[#TerraDez] O que já sabemos sobre o filme da Liga da Justiça?

Ainda falta bastante tempo para a Liga da Justiça finalmente chegar aos cinemas, já que seu primeiro longa-metragem está agendado para novembro de 2017. Todavia, suas filmagens começaram cedo (em abril deste ano), poucos dias depois da estreia mundial de Batman vs Superman – A Origem da Justiça, seu precursor cronológico do chamado DC Extended Universe, o universo cinematográfico da DC Entertainment.

Na próxima terça-feira (21), a Warner Bros. pretende fazer uma grande revelação a respeito do filme. Alguns veículos jornalísticos especulam que isso pode ser a divulgação da primeira foto oficial do time reunido, o que parece bem provável, já que ainda é bem cedo para um trailer. De qualquer forma, o Terra Zero volta com sua tradicional coluna Terra Dez levantando dez pontos que sabemos até agora sobre o filme da Liga da Justiça.

10) Diretor:

Zack Snyder está de volta para dirigir seu quarto filme baseado em quadrinhos da DC. Depois de Watchmen (2009), Homem de Aço (2013) e Batman vs Superman (2016), Snyder será responsável pelo primeiro filme da Liga da Justiça. Ainda não se sabe se ele também dirigirá o segundo, agendado para 2019. Analisando sua filmografia, fica claro para o espectador que Snyder prefere filmes visualmente fortes e intensos, com linguagem visual característica de seu corpo de trabalho. Todavia, alguns profissionais que trabalharam com ele nesses projetos anteriores foram substituídos.

zack-snyder-cavill-gif10

Após a má receptividade da crítica em relação a Batman vs Superman, a equipe do Terra Zero especulou – e você pode saber mais sobre isso ouvindo nosso ComicPod One-Shot especial sobre o filme – que Snyder talvez fosse um diretor de fachada da Liga da Justiça, sendo substituído sem alardes à imprensa por alguém como Ben Affleck ou George Miller, produtores do longa. De fato, informações sobre o descontentamento da Warner em relação a BvS surgiram aos montes nas últimas semanas, mas nada foi confirmado. Portanto, ainda que Affleck e Miller sejam diretores mais bem sucedidos que Snyder e tenham prestígio entre a crítica, a interferência de qualquer um deles na visão que Snyder tem para a Liga não foi confirmada.

De concreto, o diretor prometeu que o filme não terá a mesma tonalidade de suas obras anteriores. Na verdade, será um filme menos “dark” e mais aventureiro.

9) Roteirista:

Chris Terrio foi o roteirista do filme da Liga da Justiça. Ele também foi responsável pelo roteiro de Batman vs Superman, mas sua tarefa nesse projeto anterior foi mais difícil: Terrio teve de escrever um roteiro por cima do projeto original escrito por David S. Goyer, uma das figuras responsáveis pelo nascimento do DC Extended Universe.

Hoje, Goyer não faz mais parte do quadro de profissionais conectados à criação desse universo. Em 2013, quando o embate entre Batman e Superman foi anunciado pela Warner, o cineasta estava diretamente envolvido na produção e no roteiro. Sendo assim, o roteiro do filme da Liga foi 100% de Terrio.

8) Produção:

Ben Affleck e Geoff Johns foram anunciados como produtores do filme da Liga da Justiça há poucas semanas. Enquanto o primeiro já está envolvido nesse universo por ser o novo Batman e por ter trazido Chris Terrio ao projeto, o segundo está chegando, de certa forma, de última hora. Johns tem grande experiência com cinema e TV, pois, além de ter sido assistente do lendário diretor Richard Donner nos anos 1990, também roteirizou e produziu episódios de Smallville e The Flash. Aliás, ele é um dos criadores da série do Velocista Escarlate.

