Expo Geek 2.0: as novidades do painel da Panini

Aconteceu durante o último final de semana, no Rio de Janeiro, a edição 2016 da Expo Geek 2.0, que deu início ao calendário de eventos de cultura pop deste ano.

expo geek 2.0

O Terra Zero esteve por lá e agora traz para você um resumo de tudo de mais importante que foi mencionado no painel da Panini! São novidades de Marvel, DC, Star Wars e muito mais. Levi Trindade, um dos editores da Panini no Brasil, passou por todos os anúncios, explanando rapidamente, sem revelar muito sobre formatos e datas, quais são os principais planos da editora para os próximos sete meses.

Vagabond. Reprodução.
Vagabond. Reprodução.

Para começar, os mangás! Vagabond, de Inoue Takehiko, (que sairá em formato premium), Lovely Complex, de Nakahara Aya – que já tinha sido anunciado – e Black Rock Shooter, sairão todos no primeiro trimestre.

convergence teaser
Teaser de Convergência (DC).

Também neste ano, chegam ao Brasil os dois maiores eventos dos últimos tempos das duas grandes: Convergência, da DC, e Guerras Secretas, da Marvel. Ambas, enquanto estiverem sendo publicadas, dominarão os títulos mensais. Isso significa que, durante as sagas, teremos nas bancas apenas as minisséries principais e os tie-ins, com uma pausa nas publicações normais das linhas mensais. Alguns títulos serão descontinuados ainda antes do início do evento, como Arqueiro Verde. As revistas que sobreviverem voltarão após o término dos eventos, retomando a numeração antiga. Outras, no entanto, terão nomes novos, como será o caso de Esquadrão Suicida e Arlequina.

670px-Arc_-_Secret_Wars

Convergência sairá entre fevereiro e março. Guerras Secretas será publicada a partir de junho.

No front dos encadernados da Marvel, Trindade prometeu mais dois da Miss Marvel para este ano ainda. Sairão ambos em capa dura e cartonada simultaneamente, como teste de mercado. Para o primeiro trimestre, estão programados edições compiladas de Gavião Arqueiro, Homem-Aranha Superior, Imortal Punho de Ferro, Elektra e Viúva Negra. Em termos de material clássico, sairão a conclusão do material dos X-Men de Chris Claremont e John Byrne (com a história inicial da luta dos X-Men contra Magneto), a publicação das histórias originais do Deadpool, de Rob Liefeld e Fabian Nicieza, além da continuação das Coleções Histórias Marvel, com Supervilões Unidos e Lobisomem. A edição do Lobisomem demorou mais do que o esperado porque a Marvel reeditou e republicou o material, devido ao pedido de publicação da Panini.

miracelman

Sobre Miracleman, ficou decidido que a fase de Grant Morrison será publicada antes da fase de Neil Gaiman, mas ainda resta saber se o título continuará saindo em edições simples mensais ou se será compilado em encadernados após o término da fase de Alan Moore, o “escritor original”.

Já na DC, a Liga da Justiça da América de Bryan Hitch, que tem sido muito elogiada lá fora, chegará ao Brasil numa primeira edição exclusiva. No entanto, a partir do segundo número, essa nova LJA dividirá o mix com outros títulos.

Quem não precisará dividir nada serão Gotham Academy, Bizarro, Midnighter e Constantine: Hellblazer, que sairão em encadernados focados na fase DC You da editora. Os encadernados de Batman e Flash continuarão, com o morcego recebendo tratamento especial para Morte em Família e o velocista escarlate ganhando o segundo volume compilado de suas aventuras. A Mulher-Maravilha e Aquaman dos Novos 52 também terão mais um encadernado para cada este ano.

Arte promocional de Dark Knight III: The Master Race.
Arte promocional de Dark Knight III: The Master Race.

Cavaleiro das Trevas 3 será publicado no mesmo formato de Sandman: Prelúdio. Ou seja, duas edições com capa dura. Prelúdio, por sinal, continuará normalmente. Monstro do Pântano também se mantém – agora compilando a fase de Rick Veitch –, bem como Homem-Animal e Shade, com as fases escritas pelo Peter Milligan. Está prometido ainda um novo encadernado de Tom Strong.

Durante a última CCXP, a Panini já tinha anunciado que publicaria Jupiter’s Legacy e Starlight, do selo Millarworld, de Mark Millar. Durante a Expo Geek, a editora confirmou que lançará por aqui Jupiter’s Circle e Super Crooks.

Para os fãs de Star Wars, foram anunciadas as conclusões dos gibis-resumo dos episódios V e VI, o lançamento de Star Wars: Infinities e Star Wars: Shattered Empire. Infinities foi produzido quando a franquia ainda estava na Dark Horse e mostra histórias do tipo “o que aconteceria se…”, baseadas em alternativas referentes aos três filmes originais. Foram lançadas originalmente em minisséries de quatro edições, sendo cada uma dessas minis baseada em um dos episódios clássicos. São consideradas histórias não-canônicas.

Shattered Empire (você leu o nosso Jab?) conta histórias que ligam os episódios VI e VII, com foco principal no piloto Poe Dameron. Têm roteiros de Greg Rucka e desenhos de Marco Checchetto, dupla que já tinha produzido arcos de histórias do Justiceiro para a Marvel.

terra-zero-moore-providence-000

Trindade disse, ainda, que a Panini lançará por aqui Providence, série escrita por Alan Moore e desenhada por Jacen Burrows, para a Avatar Press. Segundo o próprio Levi, Providence “é Watchmen com os personagens do Lovecraft”. O nome faz referência à capital do estado norte-americano de Rhode Island, primeiro das 13 colônias a declarar independência da Inglaterra e terra onde o escritor H.P. Lovecraft viveu. A história segue um jornalista homossexual durante um reportagem investigativa realizada naquela cidade em 1920.

O Terra Zero quer ainda agradecer especialmente a William Jeferson (@willblackmusic), que colaborou com nossa equipe durante a cobertura da Expo Geek 2.0.

9 Comentários

Clique para comentar

8 − seis =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com