[Jab] Lumberjanes/Gotham Academy #1

O que acontece quando os alunos da escola mais prestigiosa de Gotham se encontram com as escoteiras mais abusadas dos quadrinhos? Simplesmente um dos lançamentos mais inusitadamente “fofos” dos últimos anos. Lumberjanes/Gotham Academy é uma minissérie em cinco partes publicada em conjunto pela DC Comics BOOM! Studios reunindo os elencos dos dois títulos em questão. Os argumentos são de Chynna Clugston Flores, e a revista conta com arte de Rosemary Valero-O’Connell. Na história, dois grupos provenientes de instituições distintas são unidos por conta de desaparecimentos de amigos queridos em uma trama de investigação adolescente no meio de uma floresta.

boombox_lj_gothamacademy_001_main_1_

A premissa de Flores, apesar de não parecer grande coisa (e de fato não ser), abre um leque de possibilidades narrativas muito interessantes para este início de arco, além de proporcionar encontros e diálogos impagáveis entre dois dos elencos mais queridos dos quadrinhos da atualidade.

Aqui temos uma apresentação, na medida do possível, bastante econômica e sem exageros de exposição. A trama é veloz e consistente, há caracterização fiel do elenco e interação homogênea entre os personagens obtida através de bons diálogos. Apesar de um grande elenco, há figuras centrais marcantes.

Lumberjanes Gotham Academy-1

O principal ponto negativo da primeira edição de Lumberjanes/Gotham Academy é uma pequena dificuldade para os novos leitores se familiarizarem com todos os membros deste elenco. Ao se voltar mais para a história em detrimento de apresentações mais profundas, Flores torna a leitura muito proveitosa para os fãs assíduos das duas franquias. No entanto, este direcionamento pode alienar novos leitores que não tem ideia alguma das personalidades e background deste elenco. A falta de conhecimento prévio não necessariamente impacta o entendimento da história; todavia, uma leitura prévia dos dois títulos de origem enriquece demais a experiência deste crossover.

As linhas suaves e o design cartoon de Rosemary Valero-O’Connell nesta primeira edição já deixam o cartão de visitas das duas franquias bem claro para qualquer leitor. Isto aqui é um gibi com uma apresentação gráfica extremamente cuidadosa dentro de seu estilo. Entretamos, temos uma arte voltada para o público pré-adolescente: com isso a caracterização, molde de páginas e colorização são fortemente inspiradas em desenho animado. Vale destacar a colorização precisa de Whitney Cogar – em uma edição que se passa 90% em ambientes noturnos sob luz de lanternas e com um elenco numeroso em uma floresta, o trabalho da colorista é vital para aclimatar o leitor à proposta gráfica de O’Connel e ao roteiro de Flores. O resultado final da colaboração entre as duas artistas é simplesmente apaixonante, como deve ser uma revista deste tipo.

Lumberjanes Gotham Academy-2

Lumberjanes / Gotham Academy é uma minissérie tributo aos fãs das duas revistas de origem. Vale destacar a excelente iniciativa da BOOM! com a DC Comics, que reconhecem o potencial narrativo e comercial das duas franquias e tem a sensibilidade editorial em escalar um time artístico que entende como este tipo de história deve ser produzida. Apesar de que, para leitores não familiarizados, esta possa parecer uma leitura que carece de um pouco mais de apresentação, as interações de elenco, a arte precisa e cuidadosa e o roteiro simples e bem amarrado tornam a experiência bem gratificante. Se histórias de mistério adolescente são a sua praia, há poucos títulos no mercado mais interessantes e recompensadores do que Lumberjanes / Gotham Academy neste momento.

Comente

Clique para comentar

10 − 2 =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com