Johns falou em entrevistas recentes que estava faltando nos quadrinhos DC os sentimentos de “legado” e “esperança”, elementos que fizessem os leitores se reconectarem os medalhões da editora, caracterizados nos últimos anos de formas ousadas e não muito bem aceitas. Não se sabe se a afirmação do diretor criativo do grupo DC Entertainment foi um cutucada em Zack Snyder, que vê o mundo dos super-heróis como algo sombrio e sujo. De qualquer forma, o envolvimento de Johns no filme servirá para trazer “esperança” ao DC Extended Universe.

7) Elenco:

O elenco do filme não tem segredo. Os atores do filme da Liga foram confirmados entre 2013 e 2015, com poucos nomes sobrando para este ano. Isso não significa que todos os personagens que estarão no filme sejam conhecidos.

Elenco do filme da Liga da Justiça reunido em Londres com Zack e Deborah Snyder.
Elenco do filme da Liga da Justiça reunido em Londres com Zack e Deborah Snyder.

Na verdade, alguns atores possuem papéis misteriosos no longa:

Batman: Ben Affleck está interpretando uma versão mais velha do Cruzado Encapuzado. Amargurado e violento, nesse universo o Batman passou por uma transformação após lutar ao lado do Superman e da Mulher-Maravilha contra o monstro Apocalypse. No filme da Liga ele terá a ajuda de Alfred, dos outros meta-humanos da Liga e, claro, do Comissário Gordon.

Mulher-Maravilha: A israelense Gal Gadot conquistou o mundo como Mulher-Maravilha e vai repetir o papel da Princesa Amazona pela terceira vez no longa. Seu passado será melhor revelado em seu próprio longa, que sairá antes do filme da Liga. Ela e o Batman construíram uma relação de confiança após a batalha contra Apocalypse e ela será responsável por encontrar os outros meta-humanos que formarão o grupo com o Homem-Morcego.

Flash: Ezra Miller repetirá seu papel de Barry Allen, o protetor de Central City. Em Batman vs Superman, o herói fez uma rápida aparição no melhor estilo Crise nas Infinitas Terras, avisando o Batman do que poderia acontecer com o Superman caso Lois Lane morresse. A Warner obviamente optou por manter seus universos cinematográfico e televisivo separados. Portanto, Grant Gustin, o Flash da TV, não deve se envolver nas aventuras solo desse Flash, tampouco nas missões da Liga da Justiça.

Aquaman: Foram longos meses até que os boatos apontando Jason Momoa como o super-herói aquático da DC fosse confirmado. Quando isso aconteceu, sua primeira foto trajado de Aquaman tomou a internet durante dias. O papel de Aquaman no filme da Liga parece ser grande, já que boatos indicam que uma parte do filme será debaixo do oceano.

Mera: Amber Heard foi a escolhida para interpretar a poderosíssima amada do Aquaman. O papel dela na trama é misterioso, mas sabe-se que a Warner vem tendo problemas com a atriz. Abusada por Johnny Depp, seu ex-marido, Amber Heard tem enfrentado momentos muito difíceis na sua vida pessoal e pretende passar um bom tempo nos tribunais pelas acusações que fez contra Depp. Isso deve atrapalhar sua agenda de filmagens.

Cyborg: Ray Fisher estrelará seu primeiro filme, já que ele é um ator de teatro. Assim como nos quadrinhos dos Novos 52, o Cyborg dos cinemas terá em sua armadura alguns elementos da misteriosa tecnologia de Apokolyps. Ele voltou à vida graças aos experimentos do pai com inteligência artificial e essa tecnologia alienígena através de um artefato chamado Caixa Materna, mas nada além disso foi revelado sobre o personagem.

