[Universo em Crise] Krypto, o Supercão (5)

Seja bem-vindo mais uma vez, Zeronauta! Vamos a mais um artigo do animal de estimação do Superman!

Para ler as partes anteriores: Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4.


O Krypto dos Novos 52

Como todos devem saber, os Novos 52 foram uma reformulação do Universo DC; vários elementos e até mesmo a própria cronologia foram modificados. E Krypto sofreu mudanças também: embora ele ainda fosse um cachorro branco originário do planeta Krypton, agora ele não era mais de porte médio e, sim, um cão grande e parecido com um lobo. Sua primeira aparição foi em Action Comics #3 dos Novos 52, onde o vemos ao lado de Jor-El.

Arte: Rags Morales
Arte: Rags Morales

A segunda aparição deste novo Krypto ocorre em Action Comics #5. Lá são mostrados os últimos momentos de Krypton e Jor-El tentando salvar sua família. Primeiro, ele tenta levá-la para a Zona Fantasma através de uma máquina, mas os criminosos prisioneiros nessa outra dimensão os aguardam com intenções maléficas. Um deles põe a mão através do portal, tentando alcançar a família de Jor-El, e é atacado por Krypto, que protege seus donos. O cão é puxado para a Zona Fantasma – e a máquina, destruída -, deixando como única opção enviar o bebê Kal-El num foguete protótipo que Jor-El construíra.

Em Action Comics #13, Superman é emboscado pelo vilão kryptoniano Xa-Du e é aprisionado na Zona Fantasma. Doutor Xa-Du foi o primeiro criminoso a ser preso na Zona Fantasma e foi ele que pôs a mão pra fora pelo portal na edição #5 e atacado por Krypto. Na Fortaleza da Solidão, enquanto olha a tela da máquina que transporta para a Zona Fantasma, e encontra marcas de patas de um cão enorme do outro lado, o vilão utiliza sorrateiramente o projetor e envia Kal-El para aquela outra dimensão. Xa-Du construiu um traje especial que o permite interagir com o nosso universo mesmo sendo um fantasma.

Naquele plano inóspito, Superman é atacado por criminosos, se recordando de Krypto e de  como o cão ficou preso ali. Daí assovia, chamando-o. Krypto aparece e salva o Homem de Aço. O Azulão encontra com o Vingador Fantasma, ele também estava aprisionado na Zona Fantasma. Superman consegue se materializar momentaneamente na Fortaleza da Solidão e arranca o traje especial de Xa-Du: assim, o vilão retorna para a Zona Fantasma. O Homem do Amanhã coloca o traje e aciona a máquina para voltar ao nosso universo. Enquanto isso, o Vingador Fantasma e Krypto impedem os criminosos de chegar até o Homem de Aço, e nosso herói retorna à Fortaleza da Solidão.

O Vingador Fantasma parte da Zona Fantasma por meio de seus próprios poderes e Krypto espera pelo retorno do seu dono. Kal-El veste a luva de Xa-Du que o permitiu colocar a mão pra fora da Zona Fantasma em Action Comics #5 e enfia a mão no portal e puxa Krypto para o nosso universo. Entretanto, o cão fica muito ferido pela passagem, então o Superman leva seu cão para o espaço para ser banhado pela luz do nosso sol amarelo e isso cura o Krypto e lhe concede poderes semelhantes ao de seu dono. A partir daí, o Cão de Aço se torna o animal de estimação de Kal-El. Outra vez, diga-se de passagem.

Ainda há uma história backup em Action Comics #13, sobre Krypto. Ela mostra, da perspectiva do Krypto, a sua vida até antes de reencontrar Superman na Zona Fantasma. Ele foi criado em laboratório por Jor-El já como um cão adulto e com uma ligação inquebrável com Kal-El. Vamos Krypto atacando Xa-Du em Krypton e ficando preso na Zona Fantasma e, depois, ele – em forma de fantasma – seguindo o foguete de Kal-El até a Terra. Em nosso planeta mesmo estando na forma de fantasma, sem poder ser notado por Clark Kent, o cão acompanha seu dono e participa de muitos momentos importantes de sua vida, como a mudança para Metropolis e suas batalhas contra vilões, nas quais Krypto tentou ajudá-lo sem sucesso.

O supercão teve muitas aparições de destaque na fase dos Novos 52:

Num arco que vai de Action Comics #16 a #18, o Homem do Amanhã é capturado por um grupo de vilões e o Cão de Aço aparece e resgata o seu dono. No entanto, os vilões conseguem atrair o supercão para uma armadilha e contê-lo, para logo depois capturarem o Homem de Aço novamente.

Em Supergirl #16, durante a saga “H’el on Earth”, o Flash invade a Fortaleza da Solidão a pedido do Homem de Aço para levar a prima dele de lá. A Garota de Aço se recusa a ir com o Velocista Escarlate e os dois brigam, até que o Krypto aparece e ataca o Homem Mais Rápido do Mundo.

Arte: Mahmud Asrar
Arte: Mahmud Asrar

O supercão aparece também num arco que começa em Superboy #20 e termina em Superboy #24. Ele surge para salvar o Garoto de Aço e depois ajuda o herói contra o Dr. Psycho, a C.O.L.M.E.I.A. e o Pirata Psíquico.

Em Batman/Superman Annual #1, o Mundo Bélico vem até a Terra procurando encrenca. Jochi, o filho de Mongul, controla o planetoide artificial e quer que Superman e Batman respondam por terem derrotado seu pai, ele exige que os Melhores do Mundo compareçam na sua arena e que cada um leve dois membros do seu clã para participar de lutas até a morte, caso contrário ele destruirá nosso mundo. Assim, o Homem de Aço leva a Supergirl e Aço, enquanto que o Cavaleiro das Trevas leva a Batgirl e o Capuz Vermelho, contudo o Azulão também leva o Krypto.

No #11 de Batman/Superman, temos um capítulo da saga “Doomed”. Batman, Mulher-Maravilha e Aço vão até a Fortaleza da Solidão para descobrir como Apocalipse conseguiu escapar da Zona Fantasma. Eles se encontram com o Cão de Aço, que os ajuda a investigar a Zona Fantasma atrás de respostas sobre a fuga de Apocalipse.

Krypto faz uma breve aparição em Action Comics #32. Metallo pilota um jato especial com vários galões de kryptonita, na forma de aerossol, numa missão suicida para matar Superman. O Homem do Amanhã tenta demover o vilão de sua intenção, todavia John Corben está irredutível e os galões são detonados. Metallo morre e o gás de kryptonita é espalhado pela atmosfera. Como Superman está com o vírus proveniente do Apocalipse, ele sobrevive. E vemos o gás nos céus em vários locais diferentes, um deles é no Ártico, onde o supercão presencia o acontecimento.

A última aparição de Krypto nos Novos 52 ocorre em Superman #51, na primeira parte da saga !The Final Days of Superman!. Ele está com o Azulão na Fortaleza da Solidão quando o herói está rodando vários testes em si mesmo e descobre que está morrendo, devido a três razões diferentes. Todas essas causas provocam uma espécie de deterioração no organismo de Superman e lhe resta pouco tempo de vida.


Isso é tudo por hoje, Zeronauta! Até a próxima!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com