[Universo em Crise] Aquaman na Era de Prata (7)

Bem-vindo a mais um artigo sobre o Aquaman na Era de Prata! Hoje vamos falar mais sobre a Mera, pois esse assunto ainda dá muito pano pra manga.

Caso você não tenha lido alguma das partes anteriores: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5 e Parte 6.


Hila, a Irmã Gêmea de Mera

Logo antes do reboot, Geoff Johns criou uma irmã mais nova para Mera, a Siren. Ela era muito parecida com a Mera, tendo as feições idênticas, mas o cabelo era púrpura. Porém, a Mera tinha uma irmã gêmea idêntica, que surgiu na Era de Prata. Seu nome era Hila e ela apareceu somente em Aquaman v1 #22.

Arte: Nick Cardy
Arte: Nick Cardy

Aquaman e Mera estavam cavalgando em cavalos marinhos enormes e ela conseguiu sumir de vista, mas o herói aquático a achou onde se escondia e a beija. Eis que aparece a verdadeira Mera: essa outra era sua irmã gêmea Hila, a ovelha negra da família, que foi banida há muito tempo da sua dimensão natal junto, com um nativo de lá chamado Kandor. Esse consorte tramava planos para benefícios escusos e próprios, apesar dos malefícios que traziam a outros, e como Hila participou desses planos, foi exilada junto com ele.

Antes que perguntem: sim, o nome desse patife é o mesmo da cidade kryptoniana que tinha sido encolhida pelo vilão Brainiac. A Kandor do Superman foi criada em julho de 1958, enquanto que este Kandor foi criado em julho de 1965.

Hila contou que Kandor a mantinha sob seu controle, por meio de um feitiço, e pediu a ajuda de sua irmã e do Aquaman para se libertar. O vilão tinha enviado ela para buscar uma joia em forma de estrela do mar, que estava num navio afundado. Os três viajaram por um rio subterrâneo até o esconderijo de Kandor, uma construção que parecia uma pirâmide maia no interior de uma caverna aquática.

Contudo, antes de chegarem, Hila ficou para trás, para não ficar sob a influência de Kandor, e Mera iria até lá junto com Aquaman, se passando pela irmã. Os dois também se separaram, Mera entraria sozinha disfarçada como Hila e Aquaman seguiria sorrateiramente sem ser percebido, esperando o momento para pegar o malfeitor de surpresa.

Todavia, Kandor enganou os dois e, enquanto Mera é entretida com uma distração, seus poderes são neutralizados e o expatriado aprisiona o Aquaman. Desde o princípio, tudo não passava de um plano para capturar o Rei dos Mares. Entretanto, a dupla antagonista tinha planejado que Hila voltaria ali com o herói, e não Mera se passando por ela. O vilão queria que Arthur Curry revelasse o lar das Sete Enguias Douradas, pois existia uma lenda de que quem conseguisse pegá-las ganharia poderes incríveis.

Arte: Nick Cardy
Arte: Nick Cardy

Aquaman se recusou a entregar a localização. Por isso, Kandor o submeteu a provas mortais, para que ele desembuchasse. Ele foi libertado dentro de uma arena e, primeiro, teve que se esquivar de dezenas de lanças disparadas contra ele. Depois, teve que escapar de uma bola de metal imensa presa a um pêndulo. Em seguida, teve que combater um batalhão de guerreiros humanoides com carapaças nas costas, que se enrolavam como tatus-bola.

Enquanto isso, Hila foi para a Atlântida, se passando pela irmã gêmea, até que sua consciência pesou demais e ela não pode mais suportar. Daí retornou à pirâmide, para socorrer sua irmã e o amado dela. No covil, Kandor partiu para cima do Aquaman, para obrigá-lo a falar. O exilado revelou que ele foi banido por um crime que ele não cometeu. O herói ofereceu ajuda, para provar sua inocência, porém Kandor não confiou nele e os dois brigaram.

O Aquaman não é páreo para os poderes de controle d’água de Kandor, que são comuns aos nativos da dimensão de Mera. O Rei dos Mares é pego numa armadilha mortal e salvo no último instante por Hila. A partir daí, os dois se unem contra Kandor.

Enquanto acontece a batalha, Mera percorre a pirâmide atrás de um meio de auxiliar seu amado e a irmã. Ela encontra um espelho através do qual é contatada por aquele cientista de sua dimensão natal que inventou o aparelho que abre portais para a Terra. Se em Aquaman V1 #11 seu nome era Xebel, aqui ele é chamado de Kreon. Ele informa que Hila entrou em contato e avisou da arapuca de Kandor e, desde então, ele esteve tentando contatar sua rainha: o professor desenvolveu um meio de devolver telepaticamente os poderes dela, e Mera os recebe de volta.

