Lançamento da HQ Carolina no Instituto HQ

No próximo dia 01 de outubro, o Instituto HQ vai receber os artistas Sirlene Barbosa e João Pinheiro para o lançamento da HQ Carolina. O evento vai contar com um bate papo com os artistas, falando sobre a criação do álbum, em um evento gratuito.

A HQ segue a vida de Carolina Maria de Jesus, que foi um dos grandes fenômenos literários do Brasil nos anos 1960. Dentre os assuntos, falarão sobre o trabalho de estreia da escritora, o aclamado Quarto de Despejo, obra que ficou no topo da lista de mais vendidos e foi publicado em mais de treze países. Negra, pobre, moradora da favela do Canindé, zona norte de São Paulo, e mãe de três filhos, Carolina narrava no livro seu cotidiano na favela. A artista foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que a ajudou a publicar o trabalho. O título vai ser lançado pela editora Veneta.

carolina_maria

O foco do bate papo é ter uma experiência de sala de aula sobre literatura negra e Carolina Maria de Jesus, sobre a descolonização do currículo, a importância de inserção de outras vozes (negras e indígenas) no currículo escolar e, enfim, sobre a representação negra nos meios de comunicação de massa.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=PucTtvFtDBA[/youtube]

Silerne Barbosa, doutoranda em educação pela PUC-SP, está estreando com trabalhos em quadrinhos. A arte fica a cargo de João Pinheiro, artista que tem em seu currículo outras biografias em quadrinhos de artistas como Kerouac (2011, Devir) e Burroughs (2015, Veneta).  Não custa lembrar que Pinheiro ficou desaparecido por alguns dias em setembro, o que suscitou preocupação generalizada nas mídias sociais entre os fãs do quadrinho nacional, mas, felizmente, tudo não passou de um susto.

O evento acontece dia 1º de outubro e tem inicio às três da tarde, na Avenida Pompeia, 2040, próximo ao metrô Vila Madalena em São Paulo (SP). Para mais informações, você pode acessar a página do evento no Facebook.

Comente

Clique para comentar

dois − 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com