6) Superman:

Interpretado pelo britânico Henry Cavill, o maior super-herói do Universo DC morreu em Batman vs Superman – A Origem da Justiça após a luta contra o vilão Apocalypse. Sua ressurreição foi dada como certa nos últimos segundos de filme, mas não se sabe ainda como será seu retorno. Espera-se que ele seja o líder da Liga quando voltar.

henry-cavill-superman-bvs-gif

5) Lanternas Verdes:

Até agora nenhum ator foi oficializado para interpretar algum membro da Tropa dos Lanternas Verdes. Uma apresentação da Warner Bros. na Itália em dezembro do ano passado indicou que Hal Jordan e John Stewart fossem os possíveis lanternas da Liga da Justiça, mas nenhuma imagem foi revelada ao público geral. Produtores da Warner já disseram para os fãs não esperarem por aparições da Tropa no primeiro filme da Liga, mas nada impede que uma referência a eles seja feita na trama.

green-lantern-jordan-gif

4) Dúvidas e personagens misteriosos:

Willem Dafoe: O veterano ator está no elenco do filme da Liga desde que ele começou a ser filmado. Sua confirmação foi tardia e rodeada de mistérios. Boatos indicam que ele seja um personagem ligado ao Aquaman, possivelmente seu conselheiro Vulko, mas nada foi confirmado.

J.K. Simmons: Aclamado no mundo super-heróico por sua elogiadíssima interpretação de J. Jonah Jameson nos filmes do Homem-Aranha dirigidos por Sam Raimi, o ator fará a nova versão do Comissário Gordon, o eterno aliado do Batman na polícia de Gotham City. O ator tem feito uma preparação impressionante para o papel, como essas fotos podem mostrar. O que não se sabe ainda é por que ele não apareceu em Batman vs Superman, mas indícios indicam uma aposentadoria forçada, assim como a do Batman.

hqdefault

Jesse Eisenberg: Amado por alguns e criticado por outros, o ator fez um Lex Luthor pirado e afetado, mas muito manipulador e cruel. Ainda não se sabe se ele repetirá o papel no filme da Liga, mas o ator deu indícios de que sim.

Amy Adams: A nova Lois Lane marcará presença no filme da Liga, provavelmente como jornalista e amada do Superman.

Jeremy Irons: O novo Alfred Pennyworth também fará uma participação no filme da Liga. Em algumas versões dos quadrinhos e até na antiga série animada da Liga, o mordomo de Bruce Wayne recebia alguns membros do grupo na Batcaverna e os tratava com o mesmo respeito que seu patrão. Não está claro se essa dinâmica será explorada no filme.

3) O Vilão:

A verdadeira ameaça do filme ainda não é conhecida. Rumores indicam que Lobo das Estepes, um dos asseclas do ser cósmico Darkseid, será o vilão do longa, mas nada foi confirmado pela Warner. É óbvio que, seja lá quem for, o vilão da história terá relações com Apokolips, já que várias dicas sobre isso foram dadas em Batman vs Superman.

2) A sequência:

Há uma certa confusão a respeito de como os filmes da Liga da Justiça serão lançados. Em 2014, quando a Warner anunciou as datas de seus filmes, ficou claro que haverá partes um e dois da história da Liga, mas é bem provável que o estúdio tenha feito essa divisória apenas para facilitar o anúncio. É mais provável que os dois filmes da Liga sejam mais como Vingadores e Vingadores 2: A Era de Ultron, e menos como a trilogia Senhor dos Anéis, funcionando como histórias separadas e fechadas.

1) Pistas dadas pelo roteirista:

Em entrevista, Chris Terrio deu umas pistas sobre a relação entre os personagens do filme. Ele não falou nada sobre o aparecimento de outros super-heróis clássicos da Liga, como o Caçador de Marte ou a Canário Negro, mas deu indícios de que há uma longa história entre as amazonas e os atlantes. Nas palavras dele:

Estudei física e eletromagnética para entender o Flash e biologia marinha para criar o mundo do Aquaman. O bacana é que li muitos relatos gregos do historiador Diodoro sobre a guerra entre as amazonas e os atlantes para melhor entender a Mulher-Maravilha e a dinâmica entre eles. É engraçado isso. Se no passado tivessem me falado que o trabalho mais intelectual da minha carreira seria com filmes de super-heróis, eu diria que estavam todos loucos.

Será que haverá batalhas entre as duas raças? Será que a Mulher-Maravilha e o Aquaman terão conflitos entre si? As respostas não demorarão a chegar.

6 Comentários

Clique para comentar

10 + 13 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com