Aquaman está contido por uma estrela do mar gigante e sua amada vai soltá-lo. No entanto, Kandor consegue colocar Hila sob seu controle novamente, e ordena que ela detenha a irmã. Uma delas é derrotada, porém ocorreu um mal-entendido: a vitoriosa foi Mera, mas quem Kandor controlou foi Mera, e não Hila. Sob o controle do vilão, ela vai atacar Arthur Curry.

Arte: Nick Cardy
Arte: Nick Cardy

Nesse momento, os quatro são atacados por aquelas criaturas com carapaças nas costas. Kandor as escravizou, agora se rebelaram e empurram uma espécie de rolo compressor pra cima dele e dos outros três. O patife aceita unir forças com Aquaman contra esses seres e manda Mera libertá-lo. Ela consegue deter o rolo compressor. Os “guerreiros tatus-bola” não se dão por vencidos e investem contra Arthur Curry e os demais, contudo são vencidos pelo poder combinado do Rei dos Mares, Kandor e Mera.

Arte: Nick Cardy
Arte: Nick Cardy

O até então patife está agradecido pela ajuda e demonstra muita preocupação com Hila: ele a ama de verdade. Ela desperta e Kandor libera Mera de sua influência. O ex-antagonista permite que Aquaman e sua amada partam em paz e viverá em exílio ali com Hila. É quando chega Aqualad, que conta que seguiu a falsa Mera até lá e que, antes de sair da Atlântida, ele recebeu uma mensagem da dimensão dos banidos: eles foram inocentados do crime pelo qual foram exilados e podem retornar. E tudo acaba bem.

Arte: Nick Cardy
Arte: Nick Cardy

Caramba! Será que só eu enxergo inúmeras coisas erradas nessa história? O cara tentou matar o Aquaman várias vezes, mantinha Hila sob seu controle por meio de drogas, manteve Mera e Aquaman em cárcere privado, escravizou aquelas criaturas… Fora a física! E no final, todos ficam amigos e o Kandor não tem que pagar por nada que ele fez! Pois é, as coisas não faziam sentido na Era de Prata.

Outras Aparições de Mera

Vamos ver mais alguns exemplos de aparições da Mera:

Aquaman v1 #13 – Esta foi a segunda aparição de Mera. Um misterioso corredor com portais para várias épocas diferentes se abre e animais pré-históricos passam para o presente. Três bandidos de 2098 vêm ao nosso tempo e trazem armas, uma que dispara um raio muito destrutivo e outra que lança um raio que controla o alvo. Esses foras-da-lei usam a segunda arma para controlar os animais que vieram pelo corredor, e também Mera.

Arte: Nick Cardy
Arte: Nick Cardy

Aquaman v1 #14 – Na segunda história dessa edição, Mera visita Aquaman mais uma vez, mas ele recebe uma pancada na cabeça e sua índole é alterada, ficando muito mau. Ele apronta bastante até que leva outra pancada na cabeça e retorna a ser como era.

Arte: Nick Cardy
Arte: Nick Cardy

Aquaman v1 #15 – Um cientista inventa uma fórmula que fará um ser humano respirar embaixo d’água. Infelizmente ela possui um efeito colateral e o homem fica incapaz de respirar fora d’água. Aí, ele se revolta e rouba prédios e outras construções, faz uma cidade submersa e pretende raptar pessoas para submetê-las à sua fórmula, obrigando-as a morar nessa cidade. Mera aparece no meio da história para ajudar.

Arte: Nick Cardy
Arte: Nick Cardy

Aquaman v1 #16 – Um casal de alienígenas irmãs vem para a Terra, fugindo de criminosos de seu planeta natal. Aqui, o macho aprisiona Aquaman e assume sua aparência para não ser encontrado pelos bandidos. Mera vê esse extraterrestre disfarçado como seu amado e andando com a irmã, e presume que oAquaman está sendo controlado pela alienígena. Daí, ela e Aqualad fazem de tudo para separar os dois.

Arte: Nick Cardy
Arte: Nick Cardy

Aquaman v1 #17 – O deus grego Poseidon viaja do passado até o presente e está apaixonado por Mera. Ele quer demonstrar ser mais poderoso que Aquaman e conquistá-la. Ela partirá com o deus para o passado se ele poupar Arthur Curry. Ainda assim, depois disso, o herói vai ao passado atrás dela.


Mera deve ter feito muito sucesso, ou pelo menos o roteirista gostava muito de usá-la, porque ela aparece em praticamente todas as edições do primeiro volume do Aquaman durante a Era de Prata desde o #13.

Até a próxima, Zeronauta!

2 Comentários

Clique para comentar

quatro × quatro =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com