Destaque Editorial Plantão Seções

[Editorial] Queremos seu dinheiro! (por uma boa causa)

Escrito por Delfin

Sim, Zeronauta, vamos falar aqui de dinheiro, o vil metal, l’argent, money, bufunfa, milho, grana, dindin, tutu, arame, capital, caraminguá, pingo, suco, cobre, gaita, macarrão (jura mesmo, macarrão?), níquel, prata, vintém, cascalho, pila, capim, carvão, já dissemos money?, paus, graveto, granfo, pataca, pilim, cheta, pra que não reste nenhuma dúvida, falaremos, sim, das verdinhas. Em papel, moeda ou em formato de crédito digital.

d840559aef0175fc7f83dc92453f33be83e54daafda732a6c220d72d8e3daf68

O conteúdo do Terra Zero vai agora ser pago? Vamos colocar uma paywall e disponibilizar apenas uma cota ridícula de notícias mensal para o leitor desavisado? Vamos bloquear a sua leitura se você tiver um ad blocker rodando no seu navegador? O portal agora terá conteúdo exclusivo para assinantes? Vamos registrar o seu IP e monitorar suas atividades para extorqui-lo de alguma maneira? Seria isso, então, uma forma moderna de extorsão?

the-feeling-when-you-get-money_o_503510

Nada disso. Não somos tão tacanhos, como boa parte da imprensa tradicional é. Se bem que, sejamos bem honestos aqui, se você usar ad blockers no Terra Zero, perde os banners de promoção de quadrinhos da Amazon, que sempre que a gente coloca é porque são bons e relativos ao que você está lendo. É verdade, o Pab jura que é e a gente acredita muito nele! :)

photo

Aqui neste site, a equipe inteira trabalha muito, cada uma fazendo o que pode e cada uma em sua especialidade, seja ela edição, revisão, redação, tradução, produção gráfica, produção audiovisual ou mesmo administração e comércio. Todos nós (mas isso é muito teórico) ganhamos dinheiro com nossos próprios empregos ou empreendimentos pessoais. O Terra Zero, como vocês podem imaginar, é um trabalho de amor de todos nós e, como você também supor, é um veículo de comunicação de nicho como são a maioria dos veículos sobre quadrinhos no Brasil: deficitário.

in-terms-of-money-we-have-no-money-funny-money-meme-photo

Isso quer dizer, basicamente, que gastamos muito com o que é produzido aqui. A maioria de nós gasta algo que é caro para todas as pessoas, que é o tempo. Mas não nos importamos, porque o que estamos fazendo é o que gostamos. Mas há gastos que são monetários, e estes precisam ser feitos. Você já deve ter percebido, por exemplo, que o site às vezes ‘pisca’, ou seja, sai momentaneamente do ar e depois volta. Isso é o nosso servidor pedindo arrego: nosso plano precisa de um upgrade e isso custa, claro, dinheiro. Aquele, lá do primeiro parágrafo.

2115a93d8df96fb2a324e6db26cc9d1d9a8fdf21cb6ecb166750a3f474266a2a-money-memes-funny-14

Mas não é só isso: não achamos justos, aqui no comando do Terra Zero, que as pessoas trabalhem de graça. O grande projeto é conseguir remunerar todo mundo que trabalha no site. Por que não? Isso não é um sonho, é uma estrada rumo ao profissionalismo, que estamos trilhando há algum tempo. Mas a grande verdade é que não temos como fazer isso sozinhos. Já investimos muito de nossas vidas aqui e, sabemos, vocês reconhecem isso. Basta ver a quantidade crescente de leitores que temos e nossa ascensão nas redes sociais, bem como o reconhecimento cada vez maior do mercado de quadrinhos, inclusive internacional, em relação ao nosso trabalho.

8ebmvk

Então, o que fazer?

Após analisar muitas possibilidades, decidimos optar pelo mecenato digital. Nome bonito, pomposo, mas que funciona basicamente assim: se você admira nosso trabalho, agora oferecemos a chance para que você contribua financeiramente para que possamos mantê-lo e também ampliar a qualidade do conteúdo que oferecemos para vocês. E não importa com quanto você puder, se quiser, contribuir: a partir de um real (que mal dá para comprar pãezinhos ultimamente), estamos mais do que agradecidos.

zb4rsx

Dos vários sistemas de arrecadação de mecenato digital existentes, o Terra Zero optou pelo Padrim, que nos pareceu o melhor de todos, em relação às nossas expectativas. No Padrim, que é um sistema nacional, você pode colaborar utilizando cartão de crédito ou boleto bancário. Tudo é na verdade muito simples, como você poderá ter a chance de comprovar se decidir-se por ser um de nossos padrinhos ou madrinhas.

banner_tzero

No Padrim do Terra Zero, listamos todas as nossas metas atuais. Estas metas, com o tempo, podem ser ampliadas, bem como as possibilidade de apadrinhamento. Nossa campanha se iniciou oficialmente na última segunda-feira, dia 12 de setembro, e, até o presente momento, já conseguimos bater nossas duas metas iniciais, o que é animador. Parece ser um sinal claro de que estamos no caminho correto. Mas também sabemos que este é só o começo da caminhada.

56662860

Como foi dito antes, ainda há muito a ser conquistado. As metas listadas no Padrim são apenas o começo desta jornada que, a partir de agora, podemos fazer não apenas como produtor de conteúdo e leitores, mas, sim, como parceiros reais de um projeto feito com muita dedicação e amor. Acreditamos que este é o melhor caminho e estamos colocando isso à prova porque, ora, esta é a nossa convicção. Se você acredita no nosso trabalho, em nossa linha editorial, em nosso jeito de fazer jornalismo sobre quadrinhos no Brasil, faça desta também a sua convicção. E espalhe a notícia!

futurama-farnsworth-good-news-everyone-campaign-ads-over