Ditadura no Ar ganha edição encadernada

A Editora Draco lança no dia de 17 de junho, durante o 22º Fest Comix, a edição encadernada e revista de Ditadura no Ar – Coração Selvagem, minissérie escrita por Raphael Fernandes e desenhada por Rafael Vasconcellos, vencedora do Troféu HQMix de 2013.

Ditadura no Ar conta a história do repórter fotográfico Félix Panta em sua luta pra encontrar a namorada, Lenina, presa pelos militares durante uma manifestação de estudantes. Fernandes disse que:

com o aparecimento de grupos de pessoas reclamando por uma intervenção militar, qualquer um que tenha algum conhecimento sobre a História do Brasil fica chocado. Meu trabalho em Ditadura No Ar foi ressaltar o clima denso e perigoso de viver os anos de chumbo – tendo ideias diferentes e intenções contrárias ao governo – para contar uma trágica história de amor. Se isso ajudar algum leitor a refletir sobre esse período ou buscar entender melhor o absurdo de querer outro Regime Militar, acredito que essa HQ terá feito algo muito além do que pude imaginar.

Ao longo dos anos, todo artista que não para de desenhar evolui e tende a olhar pra seus trabalhos antigos com um misto de carinho e certa vergonha. Vasconcellos disse que

rever trabalhos antigos serem republicados traz um estranhamento e, no caso de Ditadura No Ar, eles estavam muito crus ainda. Mas sempre olho para os meus trabalhos antigos com muita reverência enquanto trajetória, e a opção de manter os desenhos é uma forma de respeitar essa trajetória e o projeto como ele é e aconteceu.

ditadura_no_ar

Ainda assim, além da revisão do texto, uma revisão de arte também foi feita. Segundo Vasconcellos,

Decidimos retrabalhar o mínimo possível, fazendo apenas um novo tratamento nas cores pra criar mais unidade para o projeto. As três primeiras páginas desse encadernado, entretanto, são um desdobramento da primeira página do primeiro número. Acreditamos que essas páginas apresentam melhor o tom da história.

Ditadura no Ar foi o primeiro trabalho profissional da dupla, que se conheceu no FIQ de 2009. A afinidade ambos pelo estilo noir ajudou a moldar os parâmetros de apresentação da história, mas a parceria ainda está longe de terminar. Vasconcellos disse que ele e Raphael estão trabalhando juntos na continuação de Apagão – série criada por Fernandes e pelo desenhista Camaleão em parceria com a Editora Draco. O artista ainda pretende investir em trabalhos autorais em breve, explorando outras áreas e métodos narrativos.

apagao-capa-72

Já Fernandes continua seu trabalho como roteirista, produzindo roteiros para vários artistas diferentes. Além da continuação de Apagão, ele está escrevendo um RPG baseado neste universo da São Paulo distópica, além de um outro projeto derivado, porém ainda secreto.

Ditadura no Ar – Coração Selvagem tem 104 páginas, capa cartonada, material extra e estará disponível em lojas especializadas e livrarias a partir do dia 20 de junho.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com