[Emulador de Críticas] O Efeito Deadpool

E aí pessoal! Na semana passada, presenciamos uma mudança significativa nos filmes de heróis. A estreia do filme do Deadpool foi um sucesso, isso é inegável. O mercenário tagarela ganhou o público e arrecadou uma quantia invejável no seu primeiro final de semana. Tudo isso acabou confirmando que o personagem vai ganhar o segundo filme e abriu uma discussão interessante, pois o Efeito Deadpool deixou a ideia no ar de que filmes de personagens de quadrinhos podem ser direcionados a outros públicos.

Deixando a questão mais clara. O filme do Deadpool tem classificação indicativa para maiores de 16 anos nos Brasil e R (proibido para menores de 18 anos) nos Estados Unidos. Essa tarja na película mostra que o filme terá cena de nudez, palavreado chulo, cenas de violência pesadas e sangue. Mesmo com a categorização, Deadpool conseguiu arrecadar 137 milhões de dólares no primeiro final de semana.

giphy (1)

Se formos analisar, Deadpool, nas HQs, tem classificação 14 anos. Mas, durante o ComicPod #143, a editora da Panini/Marvel no Brasil, Carol Pimentel, contou que a faixa etária que consome as HQs é de crianças entre 8-14 anos. Possivelmente Ryan Reynolds e Tim Miller queriam o personagem totalmente sem pudor e, com a liberação da 20th Century Fox, os responsáveis pelo projeto conseguiram fazer com que o personagem fosse aonde ninguém jamais esperou. Piadas com testículos, com toda franquia X da Fox, com Batman e Robin, sobrando até para o ator Liam Neeson. Além de ter muito, muito, muito sangue jorrando no filme.

Tudo isso abriu os olhos de quem trabalha com quadrinhos de alguma forma. Criando um Efeito Deadpool, agora o mercenário está marcado na cultura pop e ele vai, com certeza, mudar os paradigmas dos tão falados filmes de heróis.

giphy

Explico: Deadpool, que é um personagem questionado por muitos leitores de HQs, vai fazer a diferença. Ele acabou de sinalizar para produtores, diretores e empresários da Warner, Disney, Sony, Universal e afins que os filmes de personagens de quadrinhos não precisam ser só para crianças e adolescentes. Se existir uma boa história, a classificação do filme não interessa para os expectadores. Esse é o grande recado que o comedor de chimichangas acabou de deixar.

wolverine-3-release-date

A primeira vítima do Efeito Deadpool é Wolverine 3. Muitas vezes, Hugh Jackman (o rosto do carcaju nos cinemas) disse que tinha vontade de fazer um filme inspirado na minissérie Velho Logan de Mark Millar e Steve McNiven. Porém, toda vez que o ator falava nessa ideia, os fãs reclamavam, pois a HQ é muito violenta e não conseguiriam adaptar bem a HQ. Durante essa semana, saiu a notícia que o último filme da trilogia do Wolverine será Rated R, o que deixou muitos fãs do personagem satisfeitos.

Entre as ideias mais discutidas, está na vontade dos leitores que Warner faça um filme do Lobo. O personagem, que é uma parodia dos brucutus de filmes de ação dos anos 1980, ficou muito popular durante os anos 1990 nos quadrinhos da DC. Em uma adaptação com mais liberdade, poderia sair um filme muito interessante, misturando o heavy metal, ultraviolência, motos e golfinhos do espaço. O interessante é que o ator Danny Trejo já sinalizou a vontade de atuar como o Maioral em algum filme. Acho que o resultado de algo nesse estilo seria muito interessante.

lobo

Além da ideia do filme para o Lobo, se encaixariam nessa nova proposta Meia-Noite, com um filme com muita violência, elementos ficção cientifica pesada e um romance homossexual. O próprio Autorithy poderia ser uma ótima adaptação voltada para o público adulto. Dentro da Marvel, a excelente série de Peter Milligan e Mike Allred, X-Statix seria a minha escolha, por conta do formato misturando violência extrema, sensacionalismo em um reality show.

Devemos lembrar que todo esse Efeito Deadpool começou apenas agora. Ainda é muito novo para sabermos os frutos que vamos ter, porém apenas a ideia de novos públicos sendo atraídos para os quadrinhos já me deixa bastante animado.

Capa Midnghter #01 Aco e Romulo Fajardo Jr
Capa Midnghter #01 Aco e Romulo Fajardo Jr

Não sou e nunca serei um grande fã de Deadpool, mas, nesse caso devo agradecer ao personagem, abrir meu coração e aceitar a redenção de Ryan Reynolds e dizer para o diretor Tim Miller que fez milagre com um orçamento pequeno, vocês fizeram a diferença. Obrigado!


 

Até a próxima pessoal! A pergunta é: Qual é os quadrinhos que vocês queriam ver adaptados para filmes com mais liberdade e por quê?

  • Fernando AC

    O Meia-noite é uma excelente idéia!!!

    A época do Autorithy, Stormwatch, tem muita coisa legal!