Festival Guia dos Quadrinhos dobra de tamanho em 2016

O Festival Guia dos Quadrinhos acontece desde 2009 na capital de São Paulo. O evento vem ganhando força no calendário dos apaixonados por HQs no Brasil e, para edição de 2016, o Festival dobra de tamanho e traz muitas novidades. O encontro está programado para o próximo fim de semana, nos dias 09 e 10 de abril.

Festival Guia dos Quadrinhos 02
Divulgação

Neste ano, o FGdQ será sediado no Clube Homs, na Avenida Paulista, um dos locais mais conhecidos da cidade de São Paulo. Com maior espaço, o evento também contará com mais exposições e estandes de vendas. Na edição de 2016 espera-se receber 70 expositores e 28 artistas para contato e venda de produtos – o dobro de 2015.

A equipe organizadora do evento fará duas exposições: uma para Laudo Ferreira, que será o homenageado do Festival e criador de obras como Yeshuah O Estranho Mundo de Zé do Caixão, e a segunda para a série clássica Batman ’66, com fotos e curiosidades sobre o show televisivo que completa 50 anos em 2016.

Print
Divulgação

Além de todas essas atrações, os artistas Ivan Reis (Liga da Justiça), Felipe Massafera (Superman), Julia Bax (Daikiri) e Danilo Beyruth (Astronauta: Magnetar) serão os convidados de honra do evento e vão participar de debates e entrevistas. É importante ressaltar também que o FGdQ fará um leilão beneficente de artes para ajudar o quadrinista Cadu Simões, que vem fazendo um tratamento de saúde bem delicado.

O Terra Zero conversou com o organizador do evento, Mauricio Muniz, que contou sobre sobre o crescimento e o retorno do público que já conhece o Festival Guia dos Quadrinhos há tantos anos.

Terra Zero: Mauricio, o Festival Guia dos Quadrinhos dobrou de tamanho, e agora tem mais convidados, estandistas e expositores. Como tem sido trabalhar com mais espaço e responsabilidade?

Mauricio Muniz: O crescimento do evento foi, na verdade, uma solicitação feita pelos expositores e pelos visitantes. Estamos felizes com o crescimento do evento este ano, mas queremos manter o mesmo espírito do início: ainda é um evento para os amigos se encontrarem, trocarem e venderem seus produtos, baterem papo, comprarem gibis raros etc. Nossa intenção sempre é que tanto os expositores quanto o público se divirtam.

Como tem sido o retorno do público com o aumento de força do evento?

O feedback do público vem sendo muito positivo, costumam nos dizer que o clima do Festival não se repete em nenhum outro evento, que o clima de amizade é muito grande. Isso se dá, em parte, pelas brincadeiras que fazemos com o público e o acesso direto que o público tem a profissionais do mercado, que acho que só o nosso evento proporciona dessa maneira. É muito bacana ver editores da Panini ou do Maurício de Sousa e até jornalistas do meio levando gibis pra trocar com colecionares, por exemplo. Acho que os visitantes gostam dessa interação.

Neste ano, o Laudo Ferreira será o homenageado do evento. Qual foi a motivação da organização para laurear este artista?

A motivação em “laurear o Laudo”? (Risos) Temos uma comissão para escolher os homenageados. É formada por mim, pelo Edson Diogo (meu parceiro na organização e criador original do evento) e pelos artistas que foram homenageados nos anos anteriores – neste caso, o Flávio Luiz e o Will. O Laudo é um dos caras mais simpáticos e talentosos do mercado, todo mundo é fã dele. Ele foi um nome escolhido naturalmente e, quando proposto, todos concordamos na hora. E ano que vem, ele entra para a comissão.

Mauricio, deixe seu recado para os leitores do Terra Zero e convide-os contando mais alguns motivos para conhecer o Festival Guia Dos Quadrinhos.

Acho que o FGdQ é um evento de quadrinhos e cultura nerd como nenhum outro no Brasil. Todos parecem se divertir muito nele: os expositores, os artistas, os palestrantes convidados e, claro, os visitantes. Tentamos fazer o evento que sempre quisemos ver, com brincadeiras como o Quiz Nerd (que farei este ano junto com o nosso mestre de cerimônias, o Edson Rossatto) e palestras e debates que atendem a fãs, a profissionais da área e a pessoas que queiram se tornar profissionais da área. Tanto eu quanto o Edson Diogo amamos quadrinhos e nerdices e acho que conseguimos fazer um evento que agrade aos nerds como nós. Então, se você quer comprar gibis, conhecer gente como você, ter a chance de ganhar prêmios legais, ter acesso a profissionais da área e adquirir conhecimento sobre nerdices com gente que entende muito do assunto… O Festival Guia dos Quadrinhos é o evento pra você.

Você pode acessar o hotsite do Festival Guia dos Quadrinhos aqui para mais informações sobre o evento e programação das palestras e painéis.