FIQ 2017: Festival anuncia mês de realização

A organização do evento bienal FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos divulgou uma nota oficial via página do Facebook justificando a manutenção do mês de sua realização, no início do verão de 2017.

Segundo os organizadores, uma das sugestões mais frequentes do público em sua pesquisa de relacionamento foi a mudança do mês de realização do festival, tendo em vista a temperatura e proximidade com o evento Comic Con Experience.

Cartaz oficial do FIQ 2015, por Lu Caffagi.
Cartaz oficial do FIQ 2015, por Lu Caffagi.

A organização do FIQ, que tem recursos provenientes da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, no entanto, preferiu manter a data do evento para o mês de novembro de 2017 devido a trâmites do orçamento estadual, que só será aprovado no início do ano que vem. A nota oficial da organização segue abaixo:

Senta que lá vem textão! Mas leiam, é importante.
Amigas e amigos. O FIQ sempre primou pela transparência e diálogo franco e direto. Ano passado, ao final da 9ª edição do festival, pedimos que todos preenchessem uma ficha de avaliação do evento. Uma das sugestões mais frequentes foi a mudança de data do evento. A maioria das pessoas justificou tendo em vista a proximidade com a CCXP e o grande calor que fazia na Serraria em novembro. Começamos então a avaliar a possibilidade de alteração. O mês de agosto, por diversos motivos, era o período ideal. No entanto, alguns fatores novos e antigos pesaram em nossa decisão:
1. O FIQ tem tido, ao longo das últimas edições, recursos oriundos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Devido a um ajuste orçamentário e logístico, o edital de 2017 que, geralmente, abriria ainda este ano, ficou para o início do ano que vem. Assim seu resultado só será divulgado ao final do primeiro semestre de 2017.
2. Ano que vem teremos mudança de governo municipal. Independente do resultado, os primeiros meses são de ajustes e avaliações, orçamentários e administrativos
3. A atual conjuntura nacional faz o planejamento do evento ser bem mais cauteloso.

Diante de tudo isso optamos por manter a realização da 10ª edição do FIQ, em 2017, no mês de novembro, provavelmente na primeira quinzena. Isto nos dá um tempo maior para lidar com imprevistos e ajustes que se fizerem necessários.
Agradecemos demais a participação e confiança que vocês tem no FIQ. Iremos trabalhar, desde já, incansavelmente, para que a edição de 2019 possa atender a esta demanda e ter uma data que seja mais adequada ao desejo de todos.
As outras sugestões e críticas estão sendo avaliadas e levaremos todas elas em conta, para sempre melhorar a qualidade do evento.
Quem não respondeu ao questionário na época, abriremos novamente para que todo mundo possa participar.
Ainda este ano também teremos uma reunião presencial para discutir e ouvir sugestões, aqui em Belo Horizonte.
Em breve, teremos a confirmação dos dias do festival em novembro, para permitir que todos possam planejar sua participação no festival.
Por favor, compartilhem este post para que um número maior de pessoas tenha acesso.
Obrigado! E vamo que vamo!

Para mais sobre o FIQ 2017, ouça o Redação Comicpod discutindo o último evento, realizado em novembro 2015.

4 Comentários

Clique para comentar

catorze + 10 =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com