro, claro, e eclipsam capitão américa, claro, que para consolo tem ao menos a ilusão, graças ao título oficial, de que o filme é dele. no mais, é piada e nonsense em uma balaio de briguinhas que ninguém entende o motivo, a não ser que tem que ter porque o título fala de guerra. mas se fala o título também de capitão américa e o resultado é um filme para introduzir o (menino)homem-aranha e o pantera negra, além de ter homem de ferro, claro, o título guerra civil é outro engano na cara dos fãs entregue poe este estúdio. mas eles gostam e gozam quando são enganados assim. eu vi nos comentários à época. só se falava do (menino)homem-aranha e do pantera negra. capitão américa? ficava na periferia dos comentários, como se fosse uma obrigaçãozinha ter que citá-lo mesmo. até homem de ferro roubou a cena, claro, no “terceiro filme” de steve rogers. mas é ucm, é uma lambança mesmo e fica assim mesmo, o melhor filme da marvel até aqui. ops! me esqueci. este estúdio não erra nunca, o melhor filme da marvel até aqui,agora, já é o reconhecível doutor estranho. NOTA 0.

    deadpool. não assisti. eu tenho abuso de personagens como ele. não posso falar nada sobre este filme. talvez algum dia, se encontrar por um real num camelô, eu compre e assista. passo.

    x-men: apocalipse. um filme bem melhor do que os outros com personagens marvel este ano. cenas incríveis, vilão aproveitado ao menos de forma correta, coisa rara quando se trata de vilão marvel nos cinemas, e inexistente quando se trata de ucm. gostei. NOTA 6.

    • Juiz Gregg

      quantas linhas

      • O Gato Socialista

        vc escreveu “força lava-jato”, devo-lhe lembrar que a operação não é o juiz que a comanda. eu quero a continuidade da lava-jato, sobretudo agora que finalmente chega com força no psdb e pmdb, mas não quero juízes que abusam de autoridade e não querem ser punidos por isso.

    • Marcelo G. Rosenthal

      Quanto rage!!!!

      Chega a dar pena!

    • Julius, o Onipresente

      Te conheço de vários comentários, mas dar 0 para um filme??? Isso aí só hater faz. Sou DCnauta também mas isso aí eu não faço, fica feio.
      Mesmo tendo uma preferência por editora temos que saber avaliar um filme sem levar por nossas pré-opiniões pessoais, embora muitos críticos não tenham feito isso.
      Filmes com roteiros bem simples não quer dizer que são lixos e filmes com roteiros complexos não quer dizer que são ótimos. Esquadrão Suicida e Deadpool foram filmes com roteiro muito simples as que me divertiu muito e então gostei. Guerra Civil não gostei, não passou de uma briga no aeroporto e as cenas que eram pra trazer impacto não trouxeram tanto. O que eu mais gostei foi BvS (mesmo com alguns problemas na versão do cinema), pois achei o vilão melhor, trilha sonora melhor e Snyder conseguiu trazer impacto nas cenas, basta ver a morte do Superman. A entrada da Mulher Maravilha foi magnífica e entre a cena do capitólio e aquela que a Vanda explode acidentalmente eu prefiro a cena do capitólio pois Snyder soube usar o silêncio e a tensão da Senadora Finch para trazer impacto na cena e depois vemos o Superman vendo os corpos embalados e vemos sua tristeza nisso. O filme term defeitos sim, mas eu preferi BvS.

      • O Gato Socialista

        os zeros para Guerra Civil e Doutor Estranho são só raiva mesmo pela parcialidade dos sites. quando os erros são no ucm se desculpa, quando são no DC Filmes, se escancara. daria notas um pouco maiores sim, mas como a raiva pesa nessas horas, fica assim.

        mas de qualquer forma, prefiro a DC e o DC Filmes sem sombra de dúvida.

        • Julius

          Entendo, fiquei com muita raiva também principalmente por erros bobos que se repetem nos filmes da Marvel serem muito mais destacados nos filmes da DC. Muitos desses “críticos” são modinhas e hipócritas.

          • O Gato Socialista

            exato. GC e BvS estranhamente possuem os mesmo erros e acertos (falam de espionagem por parte da Disney, não sei), mas no ucm são perdoados enquanto no DC Filmes são massacrados.

  • O Gato Socialista

    Há filmes para tudo.
    Inclusive no subgênero super-heróis.
    Se você quer aventura, eis o ranking:

    (Os melhores) –

    Ranking, filme de super-heróis:

    1. Batman v. Superman: a origem da justiça.
    2. Esquadrão Suicida.
    3. X-Men: Apocalipse.

    Se você quer rir e zueira never ends, com ilusão cômica fantasiada de super-herói:
    Ranking, filme cômico com personagens fantasiados:

    1- Guerra Civil.
    2. Doutor Estranho.

    o resto, aí sim, é resto.

  • Marcelo G. Rosenthal

    Melhores filmes Dr Estranho e Deadpool

    X-men e guerra civil foram medianos

    Esquadrao suicida foi um lixo supremo com o pior coringa da historia do cinema

    E Batman vs superman a maior decepcao de todos os tempos, com um superman sem carisma e um batman assassino.

  • XOW!

    Guerra Civil é problemático pra caral­ho, mas é decente
    Deadpool é simples e decente
    Batman V Superman é problemático e ruim
    X-Men Apocalypse não tem tantos furos mas é tão ruim quanto BvS
    Doutor Estranho eu não vi e não gostei
    Esquadrão Suicida eu só vou assistir quando for suicida.

    • O Gato Socialista

      “Guerra Civil é problemático pra caral­ho, mas é decente”
      vc sofre de algum tipo de retardamento mental?
      ou vc gosta de filmes problemáticos que te enganem com piadas de 10 em 10 minutos?

      • dcmoreira1

        Resumindo o que o Gato Socialista quis dizer:
        “Ou concorda comigo, ou xingo…mimimi”

        • Hanna_Barbarian

          Ah, esse aí é da escola do Orkut, da época da comunidade “Universo Em Crise”, quando tinha uns três, quatro (inclusive um dos cupinhchas do Terra Zero, que adora xingar por trás de um teclado e considera a opinião de fã dele como indisoensável) que eram insuportáveis, verdadeiros bullies de rede social! Pior é ficar se autoafirmando o tempo todo, sem embasamento melhor do que a própria opinião, e ao mesmo tempo ficar hostilizando quem discorda. Repara que ele nem mesmo espera que alguém responda a um post dele, mas gosta de confrontar quem pensa diferente como se o tivessem ofendido pessoalmente. Deve se achar o moderador dessa bosta!

  • Anderson Ferreira

    Caramba… só eu gostei de Esquadrão Suicida? Bem para começar não consigo assistir filmes da Marvel, não gosto da fórmula, parei na dancinha do menino lá… aquele herói que não lembro o nome (rs…) para derrotar aquele vilão 1/8 de boca. Mas ainda suporto os filmes da DC, gosto bastante do BVS, lógico que tem um monte de falha, mas a versão estendida, consegue me segurar por quase 4 horas, só não entendo até agora que porra a Lois fez com aquele cajado, joga no poço, ah não pega de volta…
    Já Esquadrão Suicida acho um bom filme de ação, nada mais, ele tenta se levar a sério, uma ameaça grandiloquente demais, porém sem sentido, uma trama meio inconsequente. Mas no geral eu gosto, sério me lembra aqueles filmes dos anos 80, sei lá porque.
    Bem ao que vem, podem apostar será melhor, pelo menos por parte da DC. Já que não consigo assistir Homem de Ferro inédito todo ano e com um herói diferente no lugar.

  • geo

    Assisti o Dr estranho ontem e foi realmente estranho, em certas partes achei estar vendo a Origem, em certas partes Mundos opostos, em certas partes Harry Potter, o filme é um amálgama, as atuações são ótimas, especialmente Tilda Swinton, bom